sexta-feira, junho 27, 2008

28 de Junho - Club Mau Mau

Já estamos em contagem descrescente para a festa mais refrescantemente revivalista da cidade do Porto. É uma espécie de final countdown para a entrada em força do verão ao som das sonoridades que marcaram a década de 80. Quem já foi, conhece a qualidade do evento, aprimorado por esses magos do som - internacionalmente aclamados -, os colocadores-de-música Ivo T e tarzanboy. A décima-quinta noite Queridos Anos 80, no próximo sábado, no Club Mau Mau (Porto), conta com a vossa presença. Até sábado!

PS - Um grande agradecimento ao André Henriques, responsável pelo flyer do evento.

segunda-feira, junho 23, 2008

You're The Voice (IV)

As crianças são o melhor do mundo. E com uma guitarra na mão e a atitude certa de uma rock star podem conquistar o universo. O Matthew, que podemos ver no vídeo deste post, tem tudo para ser o próximo Bryan Adams. Aqui o vemos numa rendição apaixonante de Kids In America, de Kim Wilde. Não vejo a hora de pôr o meu tarzanbaby a fazer cenas destas!

quarta-feira, junho 18, 2008

It's a kind of magic (XV)

Na sequência do texto anterior, trago aqui a recordação de Behind The Wheel, que abriu o concerto 101, no Pasadena Rose Bowl. Para além da prestação da banda, podemos ver imagens do grupo de fãs que ganhou o passatempo. Nos rostos de Dave Gahan e Martin Gore transparece a felicidade de quem parece não acreditar estar ali, perante milhares de devotees, dançando, cantanto e gritando pelos seus nomes. A certa altura, o pano cai e Dave aproxima-se do limite do palco. Chovem peças de roupa. O maior frontman da história da música está entregue às massas. O vídeo que se segue é um momento mágico. Foi em 1988.



Momentos mágicos anteriores:
mike scott kim wilde wham milli vanilli bonjovi phil collins eurythmics new order duran duran bauhaus peter murphy band aid sabrina cure

Depeche Mode 101 Live @ Rose Bowl - 20 anos

Como a Sara (obrigado pela lembrança!) muito bem referiu, na chat box, o concerto que os Depeche Mode deram no Pasadena Rose Bowl, em 18 de Junho de 1988, é um concerto mítico. Um fã dos Depeche Mode percebe o que quero dizer. Este concerto, sobre o qual passam hoje 20 anos, pertence à galeria dos grandes concertos da história da música. Ali se percebe como a música pode ser religião. 101 foi isso mesmo: o centésimo-primeiro concerto dos Depeche Mode da digressão que então promovia, na América, o álbum Music For The Masses.

É engraçado constatar como a história destes 20 anos em que este concerto acompanhou a minha vida é também a história resumida da evolução dos formatos áudio. Em finais da década de 80, o vinil de 101 passou pelas minhas mãos. Gravei-o numa cassete Maxell, mas, mais tarde, adquiri a cassete original que rodou vezes sem conta, lá na aldeia, durante o verão, no leitor de cassetes do velhinho Citroën Visa dos meus pais. Depois, já na década de 90, comprei o CD e a cassete de vídeo. Já no século XXI, ofereceram-me o DVD.

A versão é vídeo é também um documentário que acompanha as aventuras de um grupo de fãs que tinham ganho, num passatempo, a oportunidade de irem em digressão com os Depeche Mode. Ficou-me na memória a cena em que os membros da banda entram no autocarro dos fãs e os vão acordar à cama... Imperdível!

quarta-feira, junho 11, 2008

Portugal: a canção de 1984

Portugal faz hoje o segundo jogo do Euro 2008 e o Queridos Anos 80 traz aqui a recordação da canção que serviu de hino à prestação portuguesa no Euro 1984, aquele da meia-final dramática contra a França. A canção chama-se Selecção de Todos Nós, tem letra de António A. Pinho e música de Tó-Zé Brito. Podem recordá-la, aqui em baixo. Resta acrescentar que este post só foi possível dada a gentileza do blogue Pobo do Norte, que simpaticamente disponibilizou a canção e a respectiva imagem do single. Obrigado! E força Portugal!

segunda-feira, junho 09, 2008

Novo teledisco: XUTOS & PONTAPÉS - Sai P'rá Rua

Já "roda" na barra lateral o teledisco de Sai P'rá Rua, primeiro single retirado de Circo de Feras, o álbum que levou os Xutos & Pontapés definitivamente aos tops nacionais no ano de 1987. Na véspera do Dia de Portugal, achei importante trazer aqui o primeiro teledisco da minha banda portuguesa favorita de sempre. Os Xutos gravaram-no na fábrica do Kalú, no Montijo, numa altura em que não estávamos habituados a telediscos portugueses com enredo, personagens, and so on... O história é básica, tendo por base um rapto e a tentativa bem sucedida de salvar uma criança das mãos dos malfeitores. A curiosidade maior (para além de um Zé Pedro carregadinho de maquilhagem) é ver Catarina Furtado, então adolescente, a ser salva nos braços do Kalú. Aposto que ele não se importava de fazer um remake...

quarta-feira, junho 04, 2008

Glory's Bar - 06/Junho

Venho por este meio informar que, já esta sexta-feira, este vosso servo estará no Glory's Bar, em Ovar, a dar música da década dourada da pop a quem por lá aparecer. A ocasião justifica-se pelo aniversário do programa Flashback, da AVFM (Antena Vareira FM), cujo animador, o DJ Ace Ventura, teve a gentileza de me convidar. See you there!