domingo, maio 13, 2007

Thank you, George!

George Michael, 12 de Maio de 2007, Coimbra


Já sabíamos com o que contávamos, já tínhamos visto os vídeos do YouTube da digressão do ano passado, já tínhamos lido acerca dos efeitos visuais do ecrã, já conhecíamos a concepção do palco, já adivinhávamos mais ou menos o alinhamento, já sabíamos tudo, ou quase tudo, e no entanto, saímos deste concerto com uma sensação de êxtase difícil de definir. Deve ser assim que os grandes artistas se reconhecem: por muito que saibamos sobre eles, conseguem sempre surpreender-nos.

Waiting (do magnífico Listen Without Prejudice) abriu o concerto e alguém ao meu lado perguntava: "Onde está ele?. "Here I am", respondia George Michael, no final da canção, enquanto o ecrã central se abria para mostrar o homem que demorou 25 anos a vir a Portugal.

O homem demorou a percorrer o corredor que desenhava uma espécie de semi-círculo, mas à terceira ou quarta canção lá se decidiu a vir mais perto dos fãs portugueses que o aplaudiam freneticamente (e, já agora, o registavam para a posteridade através de centenas de telemóveis e máquinas fotográficas). Milhares de adolescentes trintões e quarentões que tinham, finalmente, a oportunidade de ver ao vivo aquele que provavelmente teve lugar nas paredes dos seus quartos há mais de duas décadas...

Mas nem só de pessoas com idade para terem juízo se fez este concerto. Ao meu lado, quatro miúdos sub-16 saltavam ao som de Flawless e de Amazing, numa prova que o cantor se soube adequar aos tempos modernos. Aliás, já tinha reparado, através das festas Queridos Anos 80, no SWING, que a música dos anos 80 atrai cada vez mais os jovens saídos da adolescência...

Momentos altos? Foram muitos. Mas eu destacaria a força que Father Figure transmitiu ao vivo, com o coro quase ladeando George Michael. Como dizia a minha catraia, só esta canção já valeu os 40 euros... I'm Your Man foi outro grande momento, talvez aquele em que mais se ouviu o coro de 27 mil pessoas que estavam no estádio... Fast Love, a terceira canção da noite, convenceu em definitivo aqueles que tinham conseguido resistir a Flawless... E o final, com Freedom 90 (e não o Freedom dos Wham, como Pedro Rios escreve no Público de hoje), aquele final de que todos estávamos à espera foi apoteótico. E nem o facto de George Michael se ter esquecido a certa altura da letra porá em causa o que quer que seja. O homem afinal é humano!

SETLIST*:

1ª PARTE

Waiting
Flawless
Fastlove
Precious Box
Father Figure
Everything She Wants
Ticking
Praying for time
Too Funky
Star People
Shoot The Dog

Intervalo de 20 mins com o teledisco de John and Elvis are Dead

2ª parte

Faith
Spinning the Wheel
An Easier Affair
Jesus to a Child
Amazing
I’m Your Man
Outside

Encore

Careless Whisper
Freedom


*retirada do fórum planetgeorge.org

Sem comentários: