quinta-feira, março 31, 2011

ANGUS YOUNG (56)

Foi numas loucas férias desportivas da Universidade do Porto, no Algarve, em inícios da década de 90, que me dei conta de que o contexto em que nos encontramos pode fazer com que passemos a encarar uma certa música, uma certa banda com outros olhos. Neste caso, refiro-me aos AC/DC, banda que, durante a década de 80, não me despertou qualquer tipo de interesse, a não ser a curiosidade de ter um vocalista com ar de quem batia na mulher e um guitarrista de calções de menino bem comportado a mexer-se como um louco em palco. Nessas férias desportivas (que saudades...), a organização (Federação Académica do Porto) instalou a aparelhagem de som em plena praia. Nessa aparelhagem "bombava" continuadamente o álbum ao vivo, editado em 1992. A malta, por entre as actividades desportivas, a actualização do sono que tinha faltado na noite anterior, e uma ou outra actividade de socialização com pessoas de outras faculdades (leia-se: "gajas"), lá ia curtindo o Back In Black, o Thundestruck, Who Made Who, You Shook Me All Night Long, entre outras. É claro que tudo isto não seria possível sem Angus Young (AC/DC). Ele faz hoje 56 anos! Parabéns! We salute you!

domingo, março 27, 2011

Voz Masculina dos Anos 80 - Grupo IX


Ora então vamos lá ao Grupo IX, o penúltimo! E que grupo! Olhem para estas caras e decidam qual é a melhor voz. Impossível, não é? Mas tem de ser... Os cinco primeiros passam à fase seguinte. Obrigado pela participação. É na barra lateral!

Na imagem:
jimmy sommerville (bronski beat / communards)
dave gahan (depeche mode)
david bowie
kevin rowland (dexy's midnight runners)
marti pellow (wet wet wet)
bernard sumner (new order)
mick hucknall (simply red)
nik kershaw
bryan ferry
mark king (level 42)

Grupo VIII: Morten Harket e o triunfo da pop

A pop tem muita força, meus senhores. E o efeito teen idol ainda faz mossa, mais de 20 anos depois. O vocalista dos A-ha, Morten Harket, venceu o Grupo VIII da eleição Melhor Voz Masculina dos Anos 80. E com algum avanço sobre um Sting, que naturalmente estaria entre os cinco primeiros. A classificação dos lugares imediatos foi mais equilibrada, com Black Francis a ficar de fora da próxima fase por apenas um voto.

Total de votos: 83
morten harket (a-ha) - 20 (24%)
sting - 15 (18%)
david coverdale (whitesnake) - 12 (14%)
mark knopfler (dire straits) - 10 (12%)
roland orzabal (tears for fears) - 9 (10%)

black francis (pixies) - 8 (9%)
ian astbury (cult) - 6 (7%)
mark shaw (then jerico) - 1 (1%)
curt smith (tears for fears) - 1 (1%)
mick jones (clash/big audio dynamite) - 1 (1%)

sexta-feira, março 25, 2011

ELTON JOHN (64)

Elton John (de nome verdadeiro Reginald Kenneth Dwight) completa hoje 64 anos e, apesar de raramente me ter sentido atraído pela sua música, sinto que a década de 80 não teria sido a mesma sem a sua presença. Ocorrem-me, assim de repente, temas como Blue Eyes (1982), I Guess That's Why They Call It The Blues (1983), I'm Still Standing (1983), Nikita (1985) ou Sacrifice (1989). A maior expressão, no nosso país, teve-a com Nikita, uma canção que se instalou mo primeiro lugar do top de vendas meses a fio e que contou com a colaboração de George Michael (voz) e Nik Kershaw (guitarra). Cantou ainda com Dionne Warwick, Stevie Wonder e Gladys Knight no tema That's What Friends Are For e foi uma das presenças mais marcantes do Live Aid de Londres, no qual chamou George Michael ao palco para cantar Don't Let The Sun Go Down On Me. A nível mais pessoal, é o único ser humano que conheço que já casou com uma mulher e um homem. Em 1984, com a engenheira de som Renate Blauel, e em 2005, com o seu namorado de 12 anos, David Furnish. Os dois têm um filho de três meses (de uma barriga de aluguer). Nos anos 80, e só porque o futebol é muito importante para mim, foi ainda presidente do clube inglês Watford. Parabéns, Elton John!

ARETHA FRANKLIN (69)

Sisters Are Doin' It For Themselves, com os Eurythmics, e I Knew You Were Waiting, comm George Michael, foram dois momentos altos da Rainha da Soul nos anos 80. Com Annie Lennox resultou uma mistura explosiva de duas vozes inigualáveis. Com o Wham-boy tivemos um dueto inesperado que nos deu uma das canções pop mais conseguidas da década (Simon Climie sabia o que estava a fazer...). Aretha Franklin faz hoje 69 anos. Parabéns!


quinta-feira, março 24, 2011

NENA (51)

Gabriele Susanne Kerner, mais conhecida no mundo da música por Nena, faz hoje 51 anos. Vá lá, podem fechar a boca. A mocita dos 99 balões vermelhos está uma autêntica gata, como se pode ver pela fotografia! É um espanto. Continua a gravar assiduamente e até gravou uma versão de Caravan of Love (sim, essa dos Housemartins, que, por sua vez, já era uma versão do original dos Isley Brothers) com um tal de Duncan Townsend. Em 2007 editou Cover Me, um álbum de versões que inclui temas de David Bowie, Rolling Stones e The Cure! O seu último álbum de originais data de 2009 e tem por título Made In Germany, e ainda este mês saiu o DVD da respectiva digressão. Parabéns, Nena!

 Nena - 99 Red Ballons
Found at bee mp3 search engine

quarta-feira, março 23, 2011

CHAKA KHAN (58)

I Feel For You foi o êxito que inscreveu o nome de Chaka Khan na história da música dos anos 80, um original de Prince, que o génio de Minneapolis tinha gravado no seu álbum de estreia. Chaka teve aqui o momento alto de uma carreira que tinha começado na banda funk Rufus, ainda nos anos 70, e obtido um primeiro grande sucesso com o single de estreia, o popular I'm Every Woman (1978). I Feel For You, que ajudou a relançar a sua carreira, conta com o som inconfundível do rapper Melle Mel, no início, a repetir o nome da cantora, e também Stevie Wonder a tocar harmónica e a participar nos coros. Hoje, Chaka Khan faz 58 anos. Parabéns!

 Chaka Khan - I Feel for You
Found at bee mp3 search engine

RIC OCASEK (62)

Ric Ocasek é um dos exemplos felizes do "cantor-que-casa-com-a-miúda-do-teledisco". Conheceu a modelo Paulina Porizkova nas filmagens do teledisco de Drive e nunca mais se separaram. Foi o seu terceiro casamento do qual resultaram dois filhos (a juntar aos outros quatro que já tinha, dois por cada casamento).

No que diz respeito à música, Ric Ocasek notabilizou-se por ser o líder e vocalista dos The Cars e por ter gravado dois álbuns a solo na década de 80: Beatitude (1982) e This Side Of Paradise (1987). Deste segundo álbum faz parte a belíssima Emotion In Motion. Ric Ocasek faz hoje 62 anos. Parabéns!

 Cars - Just What I Needed
Found at bee mp3 search engine

MARTI PELLOW (45)

A voz dos Wet Wet Wet completa hoje 45 anos. Marti Pellow pertence, na minha opinião, ao conjunto restrito das grandes vozes masculinas da pop dos anos 80. Para o comprovar, basta ver, por exemplo, a prestação dos Wet Wet Wet ao vivo no Celtic Park, em Glasgow, no dia 7 de Dezembro de 1997. Existe em DVD.

Marti Pellow iniciou carreira a solo em 2001, logo após ter cumprido com sucesso um tratamento por dependência de heroína. O álbum Smile teve, portanto, um título adequado. Seguiu-se-lhe uma espécie de "baralha-e-torna-a-dar", com regravações dos êxitos dos Wet Wet Wet, no álbum Marti Pellow Sings The Hits Of Wet Wet Wet (2002). Em 2003 manteve a aposta em versões, com Between The Covers e, em 2006, voltou aos temas originais com o álbum Moonlight Over Memphis. Pelo meio, os Wet Wet Wet voltaram a reunir-se para gravar o álbum Timeless. Parabéns, Marti!


terça-feira, março 22, 2011

GEORGE BENSON (68)

Devo confessar que há uma parte do meu ser que gosta de baladas R&B. Na maior parte do tempo, essa minha faceta está adormecida, mas, de vez em quando, lá emerge sorrateira e implacavelmente. E é aqui que entra George Benson, um senhor que começou a carreira ainda nos anos 60, como guitarrista de jazz, mas que nos anos 80 se decidou a quebrar corações com baladas cheias de soul. Ficaram-me na memória In Your Eyes e Kisses In The Moonlight, duas canções que podem fazer muito pelo aumento da taxa de natalidade. George Benson completa hoje 68 anos. Parabéns!

segunda-feira, março 21, 2011

Voz Masculina dos Anos 80 - Grupo VIII

Abre-se a contenda, a partir de agora, para mais uma eleição da Melhor Voz Masculina dos anos 80. Estamos no grupo VIII e, não prevendo que a competição atinja a emoção do grupo anterior, creio que este conjunto de dez vozes dará origem a mais algumas dores de cabeça. Ora façam lá o favor de votar na vossa voz preferida.

Na imagem:
sting
david coverdale (whitesnake)
mark shaw (then jerico)
morten harket (a-ha)
roland orzabal (tears for fears)
curt smith (tears for fears)
mick jones (clash / big audio dynamite)
mark knopfler (dire straits)
ian astbury (cult)
black francis (pixies)

sábado, março 19, 2011

BRUCE WILLIS (56)

Bruce Willis foi, a certa altura, nos anos 80, uma espécie de role model dos adolescentes, fundamentalmente graças à série Modelo e Detective, em que contracenava ao lado da bonita Cybill Shepherd. Lá na minha escola, reproduziamos as piadas, imitávamos os trejeitos, mas, acima de tudo, lembro-me de tentarmos num esforço que tinha tanto de  épico como de ridículo, e ainda por cima sem resultados práticos - ou seja, nada de gajas -, fazer aquele sorriso maroto que só Bruce Willis conseguia, aquele arrepanhar da boca só de um dos lados que deixava as miúdas em delírio. Como o proveito era nulo, limitávamo-nos a fazer competições enrte nós sobre quem conseguia aproximar-se mais daquele sorriso. Tristes, eu sei. Mas adolescentes. E está tudo dito.
Em termos musicais, a presença de Willis nesta blogue justifica-se pela versão que gravou de Under the Board Walk, e que fez parte do álbum The Return of Bruno (1987), que consiste quase inteiramente em versões de clássicos R&B. Willis revela neste álbum, e particularmente através da canção referida (e que bem que estão os Temptations nos coros!) que o seu talento não se restringia à representação, assumindo-se como um vocalista de grande qualidade. Hoje, Bruce Willis completa 56 anos. Parabéns!

 Bruce Willis - Under The Boardwalk
Found at bee mp3 search engine

HERMAN JOSÉ (57)

Herman José faz hoje 57 anos e o Queridos Anos 80 faz questão de assinalar o facto, não só porque Herman é a referência humorística dos anos 80 e 90, mas também porque construiu uma carreira musical, basicamente nos eighties, que considero importante relembrar.

Tudo começa em 1980, com A Canção do Beijinho, tema que, pela mão do talento de Carlos Paião, juntou o humor e a música, e proporcionou a Herman um dos maiores êxitos desse ano em Portugal. Ele que tinha um background humorístico importante ao lado de Nicolau Breyner, em Sr. Feliz e Sr. Contente, ainda nos anos 70. O humor acompanhou quase sempre a carreira musical de Herman, nos anos 80, a excepção sendo a participação no Festival da Canção da RTP, em 1983, com A Côr do Teu Baton, música com a qual ficou em segundo lugar, atrás de Armando Esta Balada Que Te Dou Gama.

Em 1982, Herman José lançou uma versão de Da Da Da, um tema dos alemães Trio. É essa versão que vos trago, acompanhada pela respectiva capa (muito minimalista) do single:

Herman Jose - Da Da Da

Asculta mai multe audio diverse

Não foi só através de A Canção do Beijinho que Herman teve a colaboração de Carlos Paião. Em 1984, no programa Hermanias, Paião escreveu as canções da personagem Serafim Saudade, cujo disco seria editado em 1985. Nele, surge um dueto entre Paião e Herman, no tema Prás Sogras que Encontrei na Vida. Um ano depois, e a propósito da presença da nossa selecção no mundial do México, os dois artistas voltam a encontrar-se através do tema Bamos Lá Cambada, interpretado pela personagem José Estebes.

Herman José deixou-nos, principalmente na década de 80, um legado humorístico assinalável, através de programas de TV que todos nós conhecemos e com os quais crescemos, e aprendemos a rir e a imitar (um pouco como acontece agora com a geração adolescente e o fenómeno Gato Fedorento). Mas também no cinema nos rimos com ele, em O Querido Lilás (1987), de Artur Semedo, filme que me lembro ter visto na extinta Sala Lumière, ali junto ao Teatro Carlos Alberto.

Herman também teve o seu espaço de humor radiofónico, em programas na Rádio Comercial (Re béu béu pardais ao ninho) e na TSF, com um programa em que intercalava momentos musicais e a dramatização de anedotas enviadas pelos ouvintes. É de um desses programas, cujo nome já não recordo, que trago esta preciosidade:

(Nota: em estúdio, com Herman, estão Vítor de Sousa e Margarida Carpinteiro)

Parabéns, Herman José!

sexta-feira, março 18, 2011

Grupo VII: o duelo de titãs que Robert Smith venceu

Épico é o mínimo que se pode dizer deste Grupo VII da eleição Melhor Voz Masculina dos Anos 80. Robert Smith, Freddie Mercury e Bono Vox protagonizaram um duelo de titãs que transformou este grupo no mais emocionante de todos os que já foram a votação. O líder dos Cure acabou por ganhar, como se costuma dizer no atletismo, ao photo-finish, com um pontinho apenas  de vantagem sobre Freddie Mercury. Na terceira posição, por sua vez a um pontinho do líder dos Queen, ficou Bono Vox. Valeu a pena! Os dois restantes classificados, talvez sem surpresa, foram Neil Tennant e Jim Kerr. Este foi também o primeiro grupo de vozes em que uma delas não obteve qualquer voto, no caso, Philip Bailey, o tal do dueto Easy Lover com Phil Collins, e, claro, os Earth Wind & Fire. Obrigado pela participação, mais uma vez!

Total de votos: 130
robert smith (cure) - 35 (26%)
freddie mercury (queen) - 34 (26%)
bono vox (u2) - 33 (25%)
neil tennant (pet shop boys) - 8 (6%)
jim kerr (simple minds) - 6 (4%)
iggy pop - 5 (3%)
robert palmer - 4 (3%)
jim reid (jesus & mary chain) - 3 (2%)
mickey thomas (starship) - 2 (1%)
phil bailey - 0 (0%)

IRENE CARA (52)

Esta menina é para mim uma two-hit wonder. Fame (1980) e Flashdance (What A Feeling) (1983), duas canções que lhe valeram outros tantos Oscars, trouxeram-lhe o sucesso à escala mundial e tornaram-se, anos mais tarde, dois dos temas mais requisitados em bares de karaoke. Foi mesmo com o filme Fame, no qual vestia a pele de Coco Hernandez, que Irene Cara teve a sua primeira oportunidade. Irene Cara, actualmente, tem uma banda chamada Hot Caramel, composta apenas por mulheres. Hoje, completa 52 anos. Parabéns!

 Irene Cara - Flashdance ..... What A Feelin
Found at bee mp3 search engine

terça-feira, março 15, 2011

SABRINA (43)

Que dizer de Sabrina Salerno, a italiana que conquistou o mundo (pelo menos a metade masculina) nos anos 80, que já não saibamos? Que não tinha uma voz por aí além? Já sabemos. Que teve grande êxito com Boys (Summertime Love)? Também sabemos. Que usava roupa que a fazia transbordar de alegria? Sim, sim, sim, sabemos disso! Que, em 2010, lançou, com Samantha Fox, uma versão de Call Me, dos Blondie? Ahhh, disso não sabíamos. Hoje em dia, Sabrina faz um pouco de tudo: canta, apresenta programas de TV, é actriz e ainda é dona de uma agência de talentos. Uma empresária de sucesso! E hoje faz 43 anos. Parabéns!

 Sabrina - Boys Boys Boys
Found at bee mp3 search engine

domingo, março 13, 2011

Voz Masculina dos Anos 80 - Grupo VII


Há quem diga (eu, por exemplo) que este grupo VII é uma espécie de final antecipada, com a presença de "monstros" sagrados da música (transversal a mais de uma década). Não vou referir nomes para não influenciar, mas ele são facilmente identificáveis. O sorteio foi cruel, sim, juntando, nesta fase, nomes tão fortes. O problema agora é dos estimados leitores do Queridos Anos 80. Qual desta dez vozes é a vossa preferida? Na barra lateral. Obrigado!

Na imagem:
neil tennant (pet shop boys)
freddie mercury (queen)
bono vox (u2)
robert palmer
mickey thomas (starship)
philip bailey
iggy pop
jim reid (jesus and mary chain)
robert smith (cure)
jim kerr (simple minds)

Grupo VI: Tempest venceu, mas...

Vamos no sexto grupo de dez vozes masculinas dos anos 80 e nunca tinha havido tamanha diferença entre os cinco apurados e os cinco não apurados. Foi uma espécie de "primeira" e "segunda" divisões. Na "primeira divisão", o vocalista dos Europe venceu, não a grande distância, é certo, mas ainda assim afirmando-se como um candidato sério à vitória final. Foi o grupo mais equilibrado - falando dos cinco apurados - com apenas 8 votos de diferença entre o 5º classificado (Elton John) e o vencedor. Na "segunda divisão", o vocalista dos Modern Talking levou a melhor, provando que ainda há base de fãs em pleno século XXI. Cinco, pelo menos. Obrigado a todos pela participação!

Total de votos: 101
joey tempest (europe) - 22 (21%)
tony hadley (spandau ballet) - 19 (18%)
nick cave - 16 (15%)
phil oakey (human league) - 15 (14%)
elton john - 14 (13%)

thomas anders (modern talking) - 5 (4%)
hugh cornwell (stranglers) - 4 (3%)
adrian borland (sound) - 3 (2%)
boy george (culture club) - 2 (1%)
limahl (kajagoogoo) - 1 (0%)

sábado, março 12, 2011

45 rotações (X)

T-Shirts
A Febre da Bola

O futebol sempre fez parte da minha vida, e, por estarmos em fim-de-semana, lembrei-me daqueles domingos à tarde que eram preenchidos de ouvido colado ao rádio ou então com presença assídua no Estádio das Antas, onde ia ver o meu clube jogar. Era o tempo em que todos os jogos se iniciavam às 15h e não havia transmissões televisivas. Ia com o meu pai, lanchávamos antes ou depois, e era uma festa. Mas nesses domingos, o ritual começava ainda de manhã, quando íamos ao velhinho campo da Constituição para ver os jogos de hóquei em campo ou das camadas jovens do futebol. Este flashback serve para introduzir o single que hoje trago aqui, e que tem, evidentemente, a ver com o futebol. Trata-se do duo T-shirts, cujas meninas se chamavam Amália e Corália, e das quais nunca mais ouvi falar. Na verdade, nem me lembro de sequer, na altura, ter tropeçado nelas. O que recordo é o refrão deste single, ouvido tantas vezes numa tarde desportiva de uma rádio qualquer (o Viva 80s diz que era na RR e eu acredito): O futebol é o meu jogo preferido! Da autoria de Luis Pedro Fonseca e Zé da Ponte, este A Febre da Bola participou num Festival da Canção da Rádio Comercial, de que, sinceramente, não tenho qualquer memória. No lado B, as T-shirts cantam Recordar a Sós, da autoria de Pom (?) e Luis Pedro Fonseca. A capa do single é da responsabilidade de Homem Cardoso (foto) e Miguel Monteiro (design), e mostra as duas meninas numa pose descontraída e colorida, usando roupas gentilmente patrocinadas pela Marie Claire (revista feminina de referência nos anos 80), em pleno Estádio Nacional. Gostava de saber que foi feito destas T-shirts, que até cantavam afinadinho e tudo. Se alguém souber, agradece-se um comentariozinho na caixinha destinada para o efeito.

sexta-feira, março 11, 2011

BOBBY MCFERRIN (61)

Don't Worry Be Happy (1988) foi um dos fenómenos musicais dos anos 80. A melodia nunca mais saiu da nossa cabeça. O próprio título da canção adquiriu estatuto de aforismo. Bobby McFerrin foi quem deu corpo a este pedaço de simplicidade musical. Vencedor de vários Grammy, Bobby é considerado um prodígio vocal, pois consegue imitar quase na perfeição o som de vários instrumentos de sopro. A sua primeira digressão europeia, em 1983, foi unica e exclusivamente preenchida por material improvisado e sem qualquer tipo de acompanhamento instrumental. Professor e maestro, faz hoje 61 anos. Parabéns!

PS - McFerrin passou por Portugal a 12 e 13 de Maio de 2008, no Coliseu dos Recreios e na Casa da Música respectivamente.

 Bobby McFerrin - Don't Worry-Be Happy
Found at bee mp3 search engine

terça-feira, março 08, 2011

Voz Masculina dos Anos 80 - Grupo VI

Aqui estou eu (o brize contínuo... dizia o anúncio) a abrir a loja para mais uma votação que vai eleger a Melhor Voz Masculina de mais um grupo de dez senhores que fizeram história nos anos 80. Como não podia deixar de ser, a decisão é muito difícil e, creio eu, passará muito por outros critérios que nos falam mais ao coração. Agradeço, mais uma vez, a vossa participação. É só clicar, ali, na barra lateral.

Na imagem:
thomas anders (modern talking)
joey tempest (europe)
phil oakey (human league)
hugh cornwell (stranglers)
adrian borland (the sound)
nick cave
elton john
tony hadley (spandau ballet)
limahl (kajagoogoo)
boy george (culture club)

Grupo V: e tudo o vento Lebon...

Simon Lebon venceu a votação para Melhor Voz do grupo V. E por larga margem, o que não deixa dúvidas quanto ao grau de popularidade que o vocalista dos Duran Duran continua a ter. Agora, se o critério de eleição foi a voz... já não posso ter tantas certezas. Na quinta posição, Marian Gold (Alphaville) apurou-se para a fase seguinte por apenas um voto! A vítima foi Mark Hollis (Talk Talk). Uma decisão muito dificíl, reconheço. Obrigado pela vossa participação!

Total de votos: 112
simon lebon (duran duran) - 40 (35%)
phil collins (genesis) - 18 (16%)
michael stipe (rem) - 17 (15%)
peter gabriel - 15 (13%)
marian gold (alphaville) - 6 (5%)

mark hollis (talk talk) - 5 (4%)
mike scott (waterboys) - 4 (3%)
colin hay (men at work) - 3 (2%)
matt johnson (the the) - 3 (2%)
john waite (bad english) - 1 (0%)

Posters do meu quarto de adolescente

Já andava há uns tempos para falar disto no Queridos Anos 80, mas apenas ontem me decidi, depois de o tema surgir na página do QA80 do Facebook. As imagens que aqui publico são as de alguns dos muitos pósteres que habitaram as paredes do meu quarto de adolescente. Morrissey, Siouxsie e Xutos representam algumas das minhas paranóias musicais a partir dos 14 anos. Dos Xutos guardo a memória do meu primeiro concerto ao vivo. De Morrissey, a excelência de toda a música dos The Smiths, que devorava com amigos em minha casa. De Siouxsie, a imagem peculiar, que me agradava, e o som de Israel, ao vivo, no álbum Nocturne.

Outros houve que ocuparam as paredes do meu quarto - Ramones, The Cure, , Kim Wilde, Sandra, Eurythmics, ... - mas cujos pósteres não chegaram ao presente. Estarão por aí perdidos numa arrecadação qualquer (talvez na dos meus pais). A imagem de Madonna justifica-se porque eu, na altura, achei aquela foto tão bonita que não resisti a colocá-la. A música de Madonna não me era completamente indiferente, mas foi basicamente por razões estéticas que a afixei. Uma curiosidade que se prende com estes que aqui publico é o facto de cada um deles ter origem numa publicação diferente dos anos 80. Aqui estão representadas as revistas Bravo, Choc, Bizz e o jornal Blitz.

Outro tema recorrente era o desporto, nomeadamente o futebol. Maradona era o deus futebolístico de qualquer adolescente, mas também passaram pelo meu quarto imagens do FC Porto e de jogadores do meu clube. Também houve lugar para o ténis e para a fórmula 1, com favoritos como John McEnroe ou Nikki Lauda a terem a sua oportunidade. A minha mãe é que não gostava nada da ideia. Entre ameaças à minha integridade física e protestos porque a fita-cola estragava o papel de parede, eu lá ia levando a minha avante.




45 rotações (IX)

Da Vinci
Hiroxima (Meu Amor) (1982)

Hiroxima (Meu Amor) faz as delícias de um fã das sonoridades electrónicas de inícios dos anos 80 como eu. O segundo single da carreira dos Da Vinci é um exemplo do que esta banda poderia ter sido, mas não foi, pelo menos durante o tempo suficiente para se tornar referência sólida na nossa música. Os Da Vinci viveram, no final da década, o seu auge, com o incontornável Conquistador, mas aí já estavam longe da sonoridade synth-pop do primeiro álbum - Caminhando (1983) - de que Hiroxima faz parte. O 45 rotações que trago hoje ao QA80 é o maxi-single, formato que estica Hiroxima (Meu Amor) até aos 6 minutos e 18 segundos de uma forma sóbria e sem aqueles artifícios técnicos exagerados que por vezes estragam as versões extended. Os créditos da canção estão entregues a AAP e Pedro Luís, este o fundador da banda, em 1982, juntamente com Lei Or (voz) e João Heitor. O lado B é ocupado por 1001 Noites, que também faz parte dos álbum de estreia, e cuja autoria é da responsabilidade de Lei Or e Pedro Luís.

GARY NUMAN (53)

Gary Numan foi uma espécie de pioneiro da música electrónica comercial quando, em finais da década de 70, obteve grande sucesso com temas como Are Friends Electric? e Cars. Há pouco tempo iniciei o processo de descoberta da música deste artista (que liderou, na década de 70, os Tubeway Army), que me passou ao lado nos anos 80. Este homem mantém actividade musical bastante preenchida e as últimas notícias dão-no em perfeita sintonia com os Nine Inch Nails, de Trent Reznor. Hoje, Gary Numan completa 53 anos. Parabéns!

 Gary Numan - Cars
Found at bee mp3 search engine