quarta-feira, março 29, 2006

Godley & Creme

you don't know how to ease my pain, you don't know



Kevin Godley e Lol Creme entraram para a história dos telediscos (videoclips para a malta mais moderna) com Cry, que, para além de ser uma belíssima canção, mostrava pela primeira vez um efeito-especial chamado morphing, que consiste na transição gradual de uma imagem para outra, um efeito bastante bem conseguido quando se trata de imagens de rostos humanos. Estávamos em 1985 e a sucessão de caras em que consistia o teledicso do Cry deixou o mundo espantado e, já agora, apaixonado pela música. É esse video que vos trago hoje. É só clicar ali ao lado.

São vários os exemplos de competência desta dupla no que diz respeito à realização de telediscos. Só para terem uma ideia, realizaram, entre outros, Girls On Film e A View To A Kill (Duran Duran), Every Breath You Take (The Police), Relax [versão 3], Two Tribes e The Power Of Love [versão 1] (Frankie Goes To Hollywood), If You Love Somebody (Set Them Free) (Sting), Rockit (Herbie Hancock) e Don't Give Up [versão 1] (Peter Gabriel & Kate Bush). Podem ver a lista completa aqui.

Em termos puramente musicais a carreira de Godley & Creme começou em 1970, integrando os 10cc (da canção I'm Not In Love). Mas foi como inventores de um aparelho chamado "Gizmo" (conferia novos sons e efeitos à guitarra eléctrica) que os dois músicos começaram por se destacar como dupla musical. Editaram sete álbuns entre 1977 e 1988. O tema Cry faz parte do álbum The History Mix Volume 1 (1985).

Sem comentários: