sábado, setembro 26, 2015

BRYAN FERRY (70)

O último álbum de Bryan Ferry chama-se Avonmore e foi lançado em novembro de 2014. É o décimo quarto trabalho a solo deste senhor que continua a ocupar um lugar muito especial no coração deste blogue. Este longa duração inclui uma deliciosa versão de Johnny and Mary, o clássico de Robert Palmer. Aqui, Ferry entra em parceria com o norueguês Todd Terje. A ouvir, com urgência.
Hoje, Bryan Ferry completa a bonita idade de 70 anos. Parabéns!

segunda-feira, setembro 14, 2015

MORTEN HARKET (56)

Os a-ha encerraram a atividade em 2010, mas não aguentaram muito tempo separados. Cinco anos volvidos, reuniram-se e... eis um álbum fresquinho, acabadinho de sair. Chama-se Cast In Steel e é o décimo trabalho deste trio norueguês que povoou o imaginário - e as paredes do quarto - de muito adolescente nos anos 80.
Morten Harket, o vocalista, também tem álbum recente a solo. Foi editado no ano passado e tem por título Brother. É o sexto trabalho (o quarto cantado em inglês) do rapaz que um dia saiu da banda desenhada para se apaixonar pela miúda do café. Morten faz hoje 56 anos. Parabéns!

terça-feira, setembro 08, 2015

AIMEE MANN (55)

Aimee Mann deu os primeiros passo dignos de registo na música através da banda punk, os The Young Snakes (editaram o EP Bark Along With The Young Snakes em 1983), mas só atingiu a notoriedade como vocalista dos Til Tuesday, banda que produziu duas canções de assinalável qualidade: What About Love e, principalmente, Voices Carry. Nos anos 90, esta loira de Richmond, na Virgínia, iniciou uma carreira a solo que haveria de produzir oito álbuns, o último dos quais de 2012.
Atualmente, Aimee Mann forma com Ted Leo o duo The Both, cujo álbum de estreia homónimo saiu em 2014. Uma atuação inteirinha - e muito bem disposta - dos The Both na KEXP pode ser vista aqui. É caso para dizer que Aimee Mann está a saber envelhecer muito bem. Hoje, completa 55 anos. Parabéns!

segunda-feira, setembro 07, 2015

CHRISSIE HYNDE (64)

Chrissie Hynde, a voz dos Pretenders, editou o seu primeiro álbum a solo em junho de 2014. Chama-se Stockholm (adivinhem onde foi gravado?) e tem muitos convidados, entre os quais emergem os nomes de Neil Young e... John McEnroe, esse mesmo, o irascível génio do ténis, que mostra predicados na guitarra elétrica. O Queridos Anos 80 já teve a oportunidade de ouvir este álbum e assegura que Hynde está em grande forma.
As últimas novidades revelam-nos que, precisamente amanhã, dia 8 de setembro, sairá para as bancas o seu livro de memórias. Reckless, My Life As a Pretender leva-nos a acompanhar todo um percurso de vida desde sempre ligado à música, desde a adolescência no Ohio até à cena punk de Londres. Um percurso ao qual sobreviveu, nas suas próprias palavras, por milagre. Quem a quiser ouvir falar sobre esta aventura no mundo dos livros, pode aceder à BBC Radio 4, amanhã, às 10 horas da manhã, no programa Woman's Hour.
Hoje, Chrissie Hynde completa 64 anos. Parabéns!