quarta-feira, janeiro 11, 2006

Lime

Guilty, we're all guilty of love!



Não fazia ideia de quem eram os Lime até ao momento em que recebi um e-mail do Vasco Morgado (já agora, Vasco, se estás a ler isto, tentei responder por duas vezes e das duas vezes o mail veio devolvido...) a perguntar se eu me lembrava deste grupo e de uma música deles chamada Guilty. Decidi pôr esta vasta equipa a trabalhar, em busca destes misteriosos Lime. Consegui ter acesso ao Greatest Hits deles e qual não é o meu espanto quando descubro Babe We're Gonna Love Tonight. Sobre a história dos Lime, vim a saber o seguinte:

Ao contrário do que a imagem acima pode sugerir, os Lime não eram quatro, mas sim dois. E aqui deparamos com uma das histórias mais peculiares da música dos anos 80. Os Lime eram Denis LePage e Denyse LePage. Compunham, cantavam, tocavam e produziam as suas músicas e os seus álbuns, mas... quem dava a cara era o parzinho de jovens sorridentes Joy Dorris e Chris Marsh. E "dar a cara" entenda-se por fazer concertos, digressões e actuações em geral... E perguntam vocês: então eles faziam sempre playback? Não, porque Denis e Denyse fizeram questão de escolher o par de cantores cujas vozes se aproximassem mais às originais e, já agora, tivessem um ar mais jovem e apelativo... Já sei que estão a pensar no escândalo Milli Vanilli, mas desde já importa ressalvar que, no caso dos Lime, Joy e Chris cantavam mesmo, não faziam playback e, apesar da verdadeira história por trás destes dois jovens loiros ser desconhecida do grande público, quem trabalhava directamente no mundo da música de dança, Djs, produtores, etc, estavam a par do que se passava.

A carreira dos Lime começou em 1980, no Canadá. Denis LePage era já um produtor consagrado, mas queria ir mais além. Decidiram então compor e gravar algumas canções, num estilo que hoje podemos associar sem quaisquer dúvidas ao chamado euro-disco. As pistas de dança agradeciam e o primeiro êxito Your Love, impôs-se com naturalidade. O primeiro álbum do grupo também se chamou Your Love e todos os singles que dele foram extraídos surgiram no formato 12 polegadas, por outras palavras, o mítico maxi-single que tanto furor fez na década de 80. Your Love foi o primeiro álbum dos Lime e também o único que mostrou Denyse na capa. Todos os restantes álbuns mostram imagens computorizadas e desenhos, um pouco ao estilo do Greatest Hits que aqui se reproduz:



A carreira musical dos Lime estendeu-se por mais seis álbuns na década de 80. Em 1989, o seu oitavo LP, intitulado Brand New Day, foi o primeiro a incluir músicas cantadas quer por Denis e Denyse, quer por Chris e Joy, mas o sucesso já era coisa do passado. Esta álbum marcou o "despedimento" de Chris e Joy, tendo os espectáculos ao vivo ficado a cargo de Jeff Streger e várias cantoras que entrentanto foram sendo contratadas (Kim Cermank foi uma delas e é casada com Art Garfunkel). Os Lime encerraram a sua actividade musical em 1991, depois de mais um álbum completamente desajustado das tendências musicais da época. Em 2002, Denis e Denyse voltaram à actividade com novo álbum, intitulado Love Fury.

Para terminar, têm à vossa disposição aqui do lado esquerdo, na radio.blog, um Megamix do grupo, incluído no tal Greatest Hits de que falei no texto. Alguma memória de alguma destas músicas?

Sem comentários: