PS - Um grande agradecimento ao André Henriques, responsável pelo flyer do evento.
abc bangles billy idol bruce springsteen cyndi lauper classix nouveaux climie fisher cult cure erasure depeche mode duran duran echo & the bunnymen gazebo housemartins human league industry jesus and mary chain kim wilde lloyd cole madonna mission new order nik kershaw omd prince sandra sigue sigue sputnik sisters of mercy smiths sound spandau ballet time bandits u2 voice of the beehive waterboys wham yazoo e... muitos mais!
Como a Sara (obrigado pela lembrança!) muito bem referiu, na chat box, o concerto que os Depeche Mode deram no Pasadena Rose Bowl, em 18 de Junho de 1988, é um concerto mítico. Um fã dos Depeche Mode percebe o que quero dizer. Este concerto, sobre o qual passam hoje 20 anos, pertence à galeria dos grandes concertos da história da música. Ali se percebe como a música pode ser religião. 101 foi isso mesmo: o centésimo-primeiro concerto dos Depeche Mode da digressão que então promovia, na América, o álbum Music For The Masses.
Portugal faz hoje o segundo jogo do Euro 2008 e o Queridos Anos 80 traz aqui a recordação da canção que serviu de hino à prestação portuguesa no Euro 1984, aquele da meia-final dramática contra a França. A canção chama-se Selecção de Todos Nós, tem letra de António A. Pinho e música de Tó-Zé Brito. Podem recordá-la, aqui em baixo. Resta acrescentar que este post só foi possível dada a gentileza do blogue Pobo do Norte, que simpaticamente disponibilizou a canção e a respectiva imagem do single. Obrigado! E força Portugal!
Já "roda" na barra lateral o teledisco de Sai P'rá Rua, primeiro single retirado de Circo de Feras, o álbum que levou os Xutos & Pontapés definitivamente aos tops nacionais no ano de 1987. Na véspera do Dia de Portugal, achei importante trazer aqui o primeiro teledisco da minha banda portuguesa favorita de sempre. Os Xutos gravaram-no na fábrica do Kalú, no Montijo, numa altura em que não estávamos habituados a telediscos portugueses com enredo, personagens, and so on... O história é básica, tendo por base um rapto e a tentativa bem sucedida de salvar uma criança das mãos dos malfeitores. A curiosidade maior (para além de um Zé Pedro carregadinho de maquilhagem) é ver Catarina Furtado, então adolescente, a ser salva nos braços do Kalú. Aposto que ele não se importava de fazer um remake...
Venho por este meio informar que, já esta sexta-feira, este vosso servo estará no Glory's Bar, em Ovar, a dar música da década dourada da pop a quem por lá aparecer. A ocasião justifica-se pelo aniversário do programa Flashback, da AVFM (Antena Vareira FM), cujo animador, o DJ Ace Ventura, teve a gentileza de me convidar. See you there!