segunda-feira, dezembro 31, 2007

FELIZ 2008

O Queridos Anos 80 deseja a todos os seus visitantes um feliz ano de 2008.

sábado, dezembro 29, 2007

PPFMA80 - Grupo III - ENCERRADO

Mafalda Veiga venceu com algum conforto o grupo III da eleição para a Personalidade Portuguesa Feminina da Música dos Anos 80. A luta pelo segundo lugar e consequentemente pelo apuramento para a próxima fase foi mais emocionante, com Manuela Moura Guedes a conseguir superiorizar-se (talvez efeito da reedição do seu álbum, Alibi?). Após 36 votos, eis a classificação final deste grupo:

1. Mafalda Veiga - 39% (14)
2. Manuela Moura Guedes - 22% (8)

3. Helena Coelho e Midus - 17% (6)
5.Natália Casanova - 5% (2)


O grupo III da eleição PPFMA80 está já online. Atenção que só passam as duas mais votadas. Podem, então, votar na vossa menina preferida do seguinte conjunto: Helena Coelho, Mafalda Veiga, Manuela Moura Guedes, Midus, e Natália Casanova. É na barra lateral. Obrigado pela participação!

(Observação: ligações do sítio Música Portuguesa - Anos 80.)

domingo, dezembro 23, 2007

Novo teledisco: JONA LEWIE - Stop The Cavalry

Jona Lewie nunca teve a intenção de compor uma canção de Natal. Mas o verso "I wish I was at home for Christmas", aliado à edição do single em Novembro de 1980, fez desta canção um dos maiores êxitos de Natal de sempre. Para além disso, a estrutura musical do tema faz lembrar o ambiente natalício. Mas, na verdade, trata-se de um tema sobre a guerra, com referências a Winston Churchill, ao Czar e à guerra nuclear, o que torna difícil situá-la no tempo. O teledisco é que não deixa dúvidas, mostrando um cenário de guerra típico da primeira guerra mundial. Para ver, na barra lateral.


Este é o último texto antes do dia de Natal, por isso, ficam aqui os votos do Queridos Anos 80: sejam felizes!

sexta-feira, dezembro 21, 2007

PPFMA80 - Grupo II - ENCERRADO

Dina levou a melhor sobre Adelaide Ferreira por uma unha negra! Foi uma disputa sem tréguas, do primeiro ao último assalto, mas a rapariga do amor de água fresca conseguiu, por um voto, a primeira posição deste grupo. A acompanhar estas duas senhoras para a próxima fase está Eugénia de Melo e Castro, que ficou na terceira posição, a grande distância... O meu lamento vai para a menina dos Da Vinci, que merecia melhor sorte... Eis a classificação final, após 62 votos:

1. Dina - 35% (22)
2. Adelaide Ferreira - 34% (21)
3. Eugénia de Melo e Castro - 15% (9)

4. Iei Or - 8% (5)
5. Anamar - 4% (3)
6. Ana Paula Reis - 3% (2)


O grupo II da eleição PPFMA80 está já online. Podem, então, votar na vossa menina preferida do seguinte conjunto: Adelaide Ferreira, Ana Paula Reis, Anamar, Dina, Eugénia Melo e Castro e Iei Or. É na barra lateral. Obrigado pela participação!

(Observação: ligações do sítio Música Portuguesa - Anos 80.)

segunda-feira, dezembro 17, 2007

It's a kind of magic (XII)

Inspirado pela sugestão do João Pedro, no "talk talk" da barra lateral, e porque estamos a uma semana da noite de Natal, fui à procura da Band Aid e do famosíssimo Do They Know It's Christmas. Não me interessava o teledisco oficial, até porque é por demais conhecido, e o objectivo desta rubrica não é colocar telediscos oficiais, mas sim actuações ou outros momentos que, por alguma razão, tenham algo de especial. No fundo, como diria um Dicionário de Português-ManuelMachadês, que "momentos que saiam dos padrões da normalidade e induzam no leitor deste blogue um quadro motivacional elevado". Encontrei a actuação referida pelo João, no Live Aid, mas não foi essa que escolhi para este momento mágico. Preferi trazer aqui a actuação que a Band Aid fez num Top Of The Pops (lendário programa da BBC), actuação essa recheada de momentos curiosos.

Em primeiro lugar, há que destacar o esforço por parte da produção do programa em levar ali aquele montão de artistas de topo da música inglesa da altura. Mesmo assim, nem todos compareceram - George Michael e Bono são as ausências mais notadas, e é engraçado ver-se Paul Weller (Style Council) a "fazer" de Bono. Quanto à parte de George Michael, a realização optou por dar uma panorâmica geral do grupo. Sting também é convidado a tirar algum protagonismo a Simon LeBon, mas ele, o Sting, leva isso na desportiva com um sorrisinho maroto. Curiosa é também a presença de Jim Diamond, Nik Kershaw e Jimmy Sommerville (Communards), eles que no teledisco oficial, creio eu, não aparecem (pelo menos em lugar de destaque). Engraçado é também verificar o que acontece ao microfone de Boy George, desde a sua primeira intervenção até à segunda vez que canta a solo. Que terá ele feito àquilo? Pelo meio, vê-se o ar apaixonado como Holly Johnson e Paul Rutherford (FGTH) dançam, agarradinhos um ao outro, e as maneiras politicamente pouco correctas do mentor de tudo isto, Bob Geldof, primeiro a esfregar os ohlos como se tivesse acabado de acordar, depois a limpar o nariz com a mão, num gesto digno de qualquer guna constipado que se preze. O vídeo que podem ver a seguir é um momento mágico. Foi em 1984.



Momentos mágicos anteriores:
mike scott kim wilde wham milli vanilli bonjovi phil collins eurythmics new order duran duran bauhaus peter murphy

sábado, dezembro 15, 2007

PPFMA80 - Grupo I - ENCERRADO

Xana, Teresa Salgueiro e Dora são as três primeiras classificadas do grupo I da eleição de Personalidade Portuguesa Feminina da Música dos Anos 80, e, por isso, estarão na próxima fase. O destaque vai todo para a vocalista dos Rádio Macau, que não deu hipóteses a Teresa Salgueiro (ex-Madredeus), a única que, na minha opinião lhe poderia fazer frente. Pela negativa, a baixa votação de Anabela Duarte, tendo em conta a importantância que os Mler Ife Dada assumiram na pop dos anos 80. Aqui está a classificação final, após 66 votos:

1. Xana - 36% (24)
2. Teresa Salgueiro - 27% (18)
3. Dora 20% (13)

4. Theresa Maiuko 9% (6)
5. Anabela Duarte 5% (3)
6. Pilar 3% (2)


O primeiro grupo a entrar em acção é composto por Anabela Duarte, Dora, Pilar, Teresa Salgueiro, Theresa Maiuko e Xana. Para votar, é na barra lateral. Obrigado pela participação!

(Observação: Para uma informação mais completa sobre as artistas a concurso, os nomes irão estar linkados para a respectiva página do excelente site Música Portuguesa - Anos 80.)

domingo, dezembro 09, 2007

Queridos Anos 80 no MySpace

Uma pessoa vai no autocarro, fala-se do MySpace. Vai à padaria logo de manhã, fala-se no MySpace. Entra no elevador, os vizinhos falam do MySpace. Vai às finanças, o funcionário fala do MySpace. Vai ao médico tratar a hérnia discal que anda a chatear e a primeira pergunta com que se é confrontado: "O quê? O Queridos Anos 80 ainda não tem MySpace?"

"Prontos", tomem lá!

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Personalidade Portuguesa Feminina da Música dos Anos 80

Com este post, está aberta a mega-ultra-hiper sondagem/eleição daquela que foi para vós, ilustres visitantes deste espaço, a mulher portuguesa mais importante para a música dos anos 80. Já estão a ver que o post"As Meninas dos Nossos Olhos" não surgiu por acaso...

Como é que isto se vai desenrolar? Vejamos:

1. Há 22 nomes a votação, divididos em 4 grupos (dois de 6 e dois de 5).
2. Nos grupos de 6 elementos, apurar-se-ão as 3 mais votadas. Nos grupos de 5 elementos, as 2 mais votadas.
3. A segunda fase terá, assim, 10 mulheres, divididas em dois grupos de 5.
4. Aí, apurar-se-ão as 2 mais votadas em cada grupo e a 3ª classificada com mais votos.
5. A final será composta por 5 mulheres.
6. Cada votação terá a duração de uma semana, de sexta a sexta.
7. Só podem votar uma vez (sim, eu sou mesmo crente...)

Os nomes a concurso são uma escolha pessoal minha e limitam-se ao universo da pop-rock portuguesa dos anos 80. Alguma outra questão que queiram ver esclarecida, façam o favor de usar a caixa de comentários.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Solidariedade em Ovar - 08/12


Festa de beneficência a favor da Cruz Vermelha, no Sábado, dia 8 de Dezembro, em três locais de Ovar em simultâneo – Glory’s, 100 Álcool e Know How.
Actuação dos seguintes dj’s:

o Dj Johnny Light
o Dj Grandmaster Tom
o Dj Ace Ventura (anos 80)
o Dj Bruno M.
o Dj’s Beta e Sofia

Para entrar na festa devem levar um brinquedo novo, de preferência para crianças dos 6 aos 10 anos. O objectivo é reunir o maior número de brinquedos para a Cruz Vermelha poder distribuir por crianças desfavorecidas este Natal.

terça-feira, dezembro 04, 2007

Novo teledisco: SCORPIONS - Big City Nights

Para mudar um pouco a onda, e porque a banda em causa passa hoje por Lisboa e na quinta-feira por Guimarães, resolvi trazer até à barra lateral o teledisco de Big City Nights dos Scorpions. Escolhi este teledisco por duas razões. Em primeiro lugar para combater o lugar-comum de ver os Scorpions como uma banda de baladas - talvez por culpa da colectânea Gold Ballads, cujo expoente máximo é Still Loving You. Não conheço a fundo a carreira destes alemães, mas eles são acima de tudo uma banda de hard-rock ou heavy metal, como quiserem. Em segundo lugar, porque o pessoal masculino que visita este blogue vai perceber. O teledisco mostra uns Scorpions no pico da sua popularidade, desdobrando-se entre sessões de autógrafos, promoção, concertos de estádio, e umas escapadelas até à praia onde os motivos de interesse abundam. A realização é dos senhores Marty Callner e Richard Perry. Na barra lateral.

domingo, dezembro 02, 2007

PETER MURPHY - 30/11/07 - VN Gaia

Ainda não recuperei completamente da desilusão de ter visto um dos meus temas preferidos de Peter Murphy ficar de fora da set list. All Night Long não foi tocado, nem mesmo depois de 4 encores. E Indigo Eyes também não. É claro que o artista não pode tocar tudo o que nós queremos, mas temos direito ao amuo quando as nossas preferidas ficam de fora. E eu fiquei amuado. O que vale é que fui acabar a noite no Heaven's, no auto-denominado Gothic Bar do Porto que tinha agendada uma Peter Murphy After Party, o que me fez recuperar um pouco da frustração...

Quanto ao resto, foi um grande concerto de rock (apesar das más condições acústicas que um pavilhão deste tipo oferece). Peter Murphy está em grande forma tanto física como vocal. Aos 50 anos, este homem é um senhor no palco, um grande intérprete com o seu estilo teatral, mas nunca distante do público, como por vezes acontece com este tipo de actuação, em que os artistas estão demasiado concentrados na sua performance e esquecem quem está à sua frente. Murphy esteve sempre muito perto dos fãs, agradeceu-lhes, sorriu, apelou ao coro de vozes. E até lançou rosas brancas para o público. A presença de Mark Gemini Thwaite, guitarrista dos The Mission, foi um valor acrescentado.

Como momentos altos da noite, eu destacaria Strange Kind Of Love, Cuts You Up e She's In Parties. Gliding Like a Whale e I'll Fall With Your Knife, as duas do magnífico Cascade, foram também de arrepiar. E até o primeiro tema do último álbum, Idle Flow, se mostrou um momento importante na noite. Murphy não fez um concerto para a audiência mainstream, o que muito agradou à facção Bauhaus que estava presente. Da sua banda de sempre tocou, para além de She's In Parties, The Passion Of Lovers, Terror Couple Kill Colonel e Burning From The Inside (esta abrir o concerto). Houve ainda direito a visitar os Joy Division (Dead Souls), os The Mission (Tomorrow Never Knows, original dos Beatles) e os Nine Inch Nails (Hurt).

Não fiquei tão perto do palco como gostaria, até porque queria fazer uma reportagem fotográfica decente para o QA80. As fotografias tiradas não ficaram "por aí além", por isso apenas seleccionei 5 para ilustrar, de alguma maneira, o que se passou. A preto e branco, como é óbvio.