quarta-feira, março 25, 2009

Geração 70 80 & 90 - 4/Abril - AR D'MAR

No dia 21 de Fevereiro, o AR D'MAR (bar situado na praia de Canide - Norte, em VN Gaia), viveu um momento memorável da sua ainda curta existência. Foi neste magnífico espaço à beira-mar plantado que aconteceu a 17ª festa Queridos Anos 80. O ambiente esteve frenético e as pulsações bem aceleradas. Tudo graças aos sons proporcionados pela dupla Pedro Mineiro e tarzanboy. A experiência foi inesquecível e quem lá esteve ficou a pedir mais.
Pois bem, como o que é bom é para repetir, os suspeitos voltam ao local do crime. No dia 4 de Abril (sábado), propomos a todos uma noite de âmbito sonoro mais alargado. GERAÇÃO 70 80 & 90 é a designação desta festa que promete superar todas as expectativas. O fio condutor será a música dos anos 80, mas podem contar com incursões ao disco sound dos anos 70 e ao eurodance dos anos 90.
Esperamos por vós, para uma festa com vista para o mar. Estão todos convidados! Até dia 4 de Abril!

O QA80 no Cotonete

O Queridos Anos 80 é destaque da semana no Cotonete, na rubrica dedicada aos blogues musicais. Agradeço ao Hélder Gomes o destaque e a qualidade do trabalho. E não se esqueçam, na barra lateral, podem ouvir a rádio QA80 que criei no Cotonete logo nos inícios deste blogue.

sexta-feira, março 20, 2009

A notícia do ano!!!


O Queridos Anos 80 declara-se solenemente o BLOGUE OFICIAL do HERE AND NOW em Portugal (eles não sabem, mas isso não interessa para agora). E uma festa do Queridos Anos 80 em Lisboa, depois do concerto? Ia bem, não ia? Estou eufórico! (um obrigado ao Ivo Teixeira, pela fantástica notícia!)

Press Release oficial:
Bilhetes à venda a partir de dia 20 de Março!

Plateia - 51,00 Euros
Balcão Nível 1 - 61,00 Euros
Balcão Nível 2 - 41,00 Euros

Here and Now Lisboa 2009 – O melhor dos Anos Oitenta Ao Vivo - chega finalmente a Portugal e traz consigo o melhor dos anos 80, com actuações de Rick Astley, Kim Wilde, Belinda Carlisle, ABC, Nik Kershaw e Curiosity Killed the Cat, todos juntos numa noite de pura nostalgia e êxitos non-stop!

Here And Now é o espectáculo ao vivo de maior êxito alusivo aos anos 80, sendo uma marca lançada em 2001 e tendo-se tornado num sucesso estrondoso desde então. O que torna Here And Now tão único é o facto de todos os artistas actuarem e deste se tratar de um espectáculo composto apenas por temas de sucesso. Muitas das bandas reuniram-se especialmente para esta digressão ou, em alguns casos, é a primeira vez em muitos anos que vão actuar ao vivo!

A primeira digressão realizada no Reino Unido decorreu em Novembro de 2001 e contou com a presença de nomes como Paul Young , Kim Wilde (que abriu uma excepção e voltou ao activo apenas para este espectáculo!), Curiosity Killed The Cat, Nick Heyward, Heaven 17, T'Pau e Go West. A digressão realizou-se para mais de 60.000 pessoas, efectuada em 7 recintos diferentes. Seguiram-se outras 5 digressões pelo Reino Unido e, posteriormente, digressões internacionais que passaram pela Austrália, Japão, Extremo Oriente e por toda a Europa. O espectáculo apresenta uma fusão de mais de 30 artistas, com um alinhamento que é constantemente alterado consoante o país no qual for apresentado.
Em 2003, esta marca exclusiva realizou-se pela primeira vez em estádios, com espectáculos no Bolton Wanderers Reebok Stadium e Bournemouth Football Club.

Mais recentemente, em 2007, a digressão Here And Now realizou 17 enormes eventos em espaços abertos e que esgotaram por todo o Reino Unido, 11 espectáculos já se encontram à venda para este Verão, sendo que Blickling Hall em Norfolk, já esgotou a sua capacidade para 10 mil lugares, pelo segundo ano consecutivo! E o mesmo aconteceu com a sala Quarry, em Shrewsbury, com capacidade para 9 mil pessoas. A digressão seguinte, efectuada em estádios pelo Reino Unido, decorreu em Maio de 2008 com outro alinhamento fantástico e que pôs todas as pessoas a cantar e dançar nos seus lugares, tendo contado com a presença de nomes, que se estrearam no evento, como Rick Astley, Johnny Hates Jazz, Cutting Crew e Bananarama.

Tony Denton teve originalmente a ideia para o conceito Here and Now após ter promovido espectáculos semelhantes, com artistas dos anos 70, sob o nome "The Best Disco In Town", um formato que apresentava 7 artistas no mesmo espectáculo. Entre estes artistas figuravam nomes como KC & The Sunshine Band, Chic, Rose Royce, Village People e Tavares. Tony, na qualidade de agente da maioria dos artistas dos anos 80, considerou que seria uma evolução natural ter uma versão deste espectáculo, dedicada aos anos 80, e assim surgiu Here and Now.

Agora, 7 anos mais tarde, Here And Now tornou-se numa referência e os artistas já apareceram em inúmeros programas de televisão e rádio tais como GMTV, This Morning, The Alan Titmarsh Show, Loose Women, Saturday Kitchen, BBC Breakfast TV, os programas de Jonathan Ross e Steve Wright da Radio Two, o programa de Eaamon Holmes da Radio Five e em todos os programas de rádio da manhã, entre muitos outros. Para além disso, Here And Now tornou-se na escolha de eleição para eventos de empresas. Para além dos espectáculos de Verão realizados no Reino Unido, o futuro reserva a este evento a sua estreia na mundialmente famosa corrida de Ascot e, a 18 de Dezembro, irá realizar-se uma festa Here & Now Christmas Party , na sala Indigo 2 (que inclui actuações ao vivo de Belinda Carlisle, Kid Creole & The Coconuts e Curiosity Killed The Cat, bem como DJs convidados que irão tocar música dos anos 80 durante toda a noite) e mais digressões além-fronteiras, como a de 29 de Maio, no Pavilhão Atlântico.

quinta-feira, março 19, 2009

Dia do Pai


(Montagem feita a partir do belíssimo O Pai e Eu que o tarzanbaby ofereceu hoje ao tarzandaddy)

terça-feira, março 17, 2009

Novo teledisco: CLARENCE CLEMONS & JACKSON BROWNE - You're A Friend Of Mine

Faz-me um bocado de impressão ver ali o Clarence Clemons e o Jackson Browne a declarar amizade eterna e quase aos beijos e a doçura da Darryl Hannah (era namorada de Browne, na altura, apesar daquele cabelinho à Armando Gama) atirada para o sofá, a pintar. Faz-me muita espécie. A certa altura, a miúda farta-se daquilo e pega na câmara de filmar para registar o momento tão enternecedor entre aqueles dois senhores e filmar com especial atenção o saxofone do Clemons. Ai a marota. A canção é You're A Friend Of Mine, e foi um êxito nos anos 80. Clemons, o saxofonista da E Street Band, pediu folga ao Boss e aventurou-se a solo com o álbum Hero (1985), do qual foi retirado este single. O teledisco, realizado por Edd Griles (trabalhou com Cyndi Lauper e Huey Lewis & the News), não tem qualquer ponta de interesse se exceptuarmos a presença da bela Darryl Hannah (já vos disse que ela é uma doçura?). Para ver na barra lateral.

sábado, março 14, 2009

Cinco canções de amor: empate entre Bryan Adams e Madonna

Pois deu empate. Heaven e Crazy For You serão sempre dois momentos românticos dos anos 80 e os leitores do QA80 mostraram-no precisamente. Ambas as canções obtiveram 17 votos e colocaram Bryan Adams e Madonna lado a lado na primeira posição. A alguma distância, ficou a belíssima Only You, na voz quente de Alison Moyet (Yazoo). Mais longe ficaram Wishing, dos espaciais A Flock Of Seagulls (5 votos) e Secret, dos OMD (2 votos). Esta sondagem surgiu apropósito deste artigo. Obrigado pela vossa participação!

quarta-feira, março 11, 2009

Queridos Anos 80 - 13/Março - Club M80


A festa Queridos Anos 80 entra na maioridade com a sua décima-oitava edição, sexta-feira, 13 de Março. De regresso ao Porto, a noite de todas as recordações instala-se no Club M80, espaço renovado do antigo bar Mexcal, ao fundo da Rua da Restauração, no Porto. Apresentando mobiliário retro, o Club M80 tem no preto e no vermelho o pano de fundo perfeito para um ambiente de revivalismo saudável. É esta a casa em que o QA80 aposta para celebrar os sons que fizeram a década dourada da pop. O som estará a cargo de Ivo Branco, homem de noites mágicas no Swing Club de outros tempos, Ivo Teixeira e tarzanboy.

Festa Queridos Anos 80, uma noite sem tréguas às canções que nos viram crescer, sejam elas pop, rock, synth-pop, funk ou soul. Sexta-feira, 13: o azar será de quem não estiver!

NINA HAGEN (54)

É uma mulher do rock. É alemã e faz hoje 54 anos. Nina Hagen é o nome da fera. Parabéns!

sábado, março 07, 2009

Taylor Dayne

I feel the night explode when we’re together

Muito antes da Anastacia, houve Taylor Dayne, ou melhor, Leslie Wunderman, de seu nome verdadeiro, dona de um vozeirão respeitável. Para além dos atributos vocais, Taylor apresentava uma imagem engraçada, com os exageros típicos da época. A farta cabeleira assumia natural destaque.

Nasceu em Nova Iorque e, antes de enveredar por uma carreira a solo, integrou grupos com nomes como Felony e The Next.

Em 1985, juntou-se ao produtor Rick Wake e, sob o nome artísitico de Leslee, gravou dois singles orientados para as pistas de dança, cujos títulos não podiam ser mais convidativos: Tell Me Can You Love Me and I’m The One That You Want.

Dois dos seus álbuns foram dupla-platina, a saber Tell It To My Heart (1988) e Can’t Fight Fate (1989), precisamente os dois primeiros da sua carreira. A faixa-título do primeiro álbum é o seu maior êxito anível mundial, mas este LP contou ainda com mais três singles de sucesso: Prove Your Love, I’ll Always Love You e Don’t Rush Me. Do segundo álbum, menos bem sucedido que o primeiro, há a reter os êxitos With Every Beat Of My Heart e I'll Be Your Shelter.

Tell It To My Heart foi um dos grandes êxitos das pistas de dança dos anos 80. O seu autor, Seth Swirsky, conta aqui a história desta canção. Uma história que se cruza com a NBA e a Playboy.

Actualmente, Taylor Dayne continua a gravar, mas a sua actividade artística estendeu-se também ao teatro e ao cinema. O seu último álbum de originais data de 2008 e chama-se Satisfied, título curioso tendo em conta que o anterior, de 1998, se chamava Naked Without You. No espaço entre estes dez anos, Taylor editou registos ao vivo, remisturas e greatest hits.

(PS - Este texto surgiu a partir deste passatempo)

quarta-feira, março 04, 2009

Anos 80: cinco canções de amor

Já passaram mais de quinze dias sobre o dia de S. Valentim, mas não queria deixar de partilhar com os estimados leitores uma actividade que realizei com os meus alunos do 10º ano a propósito do Dia dos Namorados. Levei-lhes cinco canções de amor dos anos 80 - dificíl tarefa a de escolher entre tanta oferta - e, no final, propus-lhes a votação para a sua preferida. As canções eram Only You, dos Yazoo, Crazy For You, de Madonna, Wishing, dos A Flock Of Seagulls, Secret, dos OMD, e Heaven, de Bryan Adams. A mais votada, por esmagadora maioria, foi Heaven, do nosso amigo Bryan Adams. Seguiu-se Madonna com dois votos e os Yazoo com um voto. Não me surpreendeu a votação massiva em Heaven, até porque a maioria dos alunos já a conhecia (provavelmente recuperada numa qualquer telenovela...) e só alguns conheciam Crazy For You. Quanto às restantes três músicas, creio que foi a primeira vez que as ouviram. O que não lhes fez nada mal.

Já agora, proponho também aos estimados leitores que votem na sua preferida destas cinco. Podem fazê-lo na barra lateral, para além de ouvirem os temas naquele novo leitor cinzento que estou a utilizar à experiência... Obrigado pela participação!

domingo, março 01, 2009

Ar D'Mar: uma semana depois

A festa Queridos Anos 80 teve no Ar D'Mar a sua décima-sétima edição. Passada uma semana sobre o evento que abanou - literalmente - este renovado espaço à beira-mar, surgem agora algumas fotos representativas do ambiente que por lá se viveu. Gente bonita, gente bem humorada, gente divertida, gente entregue a uma noite de revivalismo saudável. A música esteve, como sempre, à altura do evento. O meu muito obrigado ao Pedro Mineiro pela óptima prestação na nobre tarefa de pôr toda a gente a dançar. E um grande agradecimento ao Rui Ribeiro pela oportunidade de receber este evento neste seu espaço tão agradável.


(Quem estiver interessado em adquirir a sua foto, basta enviar-me um e-mail (tarzanboy71@gmail.com), que eu o/a colocarei em contacto com o fotógrafo.)