sábado, dezembro 11, 2004

FALCO

Jeanny, quit livin' on dreams Jeanny, life is not what it seems



Comecemos pelo fim: Falco morreu no dia 8 de Fevereiro de 1998 devido a um acidente de automóvel. Foi na República Dominicana e faltavam 20 minutos para as cinco da tarde. Estava a nove dias de completar 41 anos.

Foi o maior artista a emergir da Áustria nos anos 80 e, desconfio, desde sempre. Nunca foi um dos meus favoritos, longe disso, talvez consequência de o meu ouvido estar pouco ou nada educado para a língua alemã. Gosto, porém, bastante de Jeanny, uma balada um pouco ao estilo Vítor Espadinha, mas que não tem nada a ver (não sei se deu para perceber). Ainda ontem, ouvi o Luís Filipe Barros (Histórias da Música, Antena 1, todos os dias, cinco minutos antes do noticiário das 9.00) revelar que esta música tinha sido banida na altura de quaisquer rádios e televisões alemãs, pois alguém chegou à conclusão de que falar de prostituição, violação num bosque e pormenores macabros devia ser censurado. As músicas que se podia censurar hoje em dia...

O verdadeiro nome de Falco é Johann Holzel. Nascido em Viena a 19 de Fevereiro de 1957, foi desde criança considerado um prodígio musical ao nível da sua educação clássica. Já depois de ter finalizado o Consevatório de Viena, mudou-se para Berlim (ocidental, pois claro), onde liderou uma banda de jazz-rock. Decidiu então mudar o seu nome para Falco em honra do esquiador alemão Falko Weissflog e regressou a Viena onde integrou uma banda punk com o bonito nome de Drahdiwaberl, cujo tema mais conhecido (para os austríacos, claro) foi Ganz Wein. Falco tocava viola-baixo.

A carreira a solo de Falco começa mesmo em 1982 com o álbum Einzelhaft. Der Kommissar (Drah di net um, der Kommissar geht um...)foi então o seu primeiro grande êxito à escala internacional, uma canção que trazia a novidade do rap em alemão associado a um techno-pop que fazia as delícias dos maluquinhos das pistas de dança. Falco chegou mesmo a dizer aos amigos, em tom de brincadeira, que era o padrinho do rap branco. Houve uma versão inglesa desta música por uns tais After The Fire que teve também bastante sucesso.

Em 1984 surgiu o segundo trabalho de Falco, intitulado Junge Roemer, cujo impacto ficou aquém do esperado. O cantor entrou então num período de depressão dominado pelo álcool e pelas drogas. A arrogância com que tratava a comunicação social após o estrondoso sucesso do primeiro álbum também não ajudou em nada.



Foi com Falco 3 (1986) que o cantor austríaco voltou a conhecer o êxito, fundamentalmente graças a Rock Me Amadeus, que voltou a colocar o cantor no topo. O teledisco de Rock Me Amadeus passava insistentemente na MTV, o nome do cantor surgia em tudo quanto era programa televisivo e radiofónico e até uma Falco hotline existia para que os fãs pudessem dar largas à sua imaginação ("For a good time call Falco: 1-800-841-1223", podia ler-se em posters de rua). Jeanny seguiu-se em grande estilo e sucesso, apesar da censura de que foi alvo e que já referi no primeiro parágrafo. Há ainda a referir a balada Vienna Calling. A partir daqui, Falco entrou na curva descendente, com os dois últimos registos dos eighties - Emotional (1986) e Wiener Blut (1988) - a passarem despercebidos a nível internacional.

Sem comentários: