segunda-feira, abril 16, 2007

Novo teledisco: WHAM! - Freedom

Está confirmado! George Michael actuará em Portugal no dia 12 de Maio, no Estádio Cidade de Coimbra! É sem dúvida uma grande notícia para todos os fãs do cantor e... dos Wham! Quando começaram os rumores sobre a sua vinda a Portugal, foi adiantada a data de 18 de Maio, mas o Queridos Anos 80 sabe de fonte segura que esta data foi logo posta de parte pelo cantor uma vez que nesse dia o SWING receberá mais uma festa QUERIDOS ANOS 80 e o Jorge Miguel não quereria ver o seu concerto prejudicado por este facto. O QA80 retribui a simpatia e recorda, na barra lateral, o teledisco de Freedom.

Trata-se de um registo da visita que os Wham! efectuaram à China em Abril de 1985. Era a primeira vez que um grupo pop ocidental visitava este país e era inevitável o choque de culturas como se pode verificar nas declarações de George e Andrew antes da música propriamente começar. Ao longo do vídeo podemos observar a banda numa postura de meros turistas que fotografam aqui e ali, passeando quase à vontade pelas ruas de Pequim - um cenário totalmente oposto ao que aconteceria caso eles se atrevessem a pisar as ruas de qualquer capital europeia...

Acho engraçada a parte dos chineses a praticarem artes marciais naquele momento da música, dando um certo ritmo ao próprio teledisco (que não é um simples amontoado de imagens sem nexo). O teledisco mostra a preparação para o concerto que encerraria esta visita, concerto esse que serviria de mote para o documentário Foreign Skies. Podemos ver o jeitaço que o George Michael tinha para o futebol e a timidez das fãs chinesas que parecem não querer aparecer em frente às câmaras... O teledisco termina com imagens do concerto que nos mostram uma plateia algo contida, mas da qual emergem alguns fãs corajosos para cometerem esse acto louco e tresloucado que é... dançar!

Sem comentários: