domingo, outubro 12, 2008

Miko Mission

Há várias razões para se falar de italo-disco (ou euro-disco, numa designação mais abrangente), no Queridos Anos 80. Em primeiro lugar, porque nenhum outro estilo musical se enquadra tão bem temporalmente na década de 80 como este. O italo-disco nasceu, viveu e morreu nos anos 80. Em segundo lugar, porque o italo-disco foi importante na década de 80, reflectindo uma maneira própria de fazer música, de a cantar, e até de a dançar. Em terceiro lugar, porque, tal como o disco-sound dos anos 70, o italo-disco (ou euro-disco) motivou as mais extremas reacções: da veneração ao ódio puro e duro, ninguém lhe ficou indiferente. Em último lugar, porque tenho tido, ao longo destes quase cinco anos de QA80 diversas solicitações por e-mail ou através da caixa de conversa da barra lateral no sentido de falar de artistas ligados a este género musical. É neste sentido que trago aqui Miko Mission.

O seu nome verdadeiro é Pier Michele Bozzetti e é italiano. A sua actividade musical começou em 1964, ano em que, sob a designação de Don Miko, editou o single Gente...che ragazza!. Desde então, e ao longo das décadas de 60 e 70 afirmou-se como um dos mais cotados cantores italianos (para consumo interno), tendo participado em duas edições do Festival de Sanremo. Como curiosidade, refira-se que, em 1966, gravou uma versão italiana de Michelle, dos Beatles.

Nos anos 80, Pier Michele Bozzetti decide enveredar pelos caminhos da música de dança cantada em inglês, entrando para o vasto grupo de cantores italianos que haveriam de ser o rosto do tal italo-disco. Em 1984, conquistou as pistas de dança europeias com o tema How Old Are You, seguindo-se The World Is You, canção de que guardo mais recordações devido ao teledisco que passava constantamente no Top Disco, da RTP. Outros temas gravados por Miko Mission, durante os anos 80, foram: Two for love (1985), Strip tease (1986), Toc toc toc/I Like A Woman's Heart (1987), I believe (1988), One step to heaven (1989), Rock me round the world (1989) e I can fly (1994). Miko Mission apostava vidualmente num look que assentava em quilos de maquilhagem. A figura fazia lembrar um actor de teatro de cabaret, por vezez um mimo.

Nos anos 90, recuperou a designação Don Miko e é com ela que, até hoje, mantém a actividade musical com concertos. Podemos vê-lo, a actuar ao vivo (provavelmente em playback) nesta festa dos anos 80, na Holanda, em 2005. Aqui podemos ouvir as primeiras canções de Don Miko, ainda nos anos 60. No

Sem comentários: