segunda-feira, agosto 11, 2008

Remixed'80s ou... "As aparências enganam..."

Sendo um confesso fã de remixes, encontrei, numa das minhas deambulações pela FNAC, um CD intitulado Remixed'80s, que prendeu a minha atenção, não só pelo preço convidativo - 7,95 - mas também pela listagem de músicas incluídas(*). "Eh, lá, isto cai que nem ginjas no leitor de CD do carro, quando regressar a casa", pensei eu, já a salivar. A capa do Cd também me atraiu, sendo mais sóbria do que a da maioria das colectâneas do género, e mostrando um gira-discos, elemento evocativo da época. A letra miudinha ainda se lê "Ultra Remixes of the Coolest '80s Grooves Ever". Cool. Sempre gostei da palavra "cool". "Este final de tarde chuvoso na estrada vai soar mesmo bem", pensei enquanto pagava. A desilusão foi tal quando coloquei o CD a tocar que temi pela segurança dos outros condutores na estrada. A coisa resume-se a isto: as canções não são interpretadas pelos artistas originais, sendo que as vozes que se ouvem, ainda por cima, tentam assemelhar-se àqueles, numa clara tentativa de enganar o ouvinte; depois, as letras são abreviadas, cortando-se pedaços de texto; finalmente, as canções estão remisturadas, refeitas ou retocadas, sei lá como chamar àquilo, num estilo assim a atirar para o techno-pista-de-carrinhos-de-choque. Em nenhum local do CD (produzido, já agora, na Argentina) somos informados de que não se tratam dos artistas originais. Numa palavra: horrível. Amanhã, voltarei à FNAC, com o meu talão de compra, para reclamar. E pelos vistos não sou só eu a ter esta opinião...
(*)
1. Let's Dance [The Stylish Post-Disco Mix]
2. Another One Bites the Dust [We Will House You Remix]
3. Sweet Dreams (Are Made of This) [No. On Mix]
4. Billie Jean [DJ's Choice Mix]
5. Need You Tonight [2005 Nyt Remix]
6. Take Me On [Sandy Parker Remix]
7. All Night Long (All Night) [Mix]
8. Safety Dance [2M Edit]
9. Strangelove [Strange Mix]
10. Bizarre Love Triangle [More Than 3 Remix]
11. C' Est La Quate [Cotton Groove RMX]
12. Love Is in the Air [Lov-E Remix]
13. Flashdance... What a Feeling [Ronan's Remix]
14. Big in Japan [Big Beat Mix]

Sem comentários: