domingo, maio 30, 2010

MARIE FREDRIKSSON (52)

Os suecos Roxette sempre representaram bem a pop escandinava, e desde os começos da banda, em 1986, ocuparam lugar de destaque no mercado mundial com temas como Listen To Your Heart, The Look ou It Must Have Been Love. O sucesso estendeu-se aos anos 90, numa fórmula que, pelo menos visualmente, ia buscar muito aos Eurythmics. Nunca foram uma banda que me entusiasmasse, mas a história recente da vocalista, Marie Fredriksson, merece ser contada e é a prova de que nunca devemos virar as costas à esperança. Em 2002, foi-lhe diagnosticado um tumor maligno no cérebro. Contra todas a previsões, recuperou, e, apesar de algumas limitações do ponto de vista cognitivo (perdeu a capacidade de fazer operações matemáticas, tem muita dificuldade em ler e em memorizar), Marie já gravou entretanto dois álbuns a solo e tem-se dedicado à pintura. Desde que lhe foi diagnosticada a doença, Marie apenas actuou em palco por duas vezes. A mais recente, na Night of The Proms, de que se apresenta o vídeo em baixo. Hoje, Marie completa 52 anos. Parabéns!

sexta-feira, maio 28, 2010

29 de Maio - Blá Blá music club

Anos 80

A festa que pretende celebrar uma década de sucessos da pop vai acontecer amanhã
SUSANA RIBEIRO

Amanhã, o ambiente da discoteca Blah Blah, em Matosinhos, vai ser revivalista. Os maiores sucessos dos anos 80 vão pôr todos a dançar, ao som de músicas que muitos já tinham guardado no baú. A ideia começou num blogue. Em 2006, nos Queridos Anos 80 (www.queridosanos80.com) juntaram-se as ideias do DJ Ivo T e de Tarzanboy (responsável pelo blogue).

A primeira festa aconteceu em Dezembro de 2006, no Swing e entretanto já passou por diversos locais como Club Mau Mau, Club M80, Radio Bar, Ar D'Mar, Triplex, e agora Blá Blá Music Club.

A década dourada da pop

"A ideia é organizar uma festa que esteja identificada com o blogue, no sentido de celebrar a década dourada da pop", afirma Tarzanboy. "Pretende-se recordar os êxitos com que toda uma geração cresceu e também aquelas canções que constituíram autênticos "one-hit wonders" e de que já nos esquecemos. A par da música, a festa apresenta projecções de telediscos (a palavra usada na década de 80 para os actuais "videoclips")", acrescenta o DJ. Amanhã, juntamente com Pedro Mineiro e P@ulo Remix, Tarzanboy vai estar na cabina no Blah Blah a dar a melhor música dos anos 80.

"Passamos pop-rock basicamente, nas suas várias variantes. O synth-pop e o indie (aquilo a que, na década de 80, chamávamos "Som da Frente" ou música alternativa) são obrigatórios. Também já passámos pelo hard-rock", refere Tarzanboy.

Rua Brito Capelo, 1085, Matosinhos / www.blabla.com.pt / http://dear80s.blogspot.com / www.queridosanos80.com

in Jornal de Notícias, VIVA+

quarta-feira, maio 19, 2010

22 de Março - TRIPLEX


A festa Queridos Anos 80 vira mais uma página da sua história. Não querem fazer parte dela? É no Triplex (Avenida da Boavista, 911, Porto), dia 22 de Maio, sábado. Eu e o Pedro Mineiro a trocar discos a partir das 23h. Apareçam!

segunda-feira, maio 17, 2010

ENYA (49)

Enya "deixou" os campos verdejantes da Irlanda, em 1988, para se abrir ao mundo com o álbum Watermark, do qual foi extraído o single Orinoco Flow (aquela musiquinha do "sail away, sail away, sail away"). Fez parte dos Clannad, durante um curto período de tempo, ainda nos inícios dos anos 80, mas cedo decidiu construir carreira a solo. A segunda maior exportação musical da Irlanda (depois dos U2), completa hoje 49 anos. Parabéns!


domingo, maio 16, 2010

Queremos os A-ha em Portugal? Claro que queremos!

Os A-ha vão despedir-se dos fãs neste ano de 2010. Em Portugal, nunca os vimos ao vivo, mas há quem ainda tenha esperança de isso acontecer. Por isso, surgiu a petição "para trazer os A-ha a Portugal". Não é que acredite muito na força destas petições, mas também não custa nada passar a palavra. Foi a Diana que trouxe a iniciativa. Podem aderir aqui: http://www.peticao.com.pt/a-ha.

sexta-feira, maio 14, 2010

DAVID BYRNE (58)


Nunca me considerei um fã dos Talking Heads, mas depois penso em canções como Burning Down The House, Road To Nowhere, And She Was ou Wild Wild Life e apetece-me conhecer a fundo a discografia deste grupo que David Byrne ajudou a fundar ainda nos anos 70. Desde o fim do grupo, em 1991, Byrne trabalhou numa imensidão de projectos ligados a várias formas de expressão artística. Hoje, Byrne faz 58 anos. Parabéns!

quinta-feira, maio 13, 2010

STEVIE WONDER (60)

Se não fosse este senhor que sorri de orelha a orelha, eu provavelmente nunca teria descoberto a sensação de odiar visceralmente uma música. Por isso, desde já, agradeço ao senhor Steveland Hardaway Judkins, também conhecido por Stevie Wonder, o ter um dia composto e interpretado esse tema que vocês já todos adivinharam: I Just Called To Say I Love You. Por outro lado - e estas coisas têm quase sempre "o outro lado" - há uma canção de Stevie Wonder, nos anos 80, que eu simpelsmente adoro. Chama-se Overjoyed e faz parte do álbum In Square Circle (1985), que teve como tema principal Part-Time Lover. De destacar, também, o dueto com Paul McCartney, em Ebony and Ivory, e o quarteto Dionne Warwick, Elton John e Gladys Knight, em That's What Friends Are For (1985), para além de inúmeras prestações instrumentais com a sua sempre fiel harmónica. Hoje, o nosso tio Stevie completa 60 anos. Parabéns!


domingo, maio 09, 2010

BILLY JOEL (61)

Nunca fui fã de Billy Joel. De resto, o homem de Uptown Girl (1983) ou We Didn't Start The Fire (1989) sempre teve muito mais sucesso nos Estados Unidos, seu país natal, do que na Europa. Nos states, Billy Joel é um autêntico deus. Na Europa, é mais um. A sua vida pessoal já conheceu melhores dias. Em junho de 2009, separou-se da mulher (terceiro casamento), uma menina de 29 anos chamada Katie Lee. Em dezembro desse mesmo ano, a sua filha Alexa Ray foi hospitalizada após tentativa de suicídio. Melhores dias virão, Billy! Hoje é dia de parabéns pelos 61 anos.