sexta-feira, julho 23, 2004

The Rough Guide To Cult Pop



Voltamos aos livros. Desta vez trago-vos a minha última aquisição: The Rough Guide To Cult Pop. Esta é uma pequena (no formato) pérola para nos acompanhar nas férias. Trata-se de um livro da colecção Rough Guides, que aborda a música pop e todos os fenómenos de culto à sua volta, desde as canções mais marcantes aos artistas mais carismáticos, passando pelos géneros musicais e as modas mais excêntricas. Não se trata de um livro exclusivamente sobre os anos 80, mas contem uma grande componente eighties. O livro apresenta-se em inglês e as fotos incluídas são de grande qualidade.

O que mais me agrada neste livro, para além, como é óbvio, do conteúdo textual, é a forma como está escrito. Por vezes, este tipo de publicações cai numa certa monotonia na forma como apresenta os conteúdos. É o risco que qualquer livro de teor enciclopédico corre. Neste caso, não. Paul Simpson, o editor, e os seus colaboradores deram a este livro um tom ao mesmo tempo informativo e divertido. As fotos são acompanhadas de comentários mordazes e os textos apresentam um toque de humor que chega a ser por vezes bastante... ácido.

A capa do livro apresenta-nos uma foto cheia de Debbie Harry com todo o seu glamour. Como teaser, abro o livro na página 181, secção The Lists, e deixo-vos com o top 10 dos álbuns mais vendidos nos EUA durante a década de 80:

1. Thriller, Michael Jackson
2. Purple Rain, Prince
3. Dirty Dancing, Banda Sonora Original
4. Synchronicity, The Police
5. Business As Usual, Men At Work
6. Hi Infidelity, REO Speedwagon
7. The Wall, Pink Floyd
8. Whitney Houston, Whitney Houston
9. Faith, George Michael
10. Whitney, Whitney Houston

Sem comentários: