quinta-feira, julho 12, 2007

Novo teledisco: JERMAINE JACKSON & PIA ZADORA - When The Rain Begins To Fall

Nunca acordaram de manhã com a dúvida existencial sobre qual será o pior teledisco dos anos 80? Eu já. E pensei logo em When The Rain Begins To Fall como um dos mais sérios candidatos a esse título. Jermaine Jackson e Pia Zadora são as personagens maiores de uma história que contém todos os ingredientes para agarrar o espectador (por muito que ele tente fugir): ódio, paixão, traição, violência, tensão. Jermaine terá dito um dia "hey, se o Michael tem um teledisco de vinte e tal minutos com história e tudo, eu também quero ter um!". E teve.

A história resume-se basicamente ao facto de o mundo do pós-apocalipse estar dividido em dois grupos (chamemos-lhes gangues): o gangue dos negros a pé e o gangue dos brancos de mota. Estes são também conhecidos como os tipos-que-parecem-freiras. Do gangue dos brancos de mota faz parte a minúscula Pia Zadora, a chamada mulher-de-bolso Europa-América que, logo que o namorado pergunta a Jermaine se há um bar por perto, deita um olhinho maroto ao irmão do Michael. Logo aí ficamos presos àquele olhar libidinoso que abre caminho à tensão dramática que atravessa todo o teledisco. Sabemos que o Jermaine vai tentar sacar a miúda e sabemos que a miúda é perfeitamente sacável. O problema é que o namorado é um gajo lixado, característica que se estende aos restantes rapazes que parecem freiras. O flirt visual entre a Pia e o Jermaine desenvolve-se no bar e, à saída, quando o namorado dela resolve tomar uma atitude (afinal, um homem é um homem),a rapariga desta a correr por ali fora em direcção aos braços já sedentos de paixão de Jermaine. Tudo isto porque não há mulher resista à frase "quando a chuva começar a cair eu serei o sol da tua vida", que é como quem diz, quando a mota se avaria, há sempre a hipótese de ir a pé.

A coisa azeda por volta dos três minutos e vinte segundos, quando os dois gangues se olham olhos nos olhos e Pia Zadora se entrega aos braços do Jermaine. Por momentos pensamos que a coisa vai descambar, mas é com espanto que vemos o gangue dos brancos de mota a curtir a fossa, com ar derrotado, no bar, na companhia de umas cervejas. Enquanto isso, Jermaine leva a miúda a passear de mota. Como se não bastasse sacar a miúda ao outro, ainda lhe ficou com a bike. Jermaine, és o meu herói.

Obviamente que as coisas não podem ficar assim. A traição deve ser vingada e será no bosque que tudo acontece. Os dois amantes fugitivos buscam refúgio à luz de duas lareiras, num cenário quase idílico, que é interrompido pela chegada daquele que agora é "o outro". É aqui que o teledisco atinge o clímax narrativo, com o confronto entre os dois homens, na luta por uma mulher que se calhar não merecia tanto esforço (se bem que aqueles óculos de sol são o máximo). A cena de pancadaria precisava de uns ajustes, mas tendo em conta que se trata de dois "actores" pouco mais que medíocres aceita-se a falta de jeito para a coisa. O Jermaine lava melhor, que é o mesmo que dizer que dá um enxerto no outro, e a coisa só não atinge outras proporções porque cantar e dar porrada ao mesmo tempo é, acreditem, muito difícil. Para além disso, os dois gangues não tardaram a chegar e começar uma espécie de bailado de socos e pontapés, no qual participa a própria Pia Zadora.

Estranho, estranho é aquele final. Depois de tudo o que aconteceu, a miúda resolve ir embora com o gajo-que-parece-uma freira. Vá-se lá entender as mulheres. Para ver, na barra lateral.

2 comentários:

Zaira Wardrope disse...

Só tu me podias fazer rir hoje!!! :))))

memyselfandi disse...

Lol! Relato espectacular e deveras empolgante o que fizeste ao video! Por alguma razão este texto me tinha passado, mas ainda bem que o trouxeste outra vez. Matei-me a rir =)