quinta-feira, janeiro 23, 2020

45 rotações (XIII)

Heróis do Mar
Amor / Pasión

Os Heróis do Mar estão por direito próprio na história da pop-rock portuguesa com um conjunto de canções que marcaram a primeira metade dos anos 80 e não precisavam, digo eu, de ter feito esta brincadeira poliglota (na verdade, é só biglota) - um single (felizmente!) limitado a 2000 exemplares, que foi oferecido com o 12" polegadas "Heróis do Mar". De um lado, em inglês, Amor (Hap Hap Happy Day). Do outro, em espanhol, Pasión. Não sei qual das duas versões me causa mais urticária. É ouvir e avaliar. Serve como documento fofinho de uma época e atesta o desígnio nacional de que heróis do mar português querem-se mesmo é a cantar na língua de Camões.


quarta-feira, janeiro 08, 2020

45 rotações (XII)

Helena Isabel
Porta Aberta

Helena Isabel, a locutora de continuidade - entre outras personagens - do mítico O Tal Canal, também editou discos. Não foram muitos, é verdade, que a sua verdadeira vocação estava virada para as luzes, câmaras e... ação. Como ela mesma diz numa entrevista que anda pelos youtubes desta vida, a música sempre foi um complemento para a sua carreira de atriz, por isso nunca quis ser verdadeiramente uma rainha dos tops de vendas de singles ou LPs. Ainda assim, participou em mais do que uma edição do Festival RTP da Canção quer a solo quer fazendo parte do Quinteto Paulo de Carvalho.
Este 45 rotações, Porta Aberta, que pode ser escutado aqui em baixo, foi editado em 1983 e conta com letra de Nuno Gomes dos Santos e música de José Calvário.


sexta-feira, janeiro 03, 2020

45 rotações (XI)

Fernanda
Vai Mas Vem

Podia ter sido a nossa Sheena Easton, quem sabe até uma Madonna à portuguesa, mas, numa indústria musical feminina de tão reduzidas dimensões e tão pouco dada a sex-symbols como era a de Portugal no início dos anos 80, apenas pôde ser Fernanda. Simplesmente, Fernanda. Teria oportunidade de saborear o doce sabor da fama nos anos 90, sob a cintilante designação de Ágata, vendendo o suficiente para se consagrar como uma das figuras proeminentes do universo musical pimba - assim designado pela imprensa e depressa fixado pela voz do povo.
Nos anos 80, e enquanto não chegou o sucesso comercial a solo, Ágata, perdão, Fernanda de Sousa fez parte das Cocktail e das Doce e, a solo, participou no Festival RTP da Canção, em 1982, com a canção 'Vai Mas Vem'.
O tema pode ser ouvido aqui (assim como o lado B do single):