domingo, setembro 26, 2010

TRACEY THORN (48)

A voz mais quente e aveludada dos anos 80, Tracey Thorn, completa hoje 48 anos. Com disco novo, Love And Its Opposite, Tracey mantem carreira a solo, com o apoio do marido, Ben Watt, a outra face dos Everything But The Girl. Este duo teve como pontos mais altos da sua carreira a versão de I Don't Want To Talk About It (1988, original dos Crazy Horse, que Rod Stewart popularizou) e Missing (1994). Na minha humilde opinião, o álbum Baby The Stars Shine Bright (1986) continua a ser do melhor que se fez na década de 80. Para ouvir ao jantar, de preferência à luz da vela, na companhia de um tinto de distinção. E aquela pessoa especial, claro.


everything but the girl - apron strings

quarta-feira, setembro 22, 2010

JOAN JETT (52)

Esta senhora reservou um lugar na história da música dos anos 80 quando, em 1981, com os Blackhearts, decidiu lançar uma versão de I Love Rock 'n Roll, dos The Arrows. A canção chegou ao primeiro lugar do top norte-americano e fartou-se de vender por esse mundo fora. Outros singles a merecerem destaque foram Crimson and Clover e I Hate Myself For Loving You. Confesso que não conheço mais nada desta senhora, uma verdadeira rockeira que também já passou pela representação. Hoje, Joan Jett completa 52 anos. Parabéns!

Joan Jett - I Love Rock 'n' Roll

DAVID COVERDALE (59)

David Coverdale faz hoje 59 anos. Foi vocalista dos Deep Purple e dos Whitesnake. Here I Go Again (1982), Is This Love (1987) e The Deeper The Love (1989) são três malhas que eu faço questão de incluir numa qualquer colectânea hair-band rock (fenómeno em que o volume do penteado e a quantidade de laca a ele dedicada desempenhavam um papel fulcral na sonoridade da banda), quanto mais não seja porque me fazem lembrar a presença da boazona da Tawny Kitaen nos telediscos. Coverdale, entretanto, deixou-se da laca, os cabelos longos assentaram um pouquinho – aquilo dava um trabalhão! – e a idade também já pesa. Os tempos são outros e há que tentar novas fontes de rendimento: foi recentemente anunciada a marca de vinho Whitesnake. E esta, hein? Os Whitesnake estiveram recentemente em Portugal e, conta quem viu, foi um grande concerto. Parabéns, David!


Whitesnake - Here I Go Again

quinta-feira, setembro 16, 2010

RICHARD MARX (47)

Se nos conseguirmos abstrair do cabelo do Richard Marx nos anos 80 somos até capazes de reconhecer que tem boa voz e canta afinadinho e tudo. Depois de se estrear com álbum homónimo, em 1987, foi com Repeat Offender (1989) que Marx atingiu sucesso mundial (isto apesar do penteado). Satisfied e Right Here Waiting chegaram ao primeiro lugar do top de singles americano, e Angelia chegou ao quarto. Nada mau para quem se situava num registo adult contemporary rock que tem nos EUA toneladas de cantores e bandas. Marx ainda esteve em alta em 1992, quando saiu o single Hazard, mas, daí em diante, a coisa começou a descambar. Os seus últimos trabalhos foram lançados digitalmente através do site oficial do cantor. Hoje, Richard Marx completa 47 anos. Parabéns!



richard marx - satisfied

terça-feira, setembro 14, 2010

Francisco Ribeiro RIP

MORTEN HARKET (51)

Morten Harket completa hoje 51 anos! Dono de uma das vozes mais marcantes da pop oitentista, Morten juntou-se a Paul Waaktaar-Savoy e a Magne Furuholmen, precisamente há 28 anos, para iniciar o projecto norueguês de maior sucesso internacional de sempre. Depois, foi uma sucessão de êxitos que abanaram os tops mundiais: Take On Me, Hunting High And Low, The Sun Always Shines On TV, I've Been Losing You, entre muitos outros. O concerto do grupo, marcado para 4 de Dezembro, em Oslo, marcará o fim da sua história. E Portugal? Ainda haveria tempo para uma escapadinha cá baixo?


segunda-feira, setembro 13, 2010

Peter Murphy em Águeda: vídeo 3

PETER CETERA (66)

Karate Kid é um dos filmes mais marcantes para qualquer pessoa que teve a sorte de ser adolescente nos anos 80 (temos um remake aí mesmo a estrear nas salas de cinema). E Glory Of Love, a canção principal de Karate Kid II, a balada por definição. O seu autor e intérprete, Peter Cetera, teve nesta canção o seu primeiro momento de sucesso após sair dos Chicago. O tema, que faz parte do álbum Solitude/Solitaire (1986), chegou a ser nomeado para um Oscar, mas perdeu para Take My Breath Away, dos Berlin. Ainda do mesmo álbum, sairia o tema The Next Time I Fall, um dueto com Amy Grant. Peter Cetera deve estar entre os cantores que mais duetos com mulheres gravaram na música pop. O seu último registo discográfico data de 2004 e é um conjunto de interpretações de clássicos de Natal com o título You Just Gotta Love Christmas. Peter completa hoje 66 anos. Parabéns!


Peter Cetera - Glory Of Love

quarta-feira, setembro 01, 2010

GLORIA ESTEFAN (53)

Gloria Estefan é uma mulher de sorte. Em 1990, sofreu um acidente de viação que lhe fracturou a coluna vertebral. Após um período de dez meses de convalescença, recuperou totalmente e voltou às digressões. Na altura, promovia em palco Cuts Both Ways, o seu mais bem sucedido álbum a solo, do qual fazem parte temas como Don't Wanna Lose You ou Here We Are.
De origem cubana, emigrou com a família para os EUA, após a revolução de Fidel Castro. Em Miami, casou-se com Emilio Estefan, com quem, durante os anos 80, ganhou notoriedade à frente dos Miami Sound Machine. Canções como Conga, Dr. Beat ou Bad Boy ajudaram a estabelecer os MSM como uma referência mundial da música latina.
Um dos seus últimos projectos, ao lado do marido, foi gravar uma versão em espanhol de We Are The World, com os lucros a serem canalizados para as vítimas do sismo no Haiti. Hoje, Gloria Estefan completa 53 anos. Parabéns!