sábado, agosto 09, 2008

Timbuk 3

I'm doing all right, getting good grades, the future's so bright, I gotta wear shades

Os Timbuk 3 surgiram em 1986, em Madison, Wisconsin (EUA), e eram compostos por três elementos: Pat MacDonald, Barbra K e um leitor/gravador de cassetes (aquele objecto popularizado nos anos 80 e avistado em muitas praias do nosso país, vulgarmente chamado "tijolo"). Pat e Barbra eram casados e faziam tudo (não, não é nesse sentido que estão a pensar): cantavam, compunham, programavam as sequências rítmicas, tocavam guitarra eléctrica e acústica, harmónica, baixo, violino, bandolim, harmónica,... O já referido "tijolo" assegurava a batida das músicas em concertos ao vivo desde que, claro está, um dos dois se lembrasse de lá introduzir a respectiva cassete.

Os Timbuk 3 pertencem ao extenso rol das one-hit wonders, tendo visto a luz da fama graças ao tema The Future's So Bright I Gotta Wear Shades, uma canção que, ao contrário das expectativas gerais, que viam aqui uma visão optimista do futuro, lançava um olhar cinzento sobre a era nuclear. O futuro brilhante não era mais do que o clarão provocado por uma explosão atómica. Os óculos de sol entram no domínio do irónico... Este tema fez parte do álbum de estreia do grupo, Greetings From Timbuk 3 (1986), e já foi utilizado em numerosas colectâneas. Foi com naturalidade que surgiu a nomeação Grammy para Best New Artist, em 1987 (ano em que ganhou Bruce Hornsby & the Range)


O grupo gravou ainda cinco álbuns, antes de encerrar a sua actividade, em 1995, numa altura em que já tinham incorporado mais dois elementos (o "tijolo" já não dava para tudo...). Ao que parece, o casal também se separou. Pat mudou-se para Barcelona, onde continua a gravar e editar (tem, inclusivamente, um disco de versões de músicas dos Depeche Mode: Strange Love: PM does DM). Barbra trabalha numa editora discográfica em Austin e faz parte de um grupo chamado Ghosts and Sparrows.

Façam o favor de ouvir:

Sem comentários: