sexta-feira, fevereiro 20, 2004

Bravo (ou "Como o tempo passa, bolas!")



Chegou-me às mãos, um pouco por acaso, uma Bravo dos tempos actuais. Se ainda dúvidas houvesse sobre a implacável passagem do tempo, deixei de as ter ao ver a "sexy e imprevisível" Britney olhar para mim com ar maroto. Meu Deus, Bravo, como o tempo passa!

Quatro posters abrilhantam a edição: Avril Lavigne, Robbie Williams, Justin Timberlake e Orlando Bloom. Depois temos as estrelas das novelas, os destaques aos Black Eyed Peas, a Amy (Evanescence) e a Fred (Limp Bizkit). Como se não bastasse, as sempre úteis "Dicas para seres 1 star" ou o factor determinante para a compra da revista "Qual é o teu look de famosa?"

Esta Bravo está em português. Sinal dos tempos. Agora, duvido que algum teenager que compre esta revista, consiga imaginar, sequer, o que um adolescente como eu, na década de 80, sofria ao tentar descodificar o alemão com que era agredido, pontapeado, esmurrado, sovado em cada página que desfolhava! As imagens! Sim, as imagens é que me salvavam!



Ter a Kim Wilde na capa era meio caminho andado para comprar aquela edição. Mesmo que a frase transcrita da boca da menina me soasse a descarga de autoclismo - "So läuft meine Deutschland-Tour". Não-sei-quê-não-sei-que-mais a minha digressão na Alemanha, certo? É isso que diz, não é? Bem me parecia.

Esta edição também trazia um poster da Nena, o que, não sendo nada de especial, sempre dava para trocar por um qualquer poster da Sandra que um meu amigo tivesse.

A Bravo era muito direccionada para o público feminino. Ainda hoje é. Mas havia trunfos para fidelizar os rapazes. Eles esforçavam-se, lá isso é verdade. Havia sempre uma secção sobre futebol - foi por esta altura (esta edição é de Fevereiro de 85) que me tornei um expert na Bundesliga (para os ignorantes que não sabem alemão, Bundesliga é como se chama o campeonato de futebol alemão). Para além do pontapé na bola, havia a sempre esperada rubrica sexual, que nunca cheguei a perceber se tinha uma intenção pedagógica ou se era mais na base do "EXPERIMENTA OS VÁRIOS TIPOS DE BEIJOS AO MESMO TEMPO QUE BEBES UM SHOT" ou "COMO ACHAS QUE VAI SER A TUA PRIMEIRA VEZ DENTRO DO AUTOCARRO?" que se vêem agora nessas Ragazzas e afins. O que realmente importava era a imagem que acompanhava as resmas de texto. Às vezes recortava-a e colava na parte interior do caderno de Moral.

Acima da bela Kim, os Durões Durões, também acompanhados de uma pergunta em alemão que dizia: "Wann kommen sie live?" ("Queres comê-los vivos?"). Não, obrigado.

Para enriquecer a revista, posters de Elvis, Madonna, um jovem alemão qualquer, Nino e Nik Kershaw. Eu gramava muito Nik Kershaw... Wouldn't it be good to be in your shoes, even if it was for just one day?

Sem comentários: