sexta-feira, fevereiro 02, 2007

É hoje!

Estamos a poucas horas de eu ganhar o Euromilhões. Sim, caros visitantes, foi em vão que esta semana foram a correr ao quiosque mais próximo registar o boletim. Este é o meu dia, esta é a minha semana. A dúvida existencial que se coloca agora é a seguinte: que fazer com aquela massa toda? Pois bem, é fácil: entre muitas coisas de cariz privado que não posso revelar, farei uma que, desde já, anuncio: organizar um festival de verão de música dos anos 80. Sim, leram bem: com o pastel que daqui a algumas horas vou ganhar, irei organizar um FESTIVAL DOS ANOS 80. E o primeiro, ou a primeira, a comentar este texto terá entrada gratuita nos dois dias. Sim, serão dois dias, em Junho, Julho ou Agosto, de um evento como nunca se viu em Portugal.
A primeira coisa a pensar é o local. Por razões pessoais, a cidade escolhida será o Porto. O pessoal da capital, já que se "balda" à festa QA80 do Swing, a este festival não poderá faltar. Ai deles. No Porto, em que local? Um pavilhão? Um estádio? À primeira vista, o Estádio do Dragão ou o Estádio do Bessa. A toca da pantera é mais aconchegadinha e pode servir de motivação para os Ban se voltarem a reunir. Vocês sabem de quem é que eu estou a falar... O covil do Dragão (sim, eu sei que os Dragões não têm covis) é mais majestoso, tem melhores acessibilidades e... os Rolling Stones deram lá um concerto, pelo que dizem, fantástico, no ano passado. É óbvio que esta questão será tratada com a empresa que eu contactar para me ajudar a organizar a cena toda. E logo que eu lhes acene com o garganel do euromilhões, eles vão entrar a fundo nisto.

Por falar em dinheiro, os bilhetes devem ter um preçozinho acessível. Não se preocupem, pais de família, isto não vai pesar grandemente no vosso orçamento familiar. A não ser que tragam a criançada. Mas, mesmo assim, não é razão para alarmes. O preço para os miúdos será simbólico e haverá um espaçozinho para eles andarem à porrada enquanto os pais estão aos saltos em frente ao palco.

A parte mais importante desta história toda são as bandas e os artistas a contratar. Da forma como eu vejo o festival que irei organizar (se começaram a ler isto a partir deste parágrafo, desde já informo que logo serei o totalista do euromilhões), justificam-se dois dias com ambientes completamente opostos. No primeiro dia, que poderá ser uma sexta-feira, o festival será caracterizado por uma vertente mais alternativa, mais rock, mas dark, tipo urbano-depressivo, assim a puxar para a cena mais à frente, tipo, estão a ver? No segundo dia, sábado, teremos todo um ambiente pop, electrónico talvez, com laivos de top disco. Madonna está fora de questão, pois só ela seria capaz de me levar todo o dinheirinho e depois não podia pagar às outras bandas. Grupos como U2 ou Depeche Mode são tão intemporais que não se inserem numa lógica de "anos 80". Para além do facto de serem igualmente demasiado caros. Por isso, achei que, para cabeça-de-cartaz poderíamos ter uns Duran Duran. São também caros (não tanto como os outros) e estão em plena actividade, mas serão garantia de enchente para este dia. E é preciso não esquecer que os espanhóis estão ali pertinho e são malucos por Duran Duran. Assim sendo, aqui está, em primeira mão, o cartaz do festival:

Dia 1
Cabeças-de-cartaz:
The Cure
Morrissey


Outras bandas:
Jesus & Mary Chain
Peter Murphy/Bauhaus
Echo & the Bunnymen



Dia 2
Cabeças-de-cartaz:
Duran Duran
Pet Shop Boys


Outras bandas:
The Human League
New Order
Erasure
Simply Red


Que tal? Eu sei, vocês vão-se passar completamente. Nada será como dantes. Há ainda a possibilidade de aparecer um Tony Hadley a cantar êxitos dos Spandau Ballet. Ou até Kim Wilde e, quem sabe, Sandra e até mesmo Samantha Fox. Seria o paraíso. Prometo que vou tentar.

Nesta altura, haverá quem pergunte: e bandas portuguesas? Não há nada? Claro que há: GNR, Sétima Legião, Rádio Macau, Delfins, Xutos & Pontapés e, porque não, o regresso, nem que seja para uma one-night gig, dos Ban. Pensando bem, acho que se justificava um terceiro dia só com música portuguesa. Vamos ver quanto dinheirinho sobra. Depois digo qualquer coisa.

Um assunto que anda às voltas na minha cabeça há vários... minutos é o nome, a designação, para o festival. Assim, de repente, "Festival Queridos Anos 80" parece-me bonito e a puxar ao coração. Mas admito que possa haver nomes mais comerciais, sei lá, "80s Pop-Rock Festival", ou "Ternura dos 80" (acho que tinha de pagar alguma coisita ao Paco Bandeira), ou então simplesmente "Festival Anos 80". É complicado, mas vou ter de contratar gente criativa para pensar nisto.

Sem comentários: