sábado, julho 24, 2010

Roxy Music: while my heart is still beating

Foi quase uma questão de sobrevivência. O meu coração já pode parar. Já vi os Roxy Music ao vivo. Depois de os ter falhado, em 2003, nas Dunas de S. Jacinto, era obrigatório marcar presença no Oeiras Sounds. Já posso dizer aos netinhos que vi os Roxy Music ao vivo e que estive como daqui-para-ali com o Bryan Ferry. Não foi um concerto perfeito? Não. Não sei se há concertos perfeitos. Não tocaram Avalon, Same Old Scene ou Oh Yeah. Estiveram em palco apenas uma hora e vinte minutos. A voz de Ferry se calhar já não tem a mesma saúde de outros tempos (veja-se, como exemplo, a "versão" de More Than This, umas notas bem abaixo do original...). Apesar de tudo isto, foi um grande concerto. E não precisou de ser perfeito. Não tinha de ser.

O local é lindíssimo, um pouco a fazer lembrar os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Aliás, daquilo que pude ver, assim de relance, a zona histórica de Oeiras parece-me bem bonita. O público parecia seleccionado à entrada, com o nível etário a puxar assim para os entre 35-45 anos (como eu me senti à vontade...) e a demonstração por que Oeiras é um dos concelhos com um nível de vida mais elevado do país. A comunidade inglesa marcou forte presença, mas diluiu-se numa multidão de cerca de quatro mil pessoas (ouvi um polícia a falar neste número a outro polícia) que vibrou com cada canção que os Roxy Music tocaram, e, em especial, acompanharam Ferry no refrão de Jealous Guy.

Os quatro Roxy Music foram muito bem acompanhados por uma banda da suporte competentíssima. Quatro grandes cantoras negras nos coros, uma teclista e violinista que trouxe ao palco um cheirinho a glam, um "puto" - assim parecia - na guitarra eléctrica, que teve o seu momento de glória, e um baixista e um teclista mais low-profile. Quanto a Bryan Ferry, mostrou aquilo que já é a sua imagem de marca: por vezes sentou-se ao piano, lá atrás, mas foi em frente ao público que o seu sorriso esfuziante e gratidão para com o público se revelaram constantes. Constante também foi a sua dança, num estilo bem próprio por sinal.  Phil Manzanera e a Andy Mackay estiveram mais sóbrios, mas impecáveis na mestria com que atacaram a guitarra e os metais, respectivamente.

O final do concerto, após um Do The Strand apoteótico, trouxe um certo sabor amargo pela curta hora e vinte em que estiveram em palco (seria da ventania e frio que se faziam sentir? Ou teriam de partir para o Japão, onde tocam a 31 de Julho, e isto do jet lag já se sabe...?). Mas como eu acho que temos de nos agarrar com unhas e dentes ao que de bom a vida nos dá, só tenho de guardar, para sempre, na minha memória a presença de uma banda intemporal, ali, à frente dos meus olhos. No dia 22 de Julho de 2010, das 22:10h às 23:30h. Para sempre.

2 comentários:

memyselfandi disse...

Obrigada pela partilha da experiência. O artigo está muito bom. Deixa lá ver se ninguém o "leva" sem pedir licença... LOL!

tarzanboy disse...

Obrigado eu pelas palavras simpáticas :)