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segunda-feira, maio 14, 2007
George Michael - 12/05/07 - As fotos
As fotos que a seguir se apresentam foram tiradas por mim. Não são fotos de profissional, mas de um fã que, dadas as circunctâncias difíceis, fez o melhor que pôde. Podem tirá-las à vontade, imprimi-las, colocá-las no passe-partout da sala, estampá-las numa t-shirt, enfim, podem fazer o que vos apetecer. Quem quiser colocar alguma num blogue, fórum ou site pessoal, está também à vontade para o fazer. Nesse caso, uma referência à proveniência das fotos, parecendo que não, era simpático!







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domingo, maio 13, 2007
Thank you, George!
Já sabíamos com o que contávamos, já tínhamos visto os vídeos do YouTube da digressão do ano passado, já tínhamos lido acerca dos efeitos visuais do ecrã, já conhecíamos a concepção do palco, já adivinhávamos mais ou menos o alinhamento, já sabíamos tudo, ou quase tudo, e no entanto, saímos deste concerto com uma sensação de êxtase difícil de definir. Deve ser assim que os grandes artistas se reconhecem: por muito que saibamos sobre eles, conseguem sempre surpreender-nos.
Waiting (do magnífico Listen Without Prejudice) abriu o concerto e alguém ao meu lado perguntava: "Onde está ele?. "Here I am", respondia George Michael, no final da canção, enquanto o ecrã central se abria para mostrar o homem que demorou 25 anos a vir a Portugal.
O homem demorou a percorrer o corredor que desenhava uma espécie de semi-círculo, mas à terceira ou quarta canção lá se decidiu a vir mais perto dos fãs portugueses que o aplaudiam freneticamente (e, já agora, o registavam para a posteridade através de centenas de telemóveis e máquinas fotográficas). Milhares de adolescentes trintões e quarentões que tinham, finalmente, a oportunidade de ver ao vivo aquele que provavelmente teve lugar nas paredes dos seus quartos há mais de duas décadas...
Mas nem só de pessoas com idade para terem juízo se fez este concerto. Ao meu lado, quatro miúdos sub-16 saltavam ao som de Flawless e de Amazing, numa prova que o cantor se soube adequar aos tempos modernos. Aliás, já tinha reparado, através das festas Queridos Anos 80, no SWING, que a música dos anos 80 atrai cada vez mais os jovens saídos da adolescência...
Momentos altos? Foram muitos. Mas eu destacaria a força que Father Figure transmitiu ao vivo, com o coro quase ladeando George Michael. Como dizia a minha catraia, só esta canção já valeu os 40 euros... I'm Your Man foi outro grande momento, talvez aquele em que mais se ouviu o coro de 27 mil pessoas que estavam no estádio... Fast Love, a terceira canção da noite, convenceu em definitivo aqueles que tinham conseguido resistir a Flawless... E o final, com Freedom 90 (e não o Freedom dos Wham, como Pedro Rios escreve no Público de hoje), aquele final de que todos estávamos à espera foi apoteótico. E nem o facto de George Michael se ter esquecido a certa altura da letra porá em causa o que quer que seja. O homem afinal é humano!
SETLIST*:
1ª PARTE
Waiting
Flawless
Fastlove
Precious Box
Father Figure
Everything She Wants
Ticking
Praying for time
Too Funky
Star People
Shoot The Dog
Intervalo de 20 mins com o teledisco de John and Elvis are Dead
2ª parte
Faith
Spinning the Wheel
An Easier Affair
Jesus to a Child
Amazing
I’m Your Man
Outside
Encore
Careless Whisper
Freedom
*retirada do fórum planetgeorge.org
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sexta-feira, maio 11, 2007
É amanhã! É em Coimbra! É o George Michael!
Uma pequena amostra do que se poderá passar amanhã: Careless Whisper, 5 de Outubro de 2006, Milão:
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quarta-feira, maio 09, 2007
A preferida de Wham/George Michael - A final!

1. i'm your man e father figure - 16% (13)
3. a different corner - 15% (12)
4. faith - 13% (11)
5. one more try e kissing a fool - 11% (9)
7. i want your sex - 7% (6)
8. where did your heart go - 6% (5)
9. the edge of heaven - 4% (3)
Está já aberta a votação para a grande final. Eis a lista das oito canções. Obrigado a todos pela participação!
1. careless whisper (1984)
2. last christmas (1984)
3. wake me up before you go-go (1984)
4. freedom (1984)
5. i'm your man (1985)
6. a different corner (1986)
7. faith (1987)
8. father figure (1988)
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segunda-feira, maio 07, 2007
It's a kind of magic (III)
Em meados da década de 80, os Wham gravaram anúncios publicitários para a televisão japonesa. O produto eram as famosas cassetes Maxell, de que todos nós fomos dependentes numa determindada altura da nossa vida. Nestes anúncios, George e Andrew alteram as letras de Bad Boys e Freedom, chegando mesmo a dirigir-se ao consumidor japonês como "You're the fish face that I adore" (És a cara de peixe que eu adoro). Para além desse momento de irreverente liberdade linguística (que se espera que os nipónicos não tenham percebido), os Wham entram para a história como o primeiro duo pop capaz de voar e fazer um hi5 enquanto estão suspensos a sorrir para as câmaras. O vídeo que podem ver a seguir é um momento mágico. Algures na década de 80.
Momentos mágicos anteriores:
mike scott (waterboys)
kim wilde
Momentos mágicos anteriores:
mike scott (waterboys)
kim wilde
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domingo, maio 06, 2007
Mães pop
Foto da esquerda: Kim Wilde e os filhos, Harry e Rose Elisabeth.
Foto da direita: Madonna e os filhos, Rocco e Lourdes .
Um beijinho a todas as mães!
quarta-feira, maio 02, 2007
A preferida de Wham/George Michael - 1ª meia-final encerrada

Não se pode dizer que tenha havido surpresas na votação para a canção de wham/george michael preferida. As músicas de Funtastic, o primeiro álbum dos Wham, são desconhecidas para muitos. O facto de estas canções terem sido as mais clicadas na rádio.blog pode ser um indicador desse desconhecimento. Para além disso, há que dizê-lo com frontalidade, o álbum Make It Big, onde estão incluídas as canções mais votadas, significou para a banda um upgrade de marketing assinalável, e, por que não dizê-lo também, de qualidade, pois, dentro de um contexto pop-adolescente, canções como Freedom e Wake Me Up Before You Go-Go são do melhor que os anos 80 produziram. E depois há Careless Whisper, canção que define o chamado "slow-dor-de-coto" dos eighties. Aqui está a classificação, 83 votos depois, com as quatro apuradas para a final em destaque:
1. careless whisper - 37% (31)
2. last christmas - 20% (17)
3. wake me up before you go-go - 13% (11)
4. freedom - 11% (9)
5. wham rap - 7% (6)
6. everything she wants - 6% (5)
7. bad boys - 4% (3)
8. club tropicana - 1% (1)
9. young guns - 0% (0)
Está já aberta a votação para a segunda meia-final. Eis a lista das restantes nove canções. Obrigado pela participação!
1. i'm your man (1985)
2. a different corner (1986)
3. the edge of heaven (1986)
4. where did your heart go (1986)
5. i want your sex (1987)
6. faith (1987)
7. father figure (1988)
8. one more try (1988)
9. kissing a fool (1988)
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terça-feira, maio 01, 2007
It's a kind of magic (II)
Imagine-se um artista em palco a quem alguns fãs se dirigem, antes da música começar, para entregarem ramos de flores e pedirem autógrafos e um ou outro beijinho. Agora, imagine-se que não há segurança que os ponha de lá para fora. Sim, isso aconteceu a Kim Wilde, no Sopot Festival, na Polónia. No meio do grotesco de toda a cena, Kim Wilde faz o seu papel, canta ao vivo (apesar de o som da banda ser gravado) e "adapta-se" à situação da melhor maneira que pode. Quanto aos senhores que a acompanham... bem, não tenho palavras para descrevê-los. O vídeo que podem ver a seguir é um momento mágico. Em 1988.
Momentos mágicos (histórico):
Um
Momentos mágicos (histórico):
Um
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domingo, abril 29, 2007
Novo teledisco: ZODIAC MINDWARP & THE LOVE REACTION - Prime Mover

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quinta-feira, abril 26, 2007
Sondagem: Qual a preferida de Wham/George Michael?

Depois de muito tempo de ausência, voltaram as sondagens a este espaço. Já entrámos em contagem decrescente para o concerto de George Michael em Coimbra e esta é uma boa desculpa para eu querer saber os vossos mais recônditos segredos, nomeadamente, os temas preferidos dos Wham e do Jó Migas (para os amigos), dentro do contexto temporal dos anos 80.
A votação será dividida em duas meias-finais dada a abundância de temas a concurso. Escolhi 18 canções, que dividi em duas listas de 9 cada. Apurar-se-ão para a final as quatro canções mais votadas em cada meia-final. Para ajudar a decidir, podem ouvir os temas na rádio.blog e, depois, votar mais em baixo, na barra lateral.
As primeiras 9 canções a concurso são:
1. wham rap (1982)
2. young guns (1982)
3. bad boys (1983)
4. club tropicana (1983)
5. wake me up before you go-go (1984)
6. careless whisper (1984)
7. freedom (1984)
8. everything she wants (1984)
9. last christmas (1984)
A sondagem estará online durante uma semana! Obrigado por participarem!
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quarta-feira, abril 25, 2007
As 100 melhores músicas - Sábado, na VH1

sábado, abril 21, 2007
Ora dá cá um e a seguir dá outro
O título deste artigo remete para a Canção do Beijinho, que Carlos Paião escreveu para a voz de Herman José, tema que foi uma das muitas surpresas musicais da quarta noite QUERIDOS ANOS 80 no SWING. Não sei se alguém aproveitou esta canção para avançar decididamente na direcção de um possível objectivo libidinoso, mas se não o fez perdeu excelente oportunidade. Ou então, esperar por I Need You Tonight (INXS) talvez não fosse pior ideia...
A noite povoou-se de cara bonitas, umas mais alcoolicamente alegres do que outras, mas todas dispostas a não dar tréguas à música que o Ivo T e o Pedro Bessa iam pondo a rodar. E a pista nem por um momento esteve vazia, fosse ao som de The Passenger (Siouxsie) ou de J'Aime La Vie (Sandra Kim). Apenas durante I Just Called To Say I Love You, do tio Stevie, alguns aproveitaram para recarregar os copos (que é como quem diz, trocá-los por outros, cheios) ou aliviar uma ou outra necessidade mais urgente. Momentos de clímax musical houve muitos, podendo eu destacar, talvez, The Final Countdown (Europe), Freedom (Wham), Lil' Devil (Cult), Just Like Heaven (Cure)... e há medida que me vou lembrando, chego à conclusão de que é melhor parar pois a lista é imensa... E eu saí cedo, eram cinco horas da manhã!
Numa noite em que, mais uma vez, o heterogeneidade musical foi a nota dominante, o SWING registou mais uma enchente. E, tendo em conta que se tratou de uma sexta-feira, não deixa de ser supreendente. Por outro lado, estas noites QA80 são já uma garantia de qualidade... e de reencontros. Começam-se a reconhecer as caras, dá-se conta dos indefectíveis, aqueles que não falham uma, cria-se um saudável sentido de comunidade. Não sei se haverá uma quinta noite QA80... Como diria o Herman, que acha o "publicozinho"?
A noite povoou-se de cara bonitas, umas mais alcoolicamente alegres do que outras, mas todas dispostas a não dar tréguas à música que o Ivo T e o Pedro Bessa iam pondo a rodar. E a pista nem por um momento esteve vazia, fosse ao som de The Passenger (Siouxsie) ou de J'Aime La Vie (Sandra Kim). Apenas durante I Just Called To Say I Love You, do tio Stevie, alguns aproveitaram para recarregar os copos (que é como quem diz, trocá-los por outros, cheios) ou aliviar uma ou outra necessidade mais urgente. Momentos de clímax musical houve muitos, podendo eu destacar, talvez, The Final Countdown (Europe), Freedom (Wham), Lil' Devil (Cult), Just Like Heaven (Cure)... e há medida que me vou lembrando, chego à conclusão de que é melhor parar pois a lista é imensa... E eu saí cedo, eram cinco horas da manhã!
Numa noite em que, mais uma vez, o heterogeneidade musical foi a nota dominante, o SWING registou mais uma enchente. E, tendo em conta que se tratou de uma sexta-feira, não deixa de ser supreendente. Por outro lado, estas noites QA80 são já uma garantia de qualidade... e de reencontros. Começam-se a reconhecer as caras, dá-se conta dos indefectíveis, aqueles que não falham uma, cria-se um saudável sentido de comunidade. Não sei se haverá uma quinta noite QA80... Como diria o Herman, que acha o "publicozinho"?
quarta-feira, abril 18, 2007
QUERIDOS ANOS 80 - sexta-feira, 20 de Abril - SWING
segunda-feira, abril 16, 2007
Novo teledisco: WHAM! - Freedom

Trata-se de um registo da visita que os Wham! efectuaram à China em Abril de 1985. Era a primeira vez que um grupo pop ocidental visitava este país e era inevitável o choque de culturas como se pode verificar nas declarações de George e Andrew antes da música propriamente começar. Ao longo do vídeo podemos observar a banda numa postura de meros turistas que fotografam aqui e ali, passeando quase à vontade pelas ruas de Pequim - um cenário totalmente oposto ao que aconteceria caso eles se atrevessem a pisar as ruas de qualquer capital europeia...
Acho engraçada a parte dos chineses a praticarem artes marciais naquele momento da música, dando um certo ritmo ao próprio teledisco (que não é um simples amontoado de imagens sem nexo). O teledisco mostra a preparação para o concerto que encerraria esta visita, concerto esse que serviria de mote para o documentário Foreign Skies. Podemos ver o jeitaço que o George Michael tinha para o futebol e a timidez das fãs chinesas que parecem não querer aparecer em frente às câmaras... O teledisco termina com imagens do concerto que nos mostram uma plateia algo contida, mas da qual emergem alguns fãs corajosos para cometerem esse acto louco e tresloucado que é... dançar!
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domingo, abril 15, 2007
Discopatia is my thing
Se dúvidas ainda persistissem, elas ficaram definitivamente esclarecidas esta semana que passou: sou um gajo da música dos eighties. E porquê? Porque fui ao hospital e foi-me diagnosticada uma DISCOPATIA. E por mais voltas que a senhora doutora tente dar a explicar-me em que consiste a dita discopatia, para mim há-de ser sempre uma forte empatia com os discos. Os de vinil, claro.
sábado, abril 14, 2007
Jorge Miguel, Portugal espera por ti

UPDATE: A Joana B alertou-me para a seguinte notícia do Diário de Coimbra. Será???
"O Estádio Cidade de Coimbra poderá ser palco, nos próximos meses, do primeiro concerto em Portugal de George Michael, o cantor pop britânico que comemora em 2007 os seus 25 anos de carreira e que já vendeu mais de oitenta milhões de álbuns."
Ler mais em http://www.diariocoimbra.pt/15269.htm
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quarta-feira, abril 11, 2007
It's a kind of magic (I)
Reza a lenda que os Waterboys se encontravam a gravar em Clifden, Connemara, na Irlanda, e que um professor de uma escola local resolveu ir ter com Mike Scott e perguntar se não poderia dispensar algum do seu tempo e tocar para a catraiada. O vídeo que podem ver a seguir é um momento mágico. Em 1987.
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sexta-feira, março 30, 2007
SYNERGY Nights: último sábado de cada mês

Espaço intemporal de registos alternativos que apaixonam. Por lá também passam os anos 80. Para ouvir e dançar em tons negros q.b.. Uma produção Soundfactory, no Swing. Vale a pena.
sábado, março 24, 2007
Novo teledisco: PAUL MCCARTNEY & STEVIE WONDER - Ebony And Ivory

Em primeiro lugar, a questão racial. As teclas do piano, pretas e as brancas, convivem harmoniosamente, lado a lado, diz a letra. Uma metáfora evidente, que não deve ter dado muito trabalho a Paul McCartney, e que serve bem o propósito de promover a tolerância em relação a todas as raças e culturas do mundo. É claro que, se quisermos ser picuínhas, podemos observar que, num piano, as teclas brancas são maiores do que as pretas e que estão colocadas à sua frente. Ou até que o mundo não se reduz a pretos e brancos. A poesia entra também aqui, ainda que não se trate de um texto de grande complexidade literária. Relativamente ao Dia da Àrvore, é óbvia a referência ao ébano, de cuja madeira são feitas as teclas pretas de um piano. O ébano é uma árvore diospirácea e faseolácea, diz o dicionário, e quem sou eu para duvidar. Tem ainda qualidades de resistência, durabilidade e beleza, o que a torna ideal para a composição de alguns instrumentos. Finalmente, a associação desta música ao Dia Mundial do Sono depende do gosto de cada um, mas acredito que haja quem a considere um excelente soporífero.
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sexta-feira, março 23, 2007
80's Festival: juntando as peças do puzzle
Foi há quase dois meses que brinquei um pouco sobre a possibilidade de organizar um festival de música dos anos 80 em Portugal, desde que fosse o feliz contemplado com um jackpot do euromilhões. Acontece, como devem ter reparado, que não tive sorte (o que não quer dizer que não continue a tentar).
No sábado passado, quando pesquisava por informação sobre Mike Lindup, o teclista dos Level 42, encontrei, no seu site oficial, a informação de que estava agendada uma data dos Level 42 para o Porto, para 16 de Junho, num evento descrito como 80's Festival. Curiosamente, o site oficial do grupo nada referia sobre o assunto, como tive oportunidade de alertar. Eu disse "referia", porque entretanto já lá está a data, como podem verificar aqui.
Ora, aquilo que era uma incerteza e poderia não passar de uma gralha (e que grande gralha!), tem vindo a transformar-se cada vez mais num facto. O ze_turkish alertou, nos comentários ao texto sobre Herman José, para a notícia do Diário Digital, segundo a qual, os Human League tocarão em Portugal. Em que data? Sim, essa mesmo: 16 de Junho. O texto não é específico quanto ao local, mas eu apostaria que é no Porto.
A última peça deste puzzle (que me está a dar muito prazer construir) surgiu ontem, na caixa de comentários do post a que começo por fazer referência no início deste texto. Para quem ainda não leu, cá vai:
"Olá a todos! O assunto que me traz aqui é mesmo a sério. Fui contactado (sic) hoje no turismo do Porto por um cidadão estrangeiro que me disse que aqui no Porto iria haver um 80's Festival e que no dias 16 de Junho de 2007 viriam cá ao Porto os Level 42. No site do Mike Lindup, como disse o tarzanboy, essa vinda cá é referida. Afinal, vai ou não haver um 80's festival no Porto? e se vai, quem organiza? Precisava da vossa ajuda.
A resposta pode ser enviada para eventosturismo@cm-porto.pt
Obrigada
Margarida Aresta
Margarida Aresta | 03.22.07 - 3:02 pm | #"
Será que alguém tem uma resposta para este comentário?
No sábado passado, quando pesquisava por informação sobre Mike Lindup, o teclista dos Level 42, encontrei, no seu site oficial, a informação de que estava agendada uma data dos Level 42 para o Porto, para 16 de Junho, num evento descrito como 80's Festival. Curiosamente, o site oficial do grupo nada referia sobre o assunto, como tive oportunidade de alertar. Eu disse "referia", porque entretanto já lá está a data, como podem verificar aqui.
Ora, aquilo que era uma incerteza e poderia não passar de uma gralha (e que grande gralha!), tem vindo a transformar-se cada vez mais num facto. O ze_turkish alertou, nos comentários ao texto sobre Herman José, para a notícia do Diário Digital, segundo a qual, os Human League tocarão em Portugal. Em que data? Sim, essa mesmo: 16 de Junho. O texto não é específico quanto ao local, mas eu apostaria que é no Porto.
A última peça deste puzzle (que me está a dar muito prazer construir) surgiu ontem, na caixa de comentários do post a que começo por fazer referência no início deste texto. Para quem ainda não leu, cá vai:
"Olá a todos! O assunto que me traz aqui é mesmo a sério. Fui contactado (sic) hoje no turismo do Porto por um cidadão estrangeiro que me disse que aqui no Porto iria haver um 80's Festival e que no dias 16 de Junho de 2007 viriam cá ao Porto os Level 42. No site do Mike Lindup, como disse o tarzanboy, essa vinda cá é referida. Afinal, vai ou não haver um 80's festival no Porto? e se vai, quem organiza? Precisava da vossa ajuda.
A resposta pode ser enviada para eventosturismo@cm-porto.pt
Obrigada
Margarida Aresta
Margarida Aresta | 03.22.07 - 3:02 pm | #"
Será que alguém tem uma resposta para este comentário?
segunda-feira, março 19, 2007
Evolução
Retirado sub-repticiamente de A Rádio em Portugal, ou, como se diz na minha rua, gamado descaradamente (mas o Jorge é bom rapaz, e não leva a mal).
domingo, março 18, 2007
QA80 - 16/03 - Swing - Playlist
(ITX=Ivo Teixeira / AJV=António Jorge / ISLX=Isidro Lisboa)
Richard Marx - Rigtht here waiting - ITX
Alphaville - Forever young - AJV
Kim Carnes - Bette Davis Eyes - ITX
Roxy Music - Avalon - ITX
Tina Tuner - We don’t need another hero - AJV
Culture Club - Do you really want to hurt me - AJV
Stone Roses - I wanna be adored - AJV
Jesus & Mary Chain - Darklands - AJV
Lloyd Cole & the Commotions - Rattlesnakes - AJV
Prince & Sheena Easton - U got the look - ITX
Industry - State of the nation - ITX
Camouflage - The great commandment - AJV
Fancy - Bolero - ITX
Modern Talking - You’re my heart you're my soul - ITX
Level 42 - Lessons in love - ITX
Human League - Don’t you want me - ITX
Da Vinci - Hiroxima - ITX
Fisher-Z - So Long - AJV
OMD - Enola gay - AJV
Men at work - Who can it be now - AJV
Duran Duran - Girls on film - ITX
Depeche Mode - People are people - ITX
The Game - Walk away - ITX
Desireless - Voyage, Voyage - AJV
Bananarama - Vénus - AJV
Wham - Wake me up before you go go - AJV
Bros - When will I be famous - ITX
Chaka Khan - I feel for you - AJV
Imagination - Just and illusion - ITX
Bryan Ferry - Don’t stop the dance - ITX
A Flock of Seagulls - I ran - AJV
Da Vinci - Conquistador - ITX
Yazoo - Don’t Go - ITX
Technotronic - Pump up the jam - AJV
Kraze - The party - AJV
A-ha - Take on me - ITX
Communards - Don’t leave me this way - ITX
Erasure - A little respect - ITX
Clemente - Vais partir - ITX
Videokids - Woodpeckers from space - ITX
The Cure - Just like heaven - ITX
The Smiths - What diference does it make - AJV
Lords Of The New Church - Russian Roullete - AJV
Peter Murphy - All Night Long - ITX
Waterboys - A Girl Called Johnny - AJV
Depeche Mode - Behind the wheel - AJV
The Cult - Rain - ITX
Sisters of Mercy - This Corrosion - ITX
Soft Cell - Tainted Love + Where did our love go - AJV
Aztec Camera - Somewhere in my heart - ITV
The Clash - Wrong 'em boyo - AJV
Madness - One Step Beyond - AJV
Taxi - Chiclete - ITX
Carlos Paião - Playback - ITX
Herois do Mar - Paixão - ITX
Talking Heads - Wild, wild life - AJV
Kim Wilde - Kids in America - AJV
Michael Jackson - Beat It - ITX
David Bowie - Modern love - ITX
U2 - Sunday bloody sunday - ITX
INXS - Need u tonight - AJV
Simple Minds - Don’t you (forget about me) - ITX
Visage - Fade to grey - AJV
Nik Kershaw - The riddle - AJV
Doce - Ali-bábá - ITX
Dead or Alive - You spin me round (like a record) - ITX
New Order - Blue monday - AJV
Prince - Kiss - AJV
Duran Duran - Wild Boys - ITX
Sabrina - Boys - ITX
Eurythmics - Sweet Dreams - AJV
David Bowie - Absolute beginners - AJV
Jack Jones - Love Boat Theme - ITX
Dora - Não sejas mau p'ra mim - ISLX
Taxi - Queda dos anjos - ISLX
OMD - Electricity - ISLX
Transvision Vamp - Baby I don’t care - ITX
Def Leppard - Animal - ISLX
Secret Service - Flash in the night - ISLX
John Cougar Mellencamp - Hurts so good - ISLX
Bruce Springsteen - Glory days - ISLX
Rolling Stones - Start me Up - ISLX
AC/DC - Back in black - ISLX
The Cult - Lil’ Devil - ITX
Madonna - Material Girl - ITX
The Romantics - Talking in your sleep - ISLX
Irene Cara - Fame - ISLX
Grupo de Baile - Patchouly - ISLX
Paralamas do Sucesso - Melô do marinheiro - ISLX
Laid Back - Sunshine Reggae - ISLX
David Bowie - Blue Jean - ISLX
Gene Loves Jezebel - The motion of love - ITX
The Smiths - Girlfriend in a coma - ISLX
Morrissey - The best of the international playboys - ISLX
The Sound - Total Recall - ITX
Psychedelic Furs - Heaven - ITX
The Bolshoi - Foxes - ITX
GNR - Piloto Automático ISLX
Los Ilegales - Tengo un problema sexual - ISLX
Ramones - Teenage Lobotomy - ITX
B-52’s - Devil in my car - ITX
Soul II Soul - Back to life - ISLX
Alberto João Jardim - Cromo jardim 0,05” radio edit - ISLX
Pixies - Gouge away - ISLX
Love & Rockets - Lazy - ITX
... e ainda:
Kajagoogoo - Too shy - AJV
Violent Femmes - Blister in the sun - AJV
Stevie Wonder - Master Blaster Jammin' - ISLX
Richard Marx - Rigtht here waiting - ITX
Alphaville - Forever young - AJV
Kim Carnes - Bette Davis Eyes - ITX
Roxy Music - Avalon - ITX
Tina Tuner - We don’t need another hero - AJV
Culture Club - Do you really want to hurt me - AJV
Stone Roses - I wanna be adored - AJV
Jesus & Mary Chain - Darklands - AJV
Lloyd Cole & the Commotions - Rattlesnakes - AJV
Prince & Sheena Easton - U got the look - ITX
Industry - State of the nation - ITX
Camouflage - The great commandment - AJV
Fancy - Bolero - ITX
Modern Talking - You’re my heart you're my soul - ITX
Level 42 - Lessons in love - ITX
Human League - Don’t you want me - ITX
Da Vinci - Hiroxima - ITX
Fisher-Z - So Long - AJV
OMD - Enola gay - AJV
Men at work - Who can it be now - AJV
Duran Duran - Girls on film - ITX
Depeche Mode - People are people - ITX
The Game - Walk away - ITX
Desireless - Voyage, Voyage - AJV
Bananarama - Vénus - AJV
Wham - Wake me up before you go go - AJV
Bros - When will I be famous - ITX
Chaka Khan - I feel for you - AJV
Imagination - Just and illusion - ITX
Bryan Ferry - Don’t stop the dance - ITX
A Flock of Seagulls - I ran - AJV
Da Vinci - Conquistador - ITX
Yazoo - Don’t Go - ITX
Technotronic - Pump up the jam - AJV
Kraze - The party - AJV
A-ha - Take on me - ITX
Communards - Don’t leave me this way - ITX
Erasure - A little respect - ITX
Clemente - Vais partir - ITX
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The Cure - Just like heaven - ITX
The Smiths - What diference does it make - AJV
Lords Of The New Church - Russian Roullete - AJV
Peter Murphy - All Night Long - ITX
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The Cult - Rain - ITX
Sisters of Mercy - This Corrosion - ITX
Soft Cell - Tainted Love + Where did our love go - AJV
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The Clash - Wrong 'em boyo - AJV
Madness - One Step Beyond - AJV
Taxi - Chiclete - ITX
Carlos Paião - Playback - ITX
Herois do Mar - Paixão - ITX
Talking Heads - Wild, wild life - AJV
Kim Wilde - Kids in America - AJV
Michael Jackson - Beat It - ITX
David Bowie - Modern love - ITX
U2 - Sunday bloody sunday - ITX
INXS - Need u tonight - AJV
Simple Minds - Don’t you (forget about me) - ITX
Visage - Fade to grey - AJV
Nik Kershaw - The riddle - AJV
Doce - Ali-bábá - ITX
Dead or Alive - You spin me round (like a record) - ITX
New Order - Blue monday - AJV
Prince - Kiss - AJV
Duran Duran - Wild Boys - ITX
Sabrina - Boys - ITX
Eurythmics - Sweet Dreams - AJV
David Bowie - Absolute beginners - AJV
Jack Jones - Love Boat Theme - ITX
Dora - Não sejas mau p'ra mim - ISLX
Taxi - Queda dos anjos - ISLX
OMD - Electricity - ISLX
Transvision Vamp - Baby I don’t care - ITX
Def Leppard - Animal - ISLX
Secret Service - Flash in the night - ISLX
John Cougar Mellencamp - Hurts so good - ISLX
Bruce Springsteen - Glory days - ISLX
Rolling Stones - Start me Up - ISLX
AC/DC - Back in black - ISLX
The Cult - Lil’ Devil - ITX
Madonna - Material Girl - ITX
The Romantics - Talking in your sleep - ISLX
Irene Cara - Fame - ISLX
Grupo de Baile - Patchouly - ISLX
Paralamas do Sucesso - Melô do marinheiro - ISLX
Laid Back - Sunshine Reggae - ISLX
David Bowie - Blue Jean - ISLX
Gene Loves Jezebel - The motion of love - ITX
The Smiths - Girlfriend in a coma - ISLX
Morrissey - The best of the international playboys - ISLX
The Sound - Total Recall - ITX
Psychedelic Furs - Heaven - ITX
The Bolshoi - Foxes - ITX
GNR - Piloto Automático ISLX
Los Ilegales - Tengo un problema sexual - ISLX
Ramones - Teenage Lobotomy - ITX
B-52’s - Devil in my car - ITX
Soul II Soul - Back to life - ISLX
Alberto João Jardim - Cromo jardim 0,05” radio edit - ISLX
Pixies - Gouge away - ISLX
Love & Rockets - Lazy - ITX
... e ainda:
Kajagoogoo - Too shy - AJV
Violent Femmes - Blister in the sun - AJV
Stevie Wonder - Master Blaster Jammin' - ISLX
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sábado, março 17, 2007
MIKE LINDUP (48)

Quando os Level 42 acabaram, em 1994, Lindup diversificou as suas actividades musicais, que englobaram a composição musical para um anúncio da marca Audi, a presença em concertos da banda jazz Negrocan e a participação no projecto anglo-brasileiro Da Lata, com os quais toca actualmente (desde 2000).
Mike Lindup tem dois álbuns a solo, Changes (1990) e Conversations With Silence (2003). Para além da música, Mike tem duas grandes paixões: o automobilismo e a fotografia.
Os Level 42, esses estão de regresso, pelo menos aos concertos, e Mike Lindup faz parte da actual formação. O site oficial do músico dá mesmo conta da participação da banda num 80's Festival, no Porto, com a data de 16 de Junho, embora o site oficial dos Level 42 nada refira a esse respeito.
Mike completa hoje 48 anos. Parabéns!
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quinta-feira, março 15, 2007
É já amanhã!

A terceira noite Queridos Anos 80, no Swing , vai ser, para utilizar uma palavra muito em voga na juventude dos anos 80, TÓTIL. Por isso, se quiserem ter uma noite tótil a dançar, com música tótil fixe, com tótil telediscos projectados na parede, num ambiente tótil animado, já sabem: AMANHÃ, 16 de Março. Se não puderem aparecer, pelo menos divulguem este texto aos amigos e às amigas. Seria uma atitude tótil fixe.
O flyer (que podem divulgar, imprimir, colar na parede do quarto, do escritório, do balneário ou no vidro do carro) está um espectáculo, e é mais uma vez uma excelente produção da Susana (Mrs. Ivo T). Só pelo flyer, eu ia lá. Mas a razão maior é a oportunidade de dançar toda a noite ao som dos anos 80. É favor clicar aqui para ver a playlist da noite de 17/02.
Eles estão com a Festa Queridos Anos 80:
A Rádio Em Portugal
ecOs do Amial
La Revolution!
Soundfactory
Ovar News
Rádio Crítica
In Shreds
Ambitious Outsiders
Wellenbereich Muzik Manifesto
(nota: este post é instável)
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festas qa80
Discos Pedidos
- Alô, "Quando o telefone toca", qual é a frase?
- A frase é "Omo lava mais branco".
- Certo, e o que pretende ouvir?
- Queria ouvir os Century e a música "Lover Why".
O diálogo que se reproduz acima é verídico e repetiu-se, talvez, por centenas de vezes na rádio da década de 80 (talvez o Jorge possa comentar e dar-nos algumas informações sobre o assunto). Outras frases incluiam "Em cada casa uma cozinha em cada cozinha um Junex" (obrigado, NetWalker!) ou "Vai casar? Compre colchões molaflex!" (obrigado, Maria Magdalena!)
Vem isto a propósito da noite Queridos Anos 80 da próxima sexta-feira, no Swing. Decidi abrir um espaço de "Discos Pedidos". Não é preciso dizer frase publicitária, apenas, na caixa de comentários, fazerem o favor de deixar 3 músicas (e apenas 3) ao som das quais gostariam de dançar na noite de sexta. À medida que forem chegando os pedidos, eu actualizo a lista neste mesmo post. Dentro do possível, atender-se-á pelo menos a um pedido de cada pessoa.
Discos Pedidos (até 15/03):
Lords Of The New Church - Russian Roulette (1982)
House Of Love - Shine On (1987)
The Clash - Rock the Casbah (1982)
Jules Shear - Steady (1985)
General Public - Tenderness (1982)
George Michael - Careless Whisper (1984)
Talking Heads - Road To Nowhere (1985)
The Human League - Don't You Want Me (1981)
A Flock Of Seagulls - I Ran (1982)
Modern Talking - You're My Heart You're My Soul (1984)
Kim Wilde - Kids In America (1981)
Bros - I Owe You Nothing (1987)
Talking Heads - Burning Down The House (1983)
The Police - Spirits In The Material World (1981)
Peter Gabriel - Sledgehammer (1986)
Talking Heads - Psycho Killer (1977)
Laura Branigan - Self Control (1984)
Duran Duran - Save A Prayer (1982)
Classix Nouveaux - Guilty (1981)
Captain Sensible - Wot (1982)
Flash And the Pan - Midnight Man (1984)
Gary Bird – The Crown
Patrick Cowley – Megatron Man (1981)
ABC - Poison Arrow (1982)
A Flock Of Seagulls - The More You Live The More You Love (1984)
Alphaville - Sounds Like A Melody (1984)
Propaganda - Duel (1985)
Then Jerico - The Motive (1987)
Spear Of Destiny - Come Back (1985)
Bros - When Will I Be Famous? (1988)
UB40 - Kingston Town (1989)
Prefab Sprout - Life Of Surprises (1993)
Don Henley - The Boys Of Summer (1984)
The Waterboys - A Girl Called Johnny (1983)
Dire Straits - Money For Nothing (1985)
Simple Minds - Sanctify Yourself (1986)
Men At Work - Down Under (1982)
Eddy Grant - Electric Avenue (1983)
Chaka Khan - I Feel For You (1984)
Paul Hardcastle - 19 (1985)
The The - This Is The Day (1983)
Sandra - Maria Magdalena (1985)
Pigbag - Papa's Got A Brand New Pigbag (1981)
Duran Duran - Wild Boys (1984)
Spandau Ballet - Lifeline (1982)
Howard Jones - New Song (1983)
Mental As Anything - Live It Up (1985)
Berlin - The Metro (1983)
Martika - Toy Soldiers (1989)
quarta-feira, março 14, 2007
Adeus, Site Meter! Olá, eXTReMe Tracker!
E chegou o dia em que mandei um pontapé em cheio no traseiro do Site Meter. A paciência tem limites e a minha atingiu o seu hoje. Têm sido muitos os problemas durante este ano de 2007, desde paragens do serviço a ausência de dados relativos a referências. E como eu gosto de saber de onde as pessoas vêm, para onde vão, e quantas vêm e vão, e tipo assim, decidi hoje estabelecer uma nova relação com outro contador de visitas. Chama-se eXTReMe Tracker e cheguei até ele um pouco por acaso, depois de tropeçar numa troca de opiniões acerca da melhor alternativa ao Site Meter. Vamos ver no que isto dá. Para a história ficam as 404.937 visitas que o antigo contador registou.
quarta-feira, março 07, 2007
RTP: 50 anos
Não posso deixar de assinalar o aniversário da Rádio Televisão Portuguesa, a estação televisiva que me "viu" crescer e que, de certa forma, moldou muitos dos meus gostos musicais da altura em que era adolescente. Os programas de música não eram abundantes, talvez por isso, recorde o Top Disco com alguma ternura como aquele programa que me mostrava grande parte dos meus ídolos musicais. Era o Marcos André (entre outros, cujo nome não me recordo) quem me trazia as novidades e quem, ao mesmo tempo, me massacrava com os intermináveis primeiros lugares de Europe, Stevie Wonder, Scorpions ou USA For Africa, entre outros. E, na agonia do meu sofrimento, como eu compreendia os Taxi, quando cantavam "Quem vê TV sofre mais que no WC" (TV WC, 1981)... No domingo seguinte, lá estava eu, novamente, em frente ao televisor, à espara do Take On Me dos A-ha ou do Maria Magdalena da Sandra. A publicidade não irritava tanto como hoje, o que é natural dada a minha tenra idade e consequente maior paciência para os anúncios publicitários. Os Xutos & Pontapés cantavam "E na TV produtos embalados, entram em nós bem camuflados" (N'América, 1987), mas, como eu não tinha grande poder de compra, era-me indiferente.
Lembro-me ainda de um programa de telediscos, apresentado pelo Álvaro Costa, na RTP2. Chamava-se Videopolis e nele, Álvaro Costa mostrava-nos música numa onda um pouco mais alternativa, fugindo ao mainstream de que o Top Disco vivia. Os seus comentários, sempre muito actualizados, faziam-nos chegar as novidades do que se fazia "lá por fora". Para além do Videopolis, recordo-me do Vivamúsica, e da sua meia-horinha semanal(?), com apresentação de Jorge Pêgo.
A certa altura, começou na RTP2 o projecto TV Europa, cuja origem e razão nunca percebi muito bem, mas que trazia novidades no que à música dizia respeito através do mítico Countdown, programa apresentado por Adam Curry (o blogue dele, aqui). Este constituiu um corte com o que se fazia em Portugal e com o modo como se faziam as coisas ao nível da apresentação. Apesar de o Adam Curry ser, por vezes, um bocadinho "cromo", o programa tinha qualidade e, lá está, era uma oportunidade de ouro para se acompanhar o que de mais recente se passava na Europa. Depois havia o Nino Firetto, aquele que repetia vezes sem conta "I'm big in Portugal" (e era mesmo). Com o programa Music Box, do Super Channel, trouxe um estilo de apresentação mais descontraído, mais humorístico e por vezes bem perverso, quando gozava com alguns dos gigantes musicais da época. Foi talez o primeiro apresentador-ídolo da juventudo naquel tempo. E como nos ríamos com as receitas de Papa Luigi...
Lembro-me finalmente de um programa chamado Peter's Pop Show, que a RTP transmitia. Era uma espécie de festival em playback que reunia os maiores nomes da música dos anos 80. Organizado na Alemanha, o Peter's Pop Show (nunca cheguei a saber quem era o Peter) tinha frequência anual, mas acho que a RTP só o começou a transmitir na segunda metade da década de 80. Deixo-vos com uma actuação dos Depeche Mode, no ano de 1989, com aquele que viria a ser um dos seus grandes êxitos dos anos 90: Enjoy The Silence. Este Peter's Pop Show de 1989 é para mim especial porque o tenho gravado numa velhinha cassete VHS.
Obrigado, RTP! E parabéns!
Lembro-me ainda de um programa de telediscos, apresentado pelo Álvaro Costa, na RTP2. Chamava-se Videopolis e nele, Álvaro Costa mostrava-nos música numa onda um pouco mais alternativa, fugindo ao mainstream de que o Top Disco vivia. Os seus comentários, sempre muito actualizados, faziam-nos chegar as novidades do que se fazia "lá por fora". Para além do Videopolis, recordo-me do Vivamúsica, e da sua meia-horinha semanal(?), com apresentação de Jorge Pêgo.
A certa altura, começou na RTP2 o projecto TV Europa, cuja origem e razão nunca percebi muito bem, mas que trazia novidades no que à música dizia respeito através do mítico Countdown, programa apresentado por Adam Curry (o blogue dele, aqui). Este constituiu um corte com o que se fazia em Portugal e com o modo como se faziam as coisas ao nível da apresentação. Apesar de o Adam Curry ser, por vezes, um bocadinho "cromo", o programa tinha qualidade e, lá está, era uma oportunidade de ouro para se acompanhar o que de mais recente se passava na Europa. Depois havia o Nino Firetto, aquele que repetia vezes sem conta "I'm big in Portugal" (e era mesmo). Com o programa Music Box, do Super Channel, trouxe um estilo de apresentação mais descontraído, mais humorístico e por vezes bem perverso, quando gozava com alguns dos gigantes musicais da época. Foi talez o primeiro apresentador-ídolo da juventudo naquel tempo. E como nos ríamos com as receitas de Papa Luigi...
Lembro-me finalmente de um programa chamado Peter's Pop Show, que a RTP transmitia. Era uma espécie de festival em playback que reunia os maiores nomes da música dos anos 80. Organizado na Alemanha, o Peter's Pop Show (nunca cheguei a saber quem era o Peter) tinha frequência anual, mas acho que a RTP só o começou a transmitir na segunda metade da década de 80. Deixo-vos com uma actuação dos Depeche Mode, no ano de 1989, com aquele que viria a ser um dos seus grandes êxitos dos anos 90: Enjoy The Silence. Este Peter's Pop Show de 1989 é para mim especial porque o tenho gravado numa velhinha cassete VHS.
Obrigado, RTP! E parabéns!
sexta-feira, março 02, 2007
Take My Breath Away é a canção-Oscar preferida
Fica bem premiar um grupo com uma vocalista tão bonita como Terri Nunn. Os Berlin têm a melhor canção-Oscar dos anos 80, na opinião dos visitantes do QA80. E eu estou inteiramente de acordo! Foram 85 votos no total:
1. Take My Breath Away - 21 votos (25%)
2. The Time Of My Life - 17 (20%)
3. Fame - 13 (15%)
4. Flashdance - 11 (13%)
5. Up Where We Belong - 10 (12%)
6. Arthur's Theme - 6 (7%)
7. Let The River Run - 4 (5%)
8. Under The Sea - 3 (4%)
9. I Just Called To Say I Love You e Say You Say Me - 0
1. Take My Breath Away - 21 votos (25%)
2. The Time Of My Life - 17 (20%)
3. Fame - 13 (15%)
4. Flashdance - 11 (13%)
5. Up Where We Belong - 10 (12%)
6. Arthur's Theme - 6 (7%)
7. Let The River Run - 4 (5%)
8. Under The Sea - 3 (4%)
9. I Just Called To Say I Love You e Say You Say Me - 0
quarta-feira, fevereiro 28, 2007
Novo teledisco: CLASSIX NOUVEAUX - Guilty

Afinal, tratava-se de Sal Solo, o vocalista dos Classix Nouveaux, um rapaz inofensivo que se dedica actualmente à música de inspiração cristã, e cujo contributo para a definição de um estilo New Romantic não pode passar sem referência. Guilty, o teledisco que vos trago hoje, é um grande momento na carreira dos Classix. É uma canção viciante pela forma como nos leva a querer agarrar na miúda e saltar imediatamente para a pista de dança. No Swing ouviu-se já por duas vezes Never Again (outra-que-tal), mas no dia 16 de Março, prometo que Guilty não vai faltar. E se todos conseguíssemos dançar como no teledisco, acho que seria um momento de rara beleza.
PS - A capa do single que se apresenta em cima é a da edição espanhola. Culpable, dizem eles.
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sábado, fevereiro 24, 2007
Jim Diamond
I saw you walking by the other day I know that you saw me, you turned away
Jim Diamond!!! É ele o misterioso homem dos óculos escuros e casaco preto de cabedal. Uma espécie de James Blunt dos anos 80 (ou o James Blunt é que será uma espécie de Jim Diamond do século XXI, vocês decidem), Diamond irritou-nos durante semanas a fio, com o seu shoulda known better ("se choro não berro", na versão popular do meu bairro) repetido até à exaustão no Top Disco. Uma balada com a marca "coitatinho-de-mim", cujo climax todos nós gostávamos de atingir (salvo seja...) quando nos púnhamos a berrar, esganiçados, no quarto ou no recreio da escola aquele interminável aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiai... loooooooobiúúú. Figuras tristes à parte, o tempo encarregou-se de apagar a memória negativa da música, e servir-nos o prato doce da nostalgia. Sim, é com um sorriso que ouvimos I should have known better e lembramos a míúda (ou miúdo, conforme o caso) da nossa turma a quem enviávamos bilhetinhos sobre o amor eterno. Só por isto, já vale a pena trazer aqui o Jim Diamante.
Nasceu na Escócia, e antes de iniciar carreira a solo esteve nos Bandit (finais da década de 70, com um álbum editado) e nos Ph.D (inícios dos 80s), bandas das quais não conheço absolutamente nada. Reza a história que I Won't Let You Down, primeiro single do álbum PhD. Album, foi um grande sucesso comercial, e é nesta altura considerado um clássico do cantor. Pelo meio, cantou na banda de Alexis Korner, considerado o Godfather of British Blues.
A sua aventura a solo começa em 1984, com o álbum Double Crossed e o single I Should Have Known Better, aquele da capa azul, que tantos pesadelos causou a criancinhas inocentes e indefesas. A canção foi um sucesso estrondoso em todo o mundo, ainda que coincidisse no tempo com Do They Know It's Christmas. Ficou, aliás, famoso o apelo de Jim Diamond, na altura, a que as pessoas comprassem a canção da Band Aid em vez da dele. Quando entrevistado sobre todo o sucesso que estava a viver, disse: "Estou muito satisfeito por estar em primeiro lugar, mas na próxima semana não quero que as pessoas comprem o meu disco, mas sim o da Band Aid." Foi um gesto bonito (Bob Geldof refere-o num livro seu) e não impediu que a sua canção tivesse vendido uma porrada de discos. Outra balada que seguiu os mesmos passos foi Remember I Love You, também retirada do mesmo álbum.
O segundo álbum, Desire For Freedom (1986), produziu o single - Hi Ho Silver - numa alusão ao cavalo do Mascarilha (The Lone Ranger). Esta canção também cavalgou pelos tops acima (fica mesmo bem esta metáfora aqui).
A década de 90 assistiu ao quase desaparecimento de Jim Diamond em termos comerciais, ainda que não em termos musicais, pois manteve uma agenda ao vivo bastante preenchida. Em termos discográficos, editou um álbum homónimo com regravações dos seus êxitos antigos. Foi em 1993. Jim continua a tocar ao vivo e editou mesmo um álbum em 2005. Souled And Healed é o título.

Nasceu na Escócia, e antes de iniciar carreira a solo esteve nos Bandit (finais da década de 70, com um álbum editado) e nos Ph.D (inícios dos 80s), bandas das quais não conheço absolutamente nada. Reza a história que I Won't Let You Down, primeiro single do álbum PhD. Album, foi um grande sucesso comercial, e é nesta altura considerado um clássico do cantor. Pelo meio, cantou na banda de Alexis Korner, considerado o Godfather of British Blues.
A sua aventura a solo começa em 1984, com o álbum Double Crossed e o single I Should Have Known Better, aquele da capa azul, que tantos pesadelos causou a criancinhas inocentes e indefesas. A canção foi um sucesso estrondoso em todo o mundo, ainda que coincidisse no tempo com Do They Know It's Christmas. Ficou, aliás, famoso o apelo de Jim Diamond, na altura, a que as pessoas comprassem a canção da Band Aid em vez da dele. Quando entrevistado sobre todo o sucesso que estava a viver, disse: "Estou muito satisfeito por estar em primeiro lugar, mas na próxima semana não quero que as pessoas comprem o meu disco, mas sim o da Band Aid." Foi um gesto bonito (Bob Geldof refere-o num livro seu) e não impediu que a sua canção tivesse vendido uma porrada de discos. Outra balada que seguiu os mesmos passos foi Remember I Love You, também retirada do mesmo álbum.
O segundo álbum, Desire For Freedom (1986), produziu o single - Hi Ho Silver - numa alusão ao cavalo do Mascarilha (The Lone Ranger). Esta canção também cavalgou pelos tops acima (fica mesmo bem esta metáfora aqui).
A década de 90 assistiu ao quase desaparecimento de Jim Diamond em termos comerciais, ainda que não em termos musicais, pois manteve uma agenda ao vivo bastante preenchida. Em termos discográficos, editou um álbum homónimo com regravações dos seus êxitos antigos. Foi em 1993. Jim continua a tocar ao vivo e editou mesmo um álbum em 2005. Souled And Healed é o título.
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quinta-feira, fevereiro 22, 2007
Novo teledisco: BLIND DATE - Your Heart Keeps Burning

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sexta-feira, fevereiro 16, 2007
Don't you want me, baby, don't you want me, oohhhhhhhhh

Para quem esteve na primeira e gostou. Para quem não esteve na primeira e lamentou. Esta é a segunda oportunidade. Como diz o outro, everybody deserves a second chance...
Clica AQUI, e ouve o spot da Rádio Nova.
Já agora, participa na sondagem, na barra lateral. Obrigado!
Eles estão com a festa Queridos Anos 80:
A Rádio em Portugal
Wellenbereich Muzik Manifesto
In Shreds
ecOs do Amial
paulo correia
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quarta-feira, fevereiro 14, 2007
Novo teledisco: BONNIE TYLER & TODD RUNDGREN - Loving You's A Dirty Job But Somebody's Gotta Do It

Mas, voltando ao tema escolhido, trata-se de Loving You's A Dirty Job But Somebody's Gotta Do It, canção de carga dramática intensíssima, de entrega total por parte do dueto Bonnie "ó prá minha cabeleira loura" Tyler e Todd "eu podia ser um gangster, mas não tenho tempo" Rundgren. O videoclip, que se apresenta na barra lateral, foi realizado por Tim Pope, um dos mais eclécticos e completos realizadores de telediscos dos anos 80. Vejam aqui porquê.
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domingo, fevereiro 11, 2007
AC/DC: a banda com irmãos preferida
...e a banda com irmãos que os visitantes do QA80 elegeram como sua preferida foram os AC/DC. Não foi uma vitória esmagadora, mas foi o bastante para revelar uma importante facção rockeira que visita o QA80. A banda dos irmãos Young estará para sempre associada, na minha vida, às férias desportivas da Páscoa, organizadas pela FAP (Federação Académica do Porto), no Algarve, em inícios dos anos 90. Olho para trás e vejo-me na praia, assistindo o torneio de Voleibol ao som de Back In Black, ou então, atirando um olhar furtivo a uma qualquer miúda do FCDEF ou da Católica, ao som de You Shook Me All Night Long. Velhos tempos.
Os INXS e os Spandau Ballet discutiram até ao finzinho o segundo lugar, tendo a banda de Michael Hutchence conseguido superiorizar-se apenas por um voto. Terá o factor "cantor-falecido" contribuído para este resultado? Numa altura em que tantas bandas anunciam regressos à actividade, porque nao os Spandau Ballet? Por falar em bandas que voltam a juntar-se, os Jesus & Mary Chain irão fazê-lo no Coachella Festival. Este honroso quarto lugar não surge por acaso.
Uma palavra final para os últimos classificados. Os Bros caem, mas caem de pé, com 12 votos num total de 446. Como devem compreender, era indispensável a sua presença numa playlist de bandas de irmãos. Ninguém como Luke e Matt Goss faz jus a essa condição.

1. AC/DC - 86 (18%)
2. INXS - 72 (15%)
3. Spandau Ballet - 71 (15%)
4. Jesus & Mary Chain - 68 (14%)
5. Van Halen - 46 (10%)
6. Heart - 35 (7%)
7. Psychedelic Furs e Bangles – 29 (6%)
9. Gene Loves Jezebel - 27 (6%)
10. Bros - 12 (3%)
Os INXS e os Spandau Ballet discutiram até ao finzinho o segundo lugar, tendo a banda de Michael Hutchence conseguido superiorizar-se apenas por um voto. Terá o factor "cantor-falecido" contribuído para este resultado? Numa altura em que tantas bandas anunciam regressos à actividade, porque nao os Spandau Ballet? Por falar em bandas que voltam a juntar-se, os Jesus & Mary Chain irão fazê-lo no Coachella Festival. Este honroso quarto lugar não surge por acaso.
Uma palavra final para os últimos classificados. Os Bros caem, mas caem de pé, com 12 votos num total de 446. Como devem compreender, era indispensável a sua presença numa playlist de bandas de irmãos. Ninguém como Luke e Matt Goss faz jus a essa condição.
1. AC/DC - 86 (18%)
2. INXS - 72 (15%)
3. Spandau Ballet - 71 (15%)
4. Jesus & Mary Chain - 68 (14%)
5. Van Halen - 46 (10%)
6. Heart - 35 (7%)
7. Psychedelic Furs e Bangles – 29 (6%)
9. Gene Loves Jezebel - 27 (6%)
10. Bros - 12 (3%)
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
É hoje!
Estamos a poucas horas de eu ganhar o Euromilhões. Sim, caros visitantes, foi em vão que esta semana foram a correr ao quiosque mais próximo registar o boletim. Este é o meu dia, esta é a minha semana. A dúvida existencial que se coloca agora é a seguinte: que fazer com aquela massa toda? Pois bem, é fácil: entre muitas coisas de cariz privado que não posso revelar, farei uma que, desde já, anuncio: organizar um festival de verão de música dos anos 80. Sim, leram bem: com o pastel que daqui a algumas horas vou ganhar, irei organizar um FESTIVAL DOS ANOS 80. E o primeiro, ou a primeira, a comentar este texto terá entrada gratuita nos dois dias. Sim, serão dois dias, em Junho, Julho ou Agosto, de um evento como nunca se viu em Portugal.
A primeira coisa a pensar é o local. Por razões pessoais, a cidade escolhida será o Porto. O pessoal da capital, já que se "balda" à festa QA80 do Swing, a este festival não poderá faltar. Ai deles. No Porto, em que local? Um pavilhão? Um estádio? À primeira vista, o Estádio do Dragão ou o Estádio do Bessa. A toca da pantera é mais aconchegadinha e pode servir de motivação para os Ban se voltarem a reunir. Vocês sabem de quem é que eu estou a falar... O covil do Dragão (sim, eu sei que os Dragões não têm covis) é mais majestoso, tem melhores acessibilidades e... os Rolling Stones deram lá um concerto, pelo que dizem, fantástico, no ano passado. É óbvio que esta questão será tratada com a empresa que eu contactar para me ajudar a organizar a cena toda. E logo que eu lhes acene com o garganel do euromilhões, eles vão entrar a fundo nisto.
Por falar em dinheiro, os bilhetes devem ter um preçozinho acessível. Não se preocupem, pais de família, isto não vai pesar grandemente no vosso orçamento familiar. A não ser que tragam a criançada. Mas, mesmo assim, não é razão para alarmes. O preço para os miúdos será simbólico e haverá um espaçozinho para eles andarem à porrada enquanto os pais estão aos saltos em frente ao palco.
A parte mais importante desta história toda são as bandas e os artistas a contratar. Da forma como eu vejo o festival que irei organizar (se começaram a ler isto a partir deste parágrafo, desde já informo que logo serei o totalista do euromilhões), justificam-se dois dias com ambientes completamente opostos. No primeiro dia, que poderá ser uma sexta-feira, o festival será caracterizado por uma vertente mais alternativa, mais rock, mas dark, tipo urbano-depressivo, assim a puxar para a cena mais à frente, tipo, estão a ver? No segundo dia, sábado, teremos todo um ambiente pop, electrónico talvez, com laivos de top disco. Madonna está fora de questão, pois só ela seria capaz de me levar todo o dinheirinho e depois não podia pagar às outras bandas. Grupos como U2 ou Depeche Mode são tão intemporais que não se inserem numa lógica de "anos 80". Para além do facto de serem igualmente demasiado caros. Por isso, achei que, para cabeça-de-cartaz poderíamos ter uns Duran Duran. São também caros (não tanto como os outros) e estão em plena actividade, mas serão garantia de enchente para este dia. E é preciso não esquecer que os espanhóis estão ali pertinho e são malucos por Duran Duran. Assim sendo, aqui está, em primeira mão, o cartaz do festival:
Dia 1
Cabeças-de-cartaz:
The Cure
Morrissey
Outras bandas:
Jesus & Mary Chain
Peter Murphy/Bauhaus
Echo & the Bunnymen
Dia 2
Cabeças-de-cartaz:
Duran Duran
Pet Shop Boys
Outras bandas:
The Human League
New Order
Erasure
Simply Red
Que tal? Eu sei, vocês vão-se passar completamente. Nada será como dantes. Há ainda a possibilidade de aparecer um Tony Hadley a cantar êxitos dos Spandau Ballet. Ou até Kim Wilde e, quem sabe, Sandra e até mesmo Samantha Fox. Seria o paraíso. Prometo que vou tentar.
Nesta altura, haverá quem pergunte: e bandas portuguesas? Não há nada? Claro que há: GNR, Sétima Legião, Rádio Macau, Delfins, Xutos & Pontapés e, porque não, o regresso, nem que seja para uma one-night gig, dos Ban. Pensando bem, acho que se justificava um terceiro dia só com música portuguesa. Vamos ver quanto dinheirinho sobra. Depois digo qualquer coisa.
Um assunto que anda às voltas na minha cabeça há vários... minutos é o nome, a designação, para o festival. Assim, de repente, "Festival Queridos Anos 80" parece-me bonito e a puxar ao coração. Mas admito que possa haver nomes mais comerciais, sei lá, "80s Pop-Rock Festival", ou "Ternura dos 80" (acho que tinha de pagar alguma coisita ao Paco Bandeira), ou então simplesmente "Festival Anos 80". É complicado, mas vou ter de contratar gente criativa para pensar nisto.
A primeira coisa a pensar é o local. Por razões pessoais, a cidade escolhida será o Porto. O pessoal da capital, já que se "balda" à festa QA80 do Swing, a este festival não poderá faltar. Ai deles. No Porto, em que local? Um pavilhão? Um estádio? À primeira vista, o Estádio do Dragão ou o Estádio do Bessa. A toca da pantera é mais aconchegadinha e pode servir de motivação para os Ban se voltarem a reunir. Vocês sabem de quem é que eu estou a falar... O covil do Dragão (sim, eu sei que os Dragões não têm covis) é mais majestoso, tem melhores acessibilidades e... os Rolling Stones deram lá um concerto, pelo que dizem, fantástico, no ano passado. É óbvio que esta questão será tratada com a empresa que eu contactar para me ajudar a organizar a cena toda. E logo que eu lhes acene com o garganel do euromilhões, eles vão entrar a fundo nisto.
Por falar em dinheiro, os bilhetes devem ter um preçozinho acessível. Não se preocupem, pais de família, isto não vai pesar grandemente no vosso orçamento familiar. A não ser que tragam a criançada. Mas, mesmo assim, não é razão para alarmes. O preço para os miúdos será simbólico e haverá um espaçozinho para eles andarem à porrada enquanto os pais estão aos saltos em frente ao palco.
A parte mais importante desta história toda são as bandas e os artistas a contratar. Da forma como eu vejo o festival que irei organizar (se começaram a ler isto a partir deste parágrafo, desde já informo que logo serei o totalista do euromilhões), justificam-se dois dias com ambientes completamente opostos. No primeiro dia, que poderá ser uma sexta-feira, o festival será caracterizado por uma vertente mais alternativa, mais rock, mas dark, tipo urbano-depressivo, assim a puxar para a cena mais à frente, tipo, estão a ver? No segundo dia, sábado, teremos todo um ambiente pop, electrónico talvez, com laivos de top disco. Madonna está fora de questão, pois só ela seria capaz de me levar todo o dinheirinho e depois não podia pagar às outras bandas. Grupos como U2 ou Depeche Mode são tão intemporais que não se inserem numa lógica de "anos 80". Para além do facto de serem igualmente demasiado caros. Por isso, achei que, para cabeça-de-cartaz poderíamos ter uns Duran Duran. São também caros (não tanto como os outros) e estão em plena actividade, mas serão garantia de enchente para este dia. E é preciso não esquecer que os espanhóis estão ali pertinho e são malucos por Duran Duran. Assim sendo, aqui está, em primeira mão, o cartaz do festival:
Dia 1
Cabeças-de-cartaz:
The Cure
Morrissey
Outras bandas:
Jesus & Mary Chain
Peter Murphy/Bauhaus
Echo & the Bunnymen
Dia 2
Cabeças-de-cartaz:
Duran Duran
Pet Shop Boys
Outras bandas:
The Human League
New Order
Erasure
Simply Red
Que tal? Eu sei, vocês vão-se passar completamente. Nada será como dantes. Há ainda a possibilidade de aparecer um Tony Hadley a cantar êxitos dos Spandau Ballet. Ou até Kim Wilde e, quem sabe, Sandra e até mesmo Samantha Fox. Seria o paraíso. Prometo que vou tentar.
Nesta altura, haverá quem pergunte: e bandas portuguesas? Não há nada? Claro que há: GNR, Sétima Legião, Rádio Macau, Delfins, Xutos & Pontapés e, porque não, o regresso, nem que seja para uma one-night gig, dos Ban. Pensando bem, acho que se justificava um terceiro dia só com música portuguesa. Vamos ver quanto dinheirinho sobra. Depois digo qualquer coisa.
Um assunto que anda às voltas na minha cabeça há vários... minutos é o nome, a designação, para o festival. Assim, de repente, "Festival Queridos Anos 80" parece-me bonito e a puxar ao coração. Mas admito que possa haver nomes mais comerciais, sei lá, "80s Pop-Rock Festival", ou "Ternura dos 80" (acho que tinha de pagar alguma coisita ao Paco Bandeira), ou então simplesmente "Festival Anos 80". É complicado, mas vou ter de contratar gente criativa para pensar nisto.
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Planet Earth faz 26 anos
Há vinte e seis anos, os Duran Duran editavam o seu primeiro single. Chamava-se Planet Earth. Look now look all around, there's no sound of life...
Obrigado ao Nuno pela dica!
quarta-feira, janeiro 24, 2007
Novo teledisco: THE CURE - A Night Like This

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segunda-feira, janeiro 22, 2007
A Léa pediu ajuda (parte II)
Como não gosto de deixar qualquer pedido de ajuda sem resposta, cá vai. A Léa, que já tinha recorrido aos serviços do QA80 no caso do Tim Moore (isto, partindo do princípio de que se trata da mesma pessoa), enviou por e-mail novo pedido de ajuda. Desta vez, o objectivo é saber o nome da música do anúncio televisivo da Coca-Cola Light. Estamos a falar do "comercial" brasileiro, conhecido por "Quiriou, Quiriou", tal como é referido por uma legião de pessoas que, por essa net fora, padecem do mesmo "mal" da Léa. Eu acho que a Léa veio bater à porta certa, não só porque se trata de uma música dos anos 80, mas também, e principalmente, porque... Bem, deixo a tarefa de revelar o título da música e do intérprete a um qualquer português simpático. Vão ter oportunidade de ver duas versões do mesmo "reclame" (era assim que lhe chamava quando era um jovem inconsciente), mas a música é a mesma. A pessoa que fez o upload para o YouTube resolveu impedir a possibilidade de se colocarem os vídeos noutras páginas, por isso terão de os visualizar no próprio site. É só clicar nos links abaixo.
Versão 1
Versão 2
Versão 1
Versão 2
terça-feira, janeiro 16, 2007
Momento Romântico do Dia
"Toda vez que você parte, você leva um pedaço de mim com você". Ou, na versão da minha rua, "Sempre que bazas da minha beira, levas um coche de mim contigo". Lindo.
segunda-feira, janeiro 15, 2007
O original ou a versão?
Há versões que nunca deveriam ter visto a luz do dia. Há outras que são simplesmente boas. Estas que se seguem não são nem uma coisa nem outra. São excelentes.
CAMBODIA
CAMBODIA
sexta-feira, janeiro 12, 2007
Playlist temática (11): siblings
Já está disponível na radio.blog, na barra lateral, a nova playlist. Chama-se "siblings" e, com ela, pretende-se lembrar bandas/grupos que incluem irmãos/irmãs. É um exercício curioso que nos pode levar à conclusão que nunca como nos anos 80 os irmãos se entenderam tão bem na música. Não se chegou à dimensão industrial de uns Osmonds ou de uns Jacksons, nem sequer à realidade tipo-seita (ver Kelly Family), é verdade, mas houve uma proliferação de brothers e sisters que é de assinalar. Tivemos, regra geral, a presença de dois elementos do mesmo sexo, mas, curiosamente nunca mistos. Bem, os Carpenters podiam ser aqui considerados, mas o grosso da sua produção musical está situado nos anos 70...
Para esta playlist escolhi os 10 casos que me dizem mais, musicalmente falando. Trata-se, por isso, de uma escolha pessoal. Numa espécie de 2ª divisão, ficaram Wilson Phillips, Split Enz, Bee Gees, Black Crowes, Neville Brothers, Balaam and the Angel, Heaven 17, Proclaimers, Devo e Meat Puppets. Eis a lista:
Grupo: AC/DC
Irmãos: Angus Young (guitarra) e Malcolm Young (guitarra)
Informação útil: Nasceram na Escócia, mas emigraram ainda novos para a Austrália, onde fundaram a banda em 1973.
Canção: Who Made Who (1986, do álbum com o mesmo nome)
Grupo: Bangles
Irmãs: Debbi Peterson (bateria) e Vicky Peterson (guitarra e voz)
Informação útil: A primeira vez que ouviram o primeiro single do grupo – Getting Out Of Hand - passar na rádio, agarraram-se uma à outra aos saltos e aos gritos, completamente histéricas.
Canção: Manic Monday (1986, do álbum Different Light)
Grupo: Bros
Irmãos: Matt Goss (voz) e Luke Goss (voz)
Informação útil: São gémeos e ambos têm um ódio de morte ao tabaco.
Canção: I Owe You Nothing (1987, do album Push)
Grupo: Gene Loves Jezebel
Irmãos: Michael Aston (voz) e Jay Aston (voz)
Informação útil: São gémeos e estão de relações cortadas. Michael ganhou ao irmão, em tribunal, os direitos sobre a designação da banda.
Canção: Gorgeous (1987, do álbum The House Of Dolls)
Grupo: Heart
Irmãs: Ann Wilson (voz) e Nancy Wilson (guitarra e voz)
Informação útil: Ann é a vocalista principal, mas Nancy canta um dos maiores sucessos do grupo - These Dreams.
Canção: Nobody Home (1985, do álbum Heart)
Grupo: INXS
Irmãos: Andrew Farriss (guitarra e teclas), Tim Farriss (guitarra) e Jon Farriss (bateria)
Informação útil: No início, chamavam-se The Farriss Brothers. Porque seria?
Canção: Original Sin (1983, do álbum The Swing)
Grupo: Spandau Ballet
Irmãos: Gary Kemp (guitarra) e Martin Kemp (baixo)
Informação útil: Estrearam-se no cinema em The Krays (1990), fazendo uma dupla de irmãos gangsters. A crítica elogiou as suas prestações.
Canção: I'll Fly For You (1984, do álbum Parade)
Grupo: Psychedelic Furs
Irmãos: Richard Butler (voz) e Tim Butler (baixo)
Informação útil: Estiveram para se chamar Psychedelic Shoes e Psychedelic Shirts, mas acabaram por optar por Psychedelic Furs.
Canção: The Ghost In You (1984, do album Mirror Moves)
Grupo: Jesus & Mary Chain
Irmãos: Jim Reid (voz e guitarra) e William Reid (guitarra)
Informação útil: William decidiu abandonar o palco num concerto esgotado, em 1998, na House of Blues, em Chicago. Os JAMC acabaram aí.
Canção: The Hardest Walk (1985, do álbum Psychocandy)
Grupo: Van Halen
Irmãos: Eddie Van Halen (guitarra) e Alex Van Halen (bateria)
Informação útil: Em 2007, entrou para a banda Wolfgang Van Halen, filho de Eddie Van Halen. Veio substituir o baixista de sempre do grupo, Michael Anthony.
Canção: Dreams (1986, do álbum 5150)
Um pouco mais abaixo, na barra lateral, podem votar naquela que é a vossa banda preferida no conjunto destas dez. Obrigado pela participação.
Para esta playlist escolhi os 10 casos que me dizem mais, musicalmente falando. Trata-se, por isso, de uma escolha pessoal. Numa espécie de 2ª divisão, ficaram Wilson Phillips, Split Enz, Bee Gees, Black Crowes, Neville Brothers, Balaam and the Angel, Heaven 17, Proclaimers, Devo e Meat Puppets. Eis a lista:
Grupo: AC/DC
Irmãos: Angus Young (guitarra) e Malcolm Young (guitarra)
Informação útil: Nasceram na Escócia, mas emigraram ainda novos para a Austrália, onde fundaram a banda em 1973.
Canção: Who Made Who (1986, do álbum com o mesmo nome)
Grupo: Bangles
Irmãs: Debbi Peterson (bateria) e Vicky Peterson (guitarra e voz)
Informação útil: A primeira vez que ouviram o primeiro single do grupo – Getting Out Of Hand - passar na rádio, agarraram-se uma à outra aos saltos e aos gritos, completamente histéricas.
Canção: Manic Monday (1986, do álbum Different Light)
Grupo: Bros
Irmãos: Matt Goss (voz) e Luke Goss (voz)
Informação útil: São gémeos e ambos têm um ódio de morte ao tabaco.
Canção: I Owe You Nothing (1987, do album Push)
Grupo: Gene Loves Jezebel
Irmãos: Michael Aston (voz) e Jay Aston (voz)
Informação útil: São gémeos e estão de relações cortadas. Michael ganhou ao irmão, em tribunal, os direitos sobre a designação da banda.
Canção: Gorgeous (1987, do álbum The House Of Dolls)
Grupo: Heart
Irmãs: Ann Wilson (voz) e Nancy Wilson (guitarra e voz)
Informação útil: Ann é a vocalista principal, mas Nancy canta um dos maiores sucessos do grupo - These Dreams.
Canção: Nobody Home (1985, do álbum Heart)
Grupo: INXS
Irmãos: Andrew Farriss (guitarra e teclas), Tim Farriss (guitarra) e Jon Farriss (bateria)
Informação útil: No início, chamavam-se The Farriss Brothers. Porque seria?
Canção: Original Sin (1983, do álbum The Swing)
Grupo: Spandau Ballet
Irmãos: Gary Kemp (guitarra) e Martin Kemp (baixo)
Informação útil: Estrearam-se no cinema em The Krays (1990), fazendo uma dupla de irmãos gangsters. A crítica elogiou as suas prestações.
Canção: I'll Fly For You (1984, do álbum Parade)
Grupo: Psychedelic Furs
Irmãos: Richard Butler (voz) e Tim Butler (baixo)
Informação útil: Estiveram para se chamar Psychedelic Shoes e Psychedelic Shirts, mas acabaram por optar por Psychedelic Furs.
Canção: The Ghost In You (1984, do album Mirror Moves)
Grupo: Jesus & Mary Chain
Irmãos: Jim Reid (voz e guitarra) e William Reid (guitarra)
Informação útil: William decidiu abandonar o palco num concerto esgotado, em 1998, na House of Blues, em Chicago. Os JAMC acabaram aí.
Canção: The Hardest Walk (1985, do álbum Psychocandy)
Grupo: Van Halen
Irmãos: Eddie Van Halen (guitarra) e Alex Van Halen (bateria)
Informação útil: Em 2007, entrou para a banda Wolfgang Van Halen, filho de Eddie Van Halen. Veio substituir o baixista de sempre do grupo, Michael Anthony.
Canção: Dreams (1986, do álbum 5150)
Um pouco mais abaixo, na barra lateral, podem votar naquela que é a vossa banda preferida no conjunto destas dez. Obrigado pela participação.
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quarta-feira, janeiro 10, 2007
Novo teledisco: THE STRANGLERS - Skin Deep (1984)

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segunda-feira, janeiro 08, 2007
Blá Blá em português
Na sexta aventurei-me até ao Blá Blá, em Matosinhos, para ouvir música portuguesa. Da cantada em inglês à cantada em português, da mais recente à mais antiga, da mais celebrada à mais obscura, ouviu-se e dançou-se de tudo um pouco. E, obviamente, os anos 80 estiveram presentes com uma fatia significativa de boa música: Sétima Legião, GNR, Rádio Macau, António Variações, Xutos & Pontapés, Ban, Mler If Dada, enfim... a lista é interminável. E perguntam vocês: há mais? Claro que há. Todas as primeiras sextas-feiras do mês, no Blá Blá, com o Ivo T como anfitrião. Vale a pena.
quinta-feira, janeiro 04, 2007
Novo teledisco: BREATHE - Hands To Heaven

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quarta-feira, janeiro 03, 2007
Tim Moore
A Léa pediu ajuda através de um comentário feito no post anterior em relação a um cantor chamado Tim Moore. O QA80 tem todo o gosto em ajudar os seus visitantes na difícil tarefa de encontrar o seu artista perdido. A nossa vasta equipa, espalhada pelos quatro cantos do mundo, fez todas as diligências, as possíveis e as impossíveis, e chegou à seguinte informação:
Tim Moore e a canção Yes fizeram parte da banda sonora da telenovela brasileira Selva de Pedra, de 1986. Era uma "baladinha bem típica da época", como diz a Léa. Tenho a certeza que foi uma musiquinha que ajudou a constituir muita família, oh oh. Esta canção está incluída no álbum de 1985, de Tim Moore, intitulado Flash Forward. Este álbum foi uma tentaviva por parte do cantor de relançar a sua carreira, mas, segundo rezam as crónicas, sem grande sucesso. É que não bastava vender bem um single para consolidar um percurso musical. Com participação vocal do cantor Robbie Dupree, Flash Forward tem o seguinte alinhamento:
1. Let's Get Activated
2. Yes
3. Body and Soul
4. I'll Find a Way
5. Anything and Everything
6. Rock & Roll Love Letter
7. Surrender
8. Telepath
9. Theodora
10. Get It Outta My System
Tim Moore é basicamente um artista dos anos 60 e 70. Em 1975 iniciou carreira a solo, mas desde a segunda metade da década de 60 que a sua actividade musical se espalhou por diversos grupos, a saber, os DC & the Senators, os Woody's Truck Stop (com Todd Rundgren), os The Muffins e os Gulliver (que incluía Daryl Hall). Em 1974, compôs o tema Second Avenue, que conheceu algum êxito na voz de Art Garfunkel.
Quem tiver curiosidade sobre o trabalho de Tim Moore nos anos 70, pode clicar aqui.
segunda-feira, janeiro 01, 2007
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