sábado, abril 30, 2011

A Jo-Jo's e o Lado B

Hoje chegou-me às mãos o CD Medusa dos Clan of Xymox. Encomendei-o via CDGO, uma loja de discos online que tem uma componente física no Porto chamada Jo-Jo's Music. Ora, se não estou em erro, a Jo-Jo's será a única loja de discos sobrevivente dos anos 80, na cidade invicta. No início situada no velhinho Centro Comercial de Cedofeita, agora podemos visitá-la, uns metros ao lado, no cruzamento com a Rua de Álvares Cabral. A loja evoluiu de uma forma fantástica e hoje apresenta dois pisos e um pequeno auditório para concertos. Entre CDs, vinil, livros e memorabilia, há muita coisa boa nesta lojinha pela qual tenho um carinho muito grande. E o serviço online é extremamente competente e rápido (eh pá, eles deviam oferecer-me qualquer coisa por esta publicidade). Como se não bastasse, após fazermos as nossas compras na loja, é-nos oferecido um talão que vale um cafezinho no Lado B, café inaugurado sensivelmente há um ano, que fica ao virar da esquina. É um espaço muito agradável e está cheio de referências musicais: três painéis com nomes de bandas/artistas, uma viola-baixo na parede, um vinil dobrado com uma chávena em cimo, logo à entrada... Bem, nada melhor do que ver. Deixo aqui algumas fotos que tirei hoje, depois de ter ido buscar a minha encomenda. Como curiosidade, posso dizer que, quando lá entrei, estava a dar Suedehead do Morrissey.

quarta-feira, abril 27, 2011

SHEENA EASTON (52)

Sheena Easton faz hoje 52 anos. O QA80 assinala a data com orgulho, ou não fosse a Sheena uma das suas heroínas preferidas de infância. Lembro-me assim de repente de Morning Train (9 to 5), Telefone (Long Distance Love Affair) e dos duetos com Prince (U Got The Look) e Kenny Rogers (We've Got Tonight).

Estreou-se na televisão, em 1987, ao surgir em 5 episódios de Miami Vice. E não se pense que a sua participação na série de Sonny Crocket se limitou à condição de uma mera figurante que diz um "Olá" ou "Queres beber um copo?", entre duas músicas em palco. A personagem de Sheena, uma cantora/testemunha de um crime, casou mesmo com o protagonista, vindo a acabar assassinada em palco... Pobre Sonny. O seu último trabalho enquanto actriz foi na série Young Blades (2005).

Editou em 2000 o álbum Fabulous, um conjunto de versões de temas conhecidos. Chegou a número 20 da tabela de discos em Espanha. Por cá, não se ouviu falar. Menos de 20, mas mesmo assim digno de referência é o número de divórcios que a miúda já leva: quatro.

Parabéns, Sheena!

segunda-feira, abril 25, 2011

ANDY BELL (47)

Andy Bell é uma das vozes mais marcantes da música pop da década de 80. Ao lado de Vince Clarke, fez dos Erasure uma das mais bem sucedidas propostas synth-pop dos eighties. E tudo começou com um anúncio no jornal a procurar um vocalista. Andy Bell, que trabalhava numa fábrica da embalagens de carne, foi o escolhido, após dezenas de audições. Nasciam os Erasure, que haveriam de vender para cima de 20 milhões de álbuns em todo o mundo.

Andy Bell, que completa hoje 47 anos, foi um dos primeiros artistas da música pop a nível mundial a declarar-se homossexual. Em Dezembro de 2004, anunciou a sua condição de seropositivo.

Em 2005, editou o seu primeiro álbum a solo, intitulado Electric Blue. Nele estão incluídos duetos com Claudia Brucken (Propaganda) e Jake Shears (Scissor Sisters). Já no ano passado, surgiu o segundo álbum a solo, Non-Stop. Como curiosidade, fica o facto de Andy ter lançado dois singles deste álbum sob o pseudónimo Mimó, como tributo a um amigo.

segunda-feira, abril 11, 2011

LISA STANSFIELD (45)

Lisa Stansfield e o seu All Around The World atingiram o topo do mundo, mesmo no finalzinho da década de 80. A cantora foi uma espécie de resposta soul inglesa ao domínio norte-americano neste estilo musical. Em 1991, no tributo a Freddie Mercury, interpretou magnificamente These Are The Days Of Our Lives, ao lado de um George Michael de casaco cor-de-rosa. O seu último álbum data de 2004 e chama-se The Moment. Hoje, o momento é de celebrar o seu 45º aniversário. Parabéns!

domingo, abril 10, 2011

Grupo X: Morrissey, naturalmente!

Com alguma facilidade, Morrissey venceu o grupo X, e último, da primeira fase da eleição da Melhor Voz Masculina dos Anos 80. Surpreendente foi, para mim, a chegada de Paddy McAloon (Prefab Sprout) ao segundo lugar, num grupo em que vozes tecnicamente mais poderosas ficaram pelo caminho. Mas ainda bem que assim acontece porque é sinal que a música ainda nos surpreende. Obrigado  todos pela participação. Brevemente, teremos notícias sobre a segunda fase!

Total de votos: 92
morrissey (smiths) - 22 (23%)
paddy mcaloon (prefab sprout) - 16 (17%)
david byrne (talking heads) - 11 (11%)
klaus meine (scorpions) - 10 (10%)
john bongiovi (bonjovi) - 10 (10%)
stevie wonder - 7 (7%)
terence trent d'arby - 5 (5%)
andy bell (erasure) - 4 (4%)
holly johnson (fgthollywood) - 4 (4%)
james hetfield (metallica) - 3 (3%)

quarta-feira, abril 06, 2011

BLACK FRANCIS (46)

A minha paixão pelos Pixies começou logo com o primeiro álbum, Come On Pilgrim (1987), que um amigo me fez ouvir em sua casa até à exaustão. E fez ele muito bem. Aquele som era diferente de tudo o que tinha ouvido até então e tinha na voz principal uma das suas mais fascinantes peculiaridades. Meio menino, meio louco, Black Francis criou um culto de genialidade que dura até hoje, mas que, curiosamente, não atingiu o mesmo nível de brilhantismo sem os seus companheiros de sempre: Kim Deal, Joey Santiago e David Lovering. É que a sua carreira a solo (e com os The Catholics), apesar de ter momentos muito bons, nunca chegou ao nível da da banda que ajudou a fundar em 1986. Hoje, a data serve para assinalar os 46 anos de Black Francis. Parabéns!

terça-feira, abril 05, 2011

Voz Masculina dos Anos 80 - Grupo X


A primeira fase da eleição Melhor Voz Masculina dos Anos 80 está a chegar ao fim. Este é o último grupo de dez vozes para elegermos as cinco melhores que passarão à próxima fase. Podem votar na vossa preferida na barra lateral. Obrigado!

Na imagem:
terence trent d'arby
andy bell (erasure)
klaus meine (scorpions)
james hetfield (metallica)
stevie wonder
paddy mcaloon (prefab sprout) 
morrissey (smiths)
john bongiovi (bonjovi)
david byrne (talking heads)
holly johnson (fgth)

sábado, abril 02, 2011

Grupo IX: Dave Gahan impôs-se num grupo difícil

Dave Gahan, provavelmente um dos melhores frontmen da história da música, venceu o Grupo IX da eleição Melhor Voz Masculina dos Anos 80, com alguma margem confortável em relação a David Bowie. Bryan Ferry, Jimmy Sommerville e Mick Hucknall completam o grupo dos cinco que passam à fase seguinte. Bernard Sumner, que esteve na luta até aos últimos momentos, acabou por ser eliminado, mas, se virmos bem as coisas, nesta coisa de se avaliar a voz, e apenas a voz, talvez tenha sido final mais justo tendo em conta quem estava do outro lado da barricada.

Total de votos: 93
dave gahan (depeche mode) - 29 (31%)
david bowie - 19 (20%)
bryan ferry (roxy music) - 13 (13%)
jimmy sommerville (bronski beat/communards) - 10 (10%)
mick hucknall (simply red) - 9 (9%)
bernard sumner (new order) - 7 (7%)
kevin rowland (dexy's midnight runners) - 3 (3%)
marti pellow (wet wet wet) - 1 (1%)
nik kershaw - 1 (1%)
mark king (level 42) - 1 (1%)