domingo, maio 27, 2012

SIOUXSIE SIOUX (55)

A mulher mais carismática da música alternativa dos anos 80 faz hoje anos. Siouxsie Sioux (Susan Janet Ballion), a vocalista dos Siouxsie and the Banshees (e dos Creatures) completa hoje a bonita idade de 55 anos. Há tantos momentos bons desta diva dark nos anos 80 que é difícil selecionar os meus preferidos. Assim de repente, Israel ao vivo (álbum Nocturne), Cities In Dust, Candy Man, This Wheel's On Fire, The Killing JarThe Last Beat Of My Heart,... Parabéns!

terça-feira, maio 22, 2012

MORRISSEY (53)

everyday is like sunday, everyday is silent and grey

Morrissey completa hoje 53 anos. Vocalista dos The Smiths, foi uma das principais referências, senão a principal, da indie-pop-rock dos anos 80.

Steven Patrick Morrissey nasceu em Manchester, em Inglaterra. Aos 18 anos foi presidente do clube de fãs inglês dos New York Dolls. Desenvolveu também uma espécie de culto pela figura de James Dean, que culminou na autoria do livro James Dean Is Not Dead. Em finais dos anos 70 cantou numa banda chamada Nosebleeds, mas foi em 1982, quando conheceu o guitarrista Johnny Marr, que o seu futuro - e já agora o da música - ficou decididamente marcado. Começaram a escrever canções juntos e, em 1983, lançavam o single Hand In Glove, sob a designação de The Smiths. A partir daí foi todo um percurso de talento, culto e polémica. Em 1987, lançaram o seu último álbum de estúdio, Strangeways, Here We Come, após o qual, Marr deixou o grupo em conflito aberto com Morrissey.

O ano de 1988 marca o início da carreira a solo de Morrissey, já depois da dissolução dos The Smiths. Os dois singles que lançou nessa altura depressa se constituíram como duas das mais belas composições pop de sempre. Chamam-se Suedehead e Everyday Is Like Sunday. O álbum de estreia, Viva Hate, foi a melhor resposta de Morrissey àqueles que vaticinavam o seu fracasso sem a "muleta" Marr. Produzido por Stephen Street e contando com Vini Reilly (Durutti Column) na guitarra, Viva Hate revelou a face mais pop de Morrissey e até incluiu a presença do sintetizador, instrumento maldito para os The Smiths. Antes do final da década, surgiu o single The Last Of The Famous International Playboys, mais uma pérola pop, enriquecida por um dos títulos mais mordazes da música, na minha opinião.

Durante a década de 90, Morrissey teve dificuldades em atingir o nível de Viva Hate. Teríamos de esperar até 2004, ano em que surgiu aquele que é, para mim, um dos melhores álbuns de todos os tempos: You Are The Quarry. Logo de seguida, quase sem que contássemos, surgiu Ringleader Of The Tormentors, na minha opinião não tão forte como o seu antecessor. 2009 viu a edição de Years Of Refusal, álbum cuja capa fica para a história como uma das melhores que a indústria musical já viu. Ora vejam. Aos 53 anos, ele parece estar na melhor forma de sempre, e prepara-se para visitar o nosso país, no Cascais Music Festival, no dia 24 de julho. Eu juro que vou fazer tudo para estar lá! Parabéns, Moz!

segunda-feira, maio 14, 2012

IAN ASTBURY (50)

Considero o álbum Love (1985), dos The Cult, como um dos meus preferidos da década de 80. É um álbum rock que ouço com prazer do início ao fim, aqui e ali pincelado com uma vertente gótica que eles abandonariam no álbum seguinte, o poderoso Electric (1987). Ian Astbury, o vocalista, sempre foi uma personalidade algo enigmática para mim e apesar dos rumores sobre as suas más prestações ao vivo (pelo menos inferiores aos registos em estúdio), lamento o facto de nunca os ter visto ao vivo. E oportunidades não faltaram. Creio que, agora em 2012, no Festival Marés Vivas, finalmente terei oportunidade de colar este cromo na caderneta dos meus concertos. Entretanto, o último álbum está aí a rebentar e chama-se Choice Of Weapon. Ian Astbury, que "fez" de Jim Morrison aqui há uns anos, completa hoje 50 anos. Parabéns!

quinta-feira, maio 10, 2012

BONO (52)

Parabéns, Paul Hewson! Um grande cantor, uma grande figura, enfim, um ícone enorme da música pop-rock. O vocalista dos U2 faz hoje 52 anos. O ex-Presidente americano,George W Bush, associa-se ao Queridos Anos 80, numa homenagem singela ao vocalista dos U2:

sábado, maio 05, 2012

Sétima Legião na Casa da Música

O concerto da Sétima Legião em Lisboa deve ter acabado há alguns minutos e eu só lá não estou porque a crise não deixa. Esta crise que está a dar cabo das nossas finanças e nos impede de vivermos a vida na plenitude. Como, por exemplo, ir a Lisboa ver, outra vez, uma das bandas da minha vida.
Estive na Casa da Música no domingo passado, na companhia de um amigo de sempre, com quem tinha visto a Sétima em 1991, no Coliseu do Porto, num concerto que teve a primeira parte a cargo dos Diva. Quase vinte anos depois, este concerto soube-me a reencontro de melhores amigos, de gente que não se vê há uma porrada de anos, mas que sempre esteve perto, connosco, sempre nos acompanhou. A Sétima Legião reencontrou-se e reencontrou-nos, aos fãs, aos seus admiradores. E aquelas canções continuam bem vivas, bem fortes, com uma pujança admirável, própria das canções intemporais e incríveis. Porque aquelas canções são incríveis de belas. As melodias, os arranjos, as letras do Francisco, a voz nostálgica do Pedro, o acordeão do Gabriel, a gaita de foles do Paulo, tudo concorre para uma harmonia em palco que é única na música portuguesa.
E saímos de lá de alma cheia, com um sorriso da orelha a orelha, e com vontade de os ver outra vez o mais rapidamente possível, de os acompanhar para todo o lado, e, claro, de comprar a reedição da discografia que vem aí, que incluirá o DVD do concerto que a RTP2 transmitiu na altura (podem encontrar na página do Queridos Anos 80 no You Tube, excertos deste concerto que eu coloquei a partir de uma velhinha cassete VHS). Entretanto, já foi anunciada uma nova data para o Porto - 11 de outubro - desta feita para o Coliseu. A Casa da Música oferece outras garantias de qualidade sonora, mas será no Coliseu que o verdadeiro ambiente "Sétima Legião" fará sentido, livre de cadeiras que só atrapalham na hora de saltar e dançar.