quinta-feira, novembro 20, 2014

António Sérgio: o documentário

O documentário Uivo, a que tive o privilégio de assistir  (e aqui a palavra "privilégio" assenta que nem uma luva porque foram muitos os que não o puderam fazer, ontem, no bar Passos Manuel, no Porto) é a mais que justa homenagem a António Sérgio, o radialista que nos deixou em novembro de 2009.

Como leigo na matéria que sou, abstenho-me de tecer comentários sobre quaisquer aspetos ligados à técnica cinematográfica. A minha visão é a do fã que gosta de música. A minha visão é a do rapaz dos seus 17 ou 18 anos que ouvia aquela Voz apresentar-me música nova todos os dias (ou quase) no Som da Frente. E devo dizer que foi um enorme prazer ver este trabalho de Eduardo Morais. Ele procurou as pessoas certas para falar de António Sérgio. E elas disseram tudo (ou quase tudo, porque, como disse Ana Cristina Ferrão, há muitas histórias por dizer e que, provavelmente, nunca poderão ser ditas nem escritas). Elas disseram aquilo de que estávamos à espera e que fez daquela voz uma presença tão enorme e tão decisiva nas nossas vidas de consumidores de música. E foi engraçado sair com aquela sensação de que nada do que ali foi dito constituiu propriamente uma surpresa. A presença de António Sérgio nos nossos rádios era tão forte que era como se o conhecêssemos, como se privássemos com ele através do rádio. É curioso que, atualmente, a partilha de música numa plataforma como o facebook, e mais especificamente nos grupos, também nos aproxima das pessoas e nos faz criar afinidades que, em muitos casos, nos leva a traçar-lhes um certo perfil embora não as conheçamos pessoalmente. Com António Sérgio acontecia qualquer coisa de semelhante. Pela música que passava e pelos comentários que fazia dava-se a conhecer, não só como profissional da rádio, mas também como pessoa. E por isso sentiamo-nos próximos dele.

Uivo vai voltar ao Porto, por ocasião do porto/post/doc, um festival internacional de cinema, com particular incidência na área do documentário, que acontecerá de 4 a 13 de dezembro. Quem não pôde estar ontem terá a sua oportunidade, novamente no Passos Manuel, no dia 3 de dezembro. A não perder.

Sem comentários: