sábado, dezembro 29, 2012

JIM REID (51)

No início era o cabelo desgrenhado e aparentemente caótico (digo aparentemente pois desconfio que cada fiozinho era estrategicamente deixado no sítio certo de modo a produzir o efeito desejado). Estávamos na década de 80 e os irmãos Reid, Jim e William, dominavam a vida musical de qualquer adolescente de bom gosto. Eram os Jesus and Mary Chain ou simplesmente "Os Jesus" para o pessoal que os tratava por tu a partir do gira-discos lá de casa.

A banda encerrou oficialmente a atividade em outubro de 1998 (já sem William Reid) e um ano mais tarde, Jim formou os Freeheat, que duraram uns três anitos. Após esse período, Jim Reid foi dando o seu concerto a solo aqui e ali (acompanhado de pessoal dos Lush e dos Ride) e preparou material para o seu primeiro álbum em nome individual, que nunca chegou a ver a luz do dia.  O "melhor" que trouxe à luz do dia foram dois singles. Para além disso, ainda encontrou tempo para co-produzir um álbum dos portugueses The Parkinsons e ajudar a irmã mais nova na edição do álbum de estreia da sua banda.

As boas notícias para os fãs dos Jesus And Mary Chain chegaram em 2007, quando os irmãos Reid resolveram ressuscitar a banda. Houve passagem por Portugal (festival Super Bock Super Rock), em julho desse ano. Em março de 2008, lançaram All Things Must Pass, canção incluída na banda sonora da série Heroes. Foi o primeiro inédito desde 1998. Em setembro do mesmo ano surgiu The Power Of Negative Thinking: B-Sides and Rarities, que fez as delícias dos fãs mais hard-core.

As últimas notícias dão conta que há material novo composto pelos manos Reid. A ver vamos! Entretanto, uma passagem por Portugal, num desses festivais de 2013, era uma coisa bonita da parte deles, não?

Jim Reid completa hoje 51 anos. Parabéns!