quinta-feira, dezembro 25, 2014

SHANE MACGOWAN (57)

No dia de Natal, nasceu Shane MacGowan. Há 57 anos. O vocalista dos The Pogues, que deu voz a temas inesquecíveis como A Pair Of Brown Eyes (1985), Dirty Old Town (1985), Fairytale Of New York (1987, em dueto com Kirsty MacColl), Fiesta (1988) ou Misty Morning Albert Bridge (1989), contribuiu como poucos para a vitalidade da indústria vinícola em Inglaterra. Em palco, dizia-se que Shane era tanto melhor quanto maior era o seu estado de embriaguez. Infelizmente, nunca pude ver os Pogues ao vivo, apesar de terem passado por cá várias vezes. Nos anos 90, já depois de ter saído dos Pogues por razões... alcoólicas, formou os Shane MacGowan And The Popes. O que pouca gente talvez saiba é que Shane fez parte, ainda nos anos 70, de uma banda punk com o sugestivo nome de The Nipple Erectors, (The Nips, para facilitar as coisas). No YouTube, onde mais poderia ser, encontram coisas deles.
Os Pogues regressaram em 2001, com Shane ao leme das operações (dentro dos possíveis), por isso a esperança de os ver ao vivo ainda não morreu.

ANNIE LENNOX (60)

Comecemos pelo mais recente. Em outubro deste ano, Annie Lennox editou o sexto álbum a solo, um conjunto de clássicos soul, jazz e blues que a cantora ouvia em criança. Com o título Nostalgia, inclui temas como Georgia On My Mind, Summertime ou I Put A Spell On You, e está nomeado para um grammy.
Depois do regresso em 2005 em formato Eurythmics, Annie e Dave Stewart voltaram a tocar juntos em 2014 no concerto tributo aos Beatles - The Night That Changed America: A Grammy Salute to The Beatles - no qual interpretaram A Fool On The Hill.
Hoje, Annie Lennox completa 60 anos. Parabéns!

segunda-feira, dezembro 08, 2014

SINÉAD O'CONNOR (48)

Sinead O'Connor chegou ao estrelato mundial com a versão de Nothing Compares 2 U (1990), já tinha lançado um álbum a solo três anos antes. The Lion And The Cobra produziu como singles os temas Mandinka e I Want Your (Hands on Me). Em 1990, a tal versão do original de Prince colocou-a no topo das tabelas de vendas e o álbum do qual foi retirada, I Do Not Want What I Haven't Got, na altura comprado a meias com a minha tarzansister, foi completamente devorado lá em casa... Depois disso, perdi o rasto a esta irlandesa, mas a sua atividade musical não abrandou. O seu último álbum, o décimo, saiu este ano e chama-se I'm Not Bossy, I'm The Boss. Hoje, Sinead O'Connor completa 48 anos. Parabéns!
Quando

Duas curiosidades:

1. Em finais da década de 90, Sinead foi ordenada sacerdotiza por um grupo católico que se autodenomina como independente. O Vaticano não reconheceu a ação e lembrou que a excomunhão existe...

2. Em 2000, denunciou Shane MacGowan à polícia por posse de droga numa tentativa de o salvar da dependência da heroína. Pelos vistos, Shane ficou, na altura, furioso, mas já agradeceu publicamente a Sinead por tê-lo feito ver a luz...

domingo, dezembro 07, 2014

CLAUDIA BRÜCKEN (51)

Chama-se Where Else e é o terceiro álbum a solo de Claudia Brücken, a voz que, nos anos 80, com os Propaganda, nos pôs a dançar ao som de Duel.
Lançado este ano pela Cherry Records, Where Else é um conjunto de originais - excetuando a versão de Day Is Done, de Nick Drake - cuja produção ficou a cargo de John Williams.
Há uma entrevista recente de Claudia Brücken, para a Cherry Red TV, na qual a cantora dos "Abba from hell" (designação que, um dia, um crítico musicla colou aos Propaganda) faz a restropetiva da sua carreira. Hoje, Claudia completa 51 anos. Parabéns!