quarta-feira, novembro 05, 2003

INDUSTRY

Começar esta viagem pela década dourada da pop não é tarefa fácil. A tentação é a de abordar imediatamente o óbvio, aqueles artistas em quem se pensa automaticamente ao recuarmos 15 ou 20 anos. Duran Duran! Spandau Ballet! Wham! Depeche Mode! Não. O óbvio não vai ter aqui lugar de destaque. Pelo menos para já. Este blog (ou blogue, como quiseres) vai a todas. Dos "cabeças de cartaz" aos "one hit wonders", dos "papões" das tabelas de vendas aos desgraçadinhos da pop: todos terão a sua vez. O critério? Não há critério. Vai depender muito de factores cientificamente relevantes como:

a) A disposição com que eu chegar a casa.
b) A música que me apetecer cantar enquanto estou no duche.
c) Aquela frase que me fez lembrar determinada música.
d) O videoclip que está a passar no VH1.
e) Porque me apetece!

E, hoje, apetece-me recordar os norte-americanos Industry, donos do enorme êxito "State of the Nation". Lembras-te?

INDUSTRY
Don't you worry about the situation / A message from the telephone



Estes rapazes mereciam melhor sorte. Acima de tudo, porque o seu maior êxito, State of the Nation, foi uma das músicas mais marcantes dos anos 80. E como é bom ouvi-la ainda hoje, ao mesmo tempo que assistimos à guerra por capítulos em que se tornou a ocupação do Iraque pelos EUA... Já agora, a letra, cuja temática anti-guerra é intemporal, podes sacá-la AQUI. Sou ou não sou A Good Heart?



A formação dos INDUSTRY era a seguinte:

Jon Carin – Voz e teclas
Mercury Caronia – Sintetizador, percussão e bateria
Rudy Perrone – Guitarra, baixo e voz
Brian Unger – Guitarra e voz

Formaram-se em Nova Iorque e, em 1983, lançaram um EP, logo seguido daquele que seria o seu único álbum, STRANGER TO STRANGER (1984). Curiosamente foi na Ásia que o grupo atingiu maior popularidade, nomeadamente nas Filipinas, onde o fenómeno chegou a assumir contornos semelhantes à beatlemania! É claro que um rumor de teor trágico confere a esta história um sabor especial: a certa altura constou que toda a banda tinha morrido num acidente de avião. Se assim fosse, só o fantasma de Jon Carin poderia ter tocado no Live Aid, a 13 de Julho de 1985, com Bryan Ferry! Carin chegou a trabalhar com nomes como Pink Floyd, David Gilmour, Roger Waters, The Who, Soul Asylum, Gipsy Kings (!!!) e outros.

Sem comentários: