quarta-feira, setembro 07, 2005

Dia da Independência do Brasil

Disseram-me que hoje se celebra o dia da independência do Brasil e eu lembrei-me imediatamente de duas bandas brasileiras que conheci nos anos 80 e que vim a descobrir lentamente até aos dias de hoje.


RPM

Os RPM, que conheci através do álbum Rádio Pirata Ao Vivo, surgiram em 1985 e têm como vocalista um nome conhecido das bandas sonoras de telenovelas: Paulo Ricardo. Persegui este Rádio Pirata Ao Vivo durante anos e só no ano passado, quando passei férias no Brasil, consegui finalmente comprá-lo numa edição especial em CD. Um álbum que aconselho para quem quiser conhecer a melhor pop/rock brasileira dos anos 80. Gosto muito do álbum no seu todo, mas a minha canção preferida chama-se Olhar 43.


Legião Urbana

Os Legião Urbana chegaram-me às mãos através de uma cassete de um amigo que tinha gravado o segundo álbum da banda, intituldado Dois. Imediatamente uma faixa me chamou à atenção, intitulada Índios, um tema fabuloso que nunca me canso de ouvir. Neste momento tenho toda a discografia da banda, mais uma vez graças à minha viagem ao Brasil. Os Legião Urbana já não existem pela triste razão de que o seu vocalista, Renato Russo, faleceu em 1996, vitimado pela SIDA.


É pena que nos anos 90 as editoras nunca tenham tido interesse em promover em Portugal estas duas bandas, preferindo optar por estilos de fácil comercialização e de gosto duvidoso.

Sem comentários: