quarta-feira, janeiro 07, 2004

HEART

I can't tell you what you're feeling inside And I can't sell you what you don't want to buy



Cabelos, cabelos e mais cabelos. Os Heart inserem-se no contexto musical das chamadas Hair Bands dos anos 80. O denominador comum era o heavy-metal e as fartas cabeleiras onduladas. O heavy-metal era, porém, um conceito muito abragente. Podia tocar bandas tão distintas como Bonjovi, Def Leppard, Metallica ou Megadeth. As Hair Bands praticavam um rock mais baladeiro, mais melódico e a sua estética recorria muitas vezes a um guarda-roupa excêntrico e a maquilhagem carregada. Estou a lembrar-me, por exemplo, de Motley Crue, Poison, Cinderella, Whitesnake, Def Leppard, Skid Row ou Twisted Sister (estes últimos ainda detêm o prémio do vocalista heavy mais feio de sempre).

Mas centremos a nossa atenção nos Heart, mais propriamente nas bonitas irmãs Ann e Nancy Wilson, cheias de glamour e donas de grandes vozes.

Os Heart não são o que se pode chamar uma banda-dos-anos-80 in strictu sensu, mas o que é certo é que podemos situar a popularidade que atingiram em termos mundiais na década de 80, mais precisamente entre 85 e 87.
A origem do grupo remonta aos finais dos anos 60, imagine-se, quando Steve Fossen e os irmãos Roger Fisher e Mike Fisher formaram os The Army, que entretanto passaram a White Heart, para se fixarem em Heart. Ann Wilson juntou-se ao grupo em finais da década de 60 e, para além da ligação musical ao grupo, iniciaria uma ligação sentimental com o guitarrista Mike Fisher. Quando Nancy Wilson passou a fazer parte da banda, em 1974, e para que a irmã não se ficasse a rir, "apanhou" o outro irmão Fisher, o Roger. Estávamos em Vancouver (Canadá), numa linha folk-rock, mas que depressa evoluiu para um heavy-rock melódico em que as guitarras e os sintetizadores rapidamente transformaram a sua sonoridade e abriram-lhes os portões dos estádios.(Pormenor: em 1975 voltaram a Vancouver para que Mike Fisher pudesse evitar a tropa)
EM 1979, Roger Fisher deixou a banda (e Nancy também, já agora) e foi substitúido por Sue Ennis. Três anos depois foi a vez de Mike Deroisier (bateria) e Steve Fossen (baixo) mudarem de ares, tendo entrado para os seus lugares Denny Carmasi e Mark Andes.

Em 1984, Ann Wilson participou na banda sonora de Footlose através do dueto com Mike Reno (Loverboy) na balada Almost Paradise.


Os dois álbuns de referência: Heart (1985) e Bad Animals (1987)

Quando falamos no maior êxito dos Heart é incontornável referir Alone (1987), mas outros temas merecem a nossa atenção tais como What About Love (1985) e These Dreams (1985), este último cantado por Nancy.

Abriram os anos 90 com o tema All I Want To Do Is Make Love To You , talvez o seu último sucesso. Em meados da mesma década formaram os Lovemongers. Entretanto as manas envolveram-se em projectos individuais.



Ann aventurou-se pelo teatro e, em 2001, entrou em digressão americana e japonesa com o espectáculo Abbey Road: A Tribute To The Beatles.



Quanto a Nancy, lançou álbum a solo e trabalhou nas bandas sonoras de Jerry Maguire, Almost Famous e Vanilla Sky. O facto destes três filmes terem como realizador Cameron Crowe, marido de Nancy, pode ter tido alguma influência. Acho eu.

Em 2003, as irmãs Wilson realizaram uma gigantesca digressão americana – Heart Alive In America: 2003 Summer Tour - durante a qual tocaram com Mike Inez (ex-baixista de Ozzy Osbourne e Alice In Chains), Scott Olson (guitarra), Ben Smith (ex-baterista dos Lovemongers) e Tom Kellock (teclas). Tudo isto para promover o registo ao vivo e DVD Alive In Seattle.

O Ladies Rock presenteia-nos com quatro canções em formato mp3 (de excelente qualidade). Vale a pena uma visita, até porque está lá What About Love, a minha preferida.

Com 53 e 49 anos respectivamente, Ann e Nancy podem ter perdido o fulgor de outros tempos (ou então não!), mas sabe sempre ouvir no carro e cantar Alone ou What About Love em altos berros (com os vidros fechados, de preferência...)

Sem comentários: