sábado, janeiro 03, 2004

CLASSIX NOUVEAUX

To hear the truth might alter your mind or open you eyes

Há músicas com as quais por vezes acordamos e não nos largam durante todo o dia. Acordamos com o refrão na cabeça e damos por nós a cantarolá-lo no emprego, na padaria, no autocarro, no consultório médico. Às vezes acontece-me isto com Guilty (1981, letra ), dos Classix Nouveaux.



Os CN Fazem parte do meu imaginário oitentista. Tinham um vocalista careca com ar assustador e com um nome estranho: Sal Solo. Surgiram em 1979 com Sal Solo (voz, guitarra e sintetizadores) , Mik Sweeny (baixo, sintetizadores e coros), BP Hurding (bateria, saxofone e coros) e Jak Airport (guitarra). Em 1980 Jak saiu do grupo e foi substituído por Gary Steadman (guitarra e sintetizadores). A imprensa musical britânica colou-lhes o rótulo de "New Romantics" e colocou-os na prateleira onde estavam grupos como os Ultravox, Japan e Duran Duran.

Visitaram Portugal em 1981 e receberam o disco de prata pelas vendas o seu álbum de estreia, Night People. Dele extraíram três singles, o último dos quais, Guilty, seria um dos seus maiores êxitos.

La Verite foi o nome do segundo um álbum e dele fazem parte Is It A Dream (disco de ouro em Portugal) e o fantástico Never Again. Os CN chegaram a actuar em países do bloco de leste como a Hungria e a Checoslováquia e podem inclusivé gabar-se de terem sido a primeira banda ocidental a tocar no Sri Lanka (desta é que vocês não estavam à espera, digam lá!).

Em 1982, Gary Steadman saiu do grupo, sendo substituído por Jimi Suman. No ano seguinte saiu o terceiro álbum, Secret, e, pouco tempo depois os Classix Nouveaux acabavam. Para quem quiser ter acesso a todos os êxitos dos CN bem arrumadinhos, há o The Very Best Of Classix Nouveaux, editado em 1997.



Em Outubro de 1983, Sal Solo e o amigo Nick Beggs (Kajagoogoo) decidiram fazer uma peregrinação a Itália, mais precisamente a um local sagrado chamado San Damiano. Sal chegou mesmo a pensar em abandonar a música e entrar para um mosteiro, mas alguém lhe disse que a música seria o seu instrumento para mostrar a verdade divina aos fãs. A partir daí enveredou pela música cristã. O single San Damiano foi o primeiro resultado disso mesmo. Sal viu a luz.

Sem comentários: