segunda-feira, março 31, 2008

QA80.29/03.MauMau - os sons

Tentei reconstruir a playlist da 12ª noite Queridos Anos 80, uma vez que não houve registo do que passou. É muito provável que me tenha escapado uma ou outra música, mas, pela lista (em ordem alfabética) que se publica abaixo, já dá para ter uma ideia do que se ouviu e dançou por lá. O Pedro Bessa não pôde comparecer, como estava agendado, pelo que tive acompanhar o Ivo T na difícil tarefa de vos dar música. Obrigado pela vossa presença! Espero que tenham gostado... e até à próxima!

a.flock.of.seagulls.i.ran
a-ha.take.on.me
a-ha.hunting.high.and.low
acdc.back.in.black
b.52's.love.shack
bangles.walk.like.an.egyptian
bauhaus.sanity.assassin
belinda.carlisle.heaven.is.a.place.on.earth
billy.ocean.loverboy
bros.when.will.i.be.famous
cars.drive
classix.nouveaux.guilty
cult.rain
cult.wildflower
cure.just.like.heaven
cure.in.between.days
da.vinci.conquistador
dad.sleeping.my.day.away
david.bowie.modern.love
depeche.mode.just.can't.get.enough
diana.ross.chain.reaction
duran.duran.hungry.like.the.wolf
duran.duran.the.chauffeur
duran.duran.save.a.prayer
erasure.sometimes
erasure.a.little.respect
europe.the.final.countdown
eurythmics.sex.crime
falco.der.kommissar
fancy.bolero
feargal.sharkey.a.good.heart
fine.young.cannibals.good.thing
gazebo.i.like.chopin
gene.loves.jezebel.the.motion.of.love
george.michael.faith
go.west.we.close.our.eyes
heróis.do.ar.paixão
housemartins.bow.down
human.league.don't.you.want.me.baby
inxs.mystify
kate.bush.babooshka
kenny.loggins.footlose
laura.branigan.gloria
lionel.richie.all.night.long
lloyd.cole.&.the.commotions.jennifer.she.said
lloyd.cole.&.the.commotions.are.you.ready.to.be.heartbroken
madonna.material.girl
madonna.like.a.prayer

martha.&.the.muffins.echo.beach
michael.jackson.billy.jean
michael.jackson.thriller
morrissey.suedehead
new.order.true.faith
new.order.love.vigilantes
nik.kershaw.i.won't.let.the.sun.go.down.on.me
omd.souvenir
omd.enola.gay
omd.electricity
peter.murphy.all.night.long
peter.muprhy.cuts.you.up
sabrina.boys
scritti.polliti.oh.patti
sétima.legião.noutro.lugar
simple.minds.don't.you.forget.about.me
soft.cell.tainted.love
spagna.call.me
survivor.eye.of.the.tiger
taxi.cairo
taylor.dayne.tell.it.to.my.heart
time.bandits.endless.road
tina.turner.the.best
u2.sunday.bloody.sunday
violent.femmes.blister.in.the.sun
waterboys.fisherman's.blues
wet.wet.wet.angel.eyes
wham.wake.me.up.before.you.go.go
wham.everything.she.wants
xutos.&.pontapés.contentores
yazoo.only.you

sábado, março 29, 2008

Última chamada!

É hoje! Sábado (29), o Clube Mau Mau recebe mais uma noite QUERIDOS ANOS 80. Para evocar os tempos em que devorávamos "Os Cinco" da Enid Blyton, exibíamos o nosso ió-ió profissional perante uma plateia de colegas incrédulos, demorávamos horas a completar o cubo mágico (se é que alguma vez o completámos...) e nos deliciávamos com as aventuras do Conan, o Rapaz do Futuro.

O Ivo T e o tarzanboy são os DJs que nos vão levar numa viagem à década dourada da pop. Apareçam e digam que vão da minha parte.

Para fazer parte da mailing list da festa Queridos Anos 80, basta enviar um e-mail para queridosanos80arrobagmailpontocom. É só colocar "QA80" no tópico, que eu já sei ao que vão. O meu msn está também disponível, nem que seja para dizer "olá" ou responder a qualquer dúvida existencial. Basta adicionar tarzanboyarrobanetcabopontopt.

quinta-feira, março 27, 2008

Até onde vais, Richie?

Quando era adolescente, tinha uma amiga que adorava os Bonjovi. Mas mais do que a paixão pela música dos rapazes de New Jersey, a minha amiga tinha uma loucura devota pelo guitarrista, Richie Sambora, aquele que, segundo ela, era lindo de morrer e cantava muito melhor do que o Jon. Com efeito, eu próprio pude constatar a qualidade com que as segundas vozes do guitarrista entravam nas canções, e a forma como serviam, ao mesmo tempo, de suporte e contraste à voz mais nasalada do Jon. Depois, houve aquela imagem do Richie, no teledisco de Livin' On A Prayer, a fazer aquele som com a boca enfiada na talk box...

Richie Sambora pode ser também o exemplo vivo de que, por muitos êxitos e fases boas que a nossa vida possa ter, a decadência pode estar ali ao virar da esquina. Neste caso, ao virar da esquina, anteontem, estava a polícia, que mandou parar um Hummer devido a um tipo de condução que se revelou algo estranha. Ao volante do bicho estava ele mesmo, Richie Sambora, e bêbedo, como os sucessivos testes de alcoolemia vieram a confirmar. A imagem mais à direita foi tirada na esquadra de polícia. Mais grave: dentro do Hummer viajava uma das suas filhas, Ava, de 10 anos, resultado do casamento de 12 anos com Heather Locklear. Conclusão: Richie pode estar em maus lençóis.

Este é apenas o mais recente episódio de um período negro ligado ao álcool que o guitarrista atravessou nos últimos tempos. Com a vinda dos Bonjovi a Portugal agendada para Julho, é caso para perguntar em que estado vamos ter o senhor Sambora no palco do Rock In Rio. Ó Jon, cuida do moço, pá! Para ver, Bad Medicine, na barra lateral.

segunda-feira, março 24, 2008

Yazoo de regresso!!!

Ainda não me recompus da fantástica novidade que vai alegrar os meus dias musicais nos próximos tempos: os Yazoo da fantástica Alison Moyet e desse geniozinho da pop electrónica chamado Vince Clark vão voltar ao activo! Já em Maio deste ano irá ser ditada a caixa In Your Room, contendo os dois únicos álbuns da banda, Upstairs At Eric's e You And Me Both, e ainda um disco de B-sides e remixes e um DVD com os telediscos que a dupla gravou. Está já programada também uma digressão, intitulada Yazoo Reconnected: Live, da qual já constam 23 datas. A apresentação mais próxima de Portugal é em Barcelona, no dia 21 de Junho, no Sónar Festival. E Portugal? E Portugal?

terça-feira, março 18, 2008

Wendy, querida Wendy

Wendy James, a loura potentíssima dos Transvision Vamp, passa, nesta sexta-feira, pelo MusicBox, com o seu projecto actual, os Racine. Ora, se ainda fosse no Porto, era capaz de dar um saltinho para a ver e dizer olá. É altamente improvável que o concerto inclua alguma canção do período Transvision Vamp, apesar de Wendy gostar muito de nós e lembrar com alguma saudade as suas passagens por cá, nos anos 80. No Billy-News pode ler-se uma entrevista recente com Wendy. Para ouvir temas dos Racine, temos myspace da banda.

(Actualização (20/03): Afinal, parece que Wendy James vai tocar músicas dos Transvision Vamp. É ela mesmo quem o diz nesta entrevista).

segunda-feira, março 17, 2008

Waterboys: um trauma que vem de longe

Sim, é verdade, praticamente ignorei o concerto que os Waterboys deram no Pavilhão de Gaia, na passada sexta-feira, como muito bem lembrou o leitor Pedro Mineiro (ver comentários ao artigo anterior). Talvez tenha sido a forma de ultrapassar a frustração por não poder assistir ao concerto. Ou talvez tenha sido retaliação pelo cancelamento do concerto de há 20 anos, no extinto Pavilhão das Antas. Na altura, munido de um bilhete ganho num passatempo de uma das muitas rádios piratas que existiam no Porto, dirigia-me, entusiasmado, ao Pavilhão, quando começo a ver hordas de gente a caminhar no sentido oposto. A justificação para o cancelamento, soube mais tarde, teria sido a falta de condições de segurança do palco... Bem, pelo menos não fizeram o povo entrar no pavilhão para dar a triste notícia.

domingo, março 16, 2008

The Cult e Peter Murphy no Marés Vivas

O cartaz do Festival Marés Vivas começa a compor-se e é com bastante agrado, quiçá até algum entusiasmo e, por que não dizê-lo, redobrada euforia que vejo os nomes de Peter Murphy e The Cult no cartaz (para além de The Doors e Prodigy, que para aqui não são chamados). Eu tenho uma dívida para com os The Cult, que é o facto de nunca os ter visto ao vivo, nem mesmo no Coliseu do Porto, onde actuaram há bem pouco tempo. Por isso, meu caro Ian, se estás a ler isto, não percas a esperança de me veres na plateia um dia destes. Quanto ao Peter Murphy, é ele que tem uma dívida para comigo, uma vez que All Night Long ficou de fora do alinhamento do concerto de VN Gaia, por isso aí está ele outra vez, para se redimir. Vamos lá a ver é se o tarzanbaby me deixa comparecer no local. Tenho fé.

sábado, março 15, 2008

Flexi-disc dos A-Ha: The Sun Always Shines On TV

Na minha última deambulação pela feira da Vandoma, comprei aquilo que pode ser considerado como uma raridade de coleccionador. Eu prefiro chamar-lhe uma preciosidade. Trata-se de um flexi disc dos A-Ha com The Sun Always Shines On TV, em versão U.S. Dance Remix. Um flexi disc é um pedaço de vinil (ou será plástico?) muito fino, que pode ser colorido e conter imagens, e que tem a particularidade de se poder dobrar ou enrolar dada a sua flexibilidade (daí o nome). O facto de ser tão fino permite-lhe aparecer como uma espécie de brinde em revistas musicais. Após breve pesquisa na net, fiquei a saber que este flexi dos A-Ha saiu na revista inglesa No.1, em Março de 1986. Esta versão contém, no início, mensagens faladas dos membros da banda e pode ser visto, no seguinte vídeo, a ser tocado pela primeira vez. Uma última informação: custou-me 50 cêntimos.

Wouldn't It Be Good é a preferida

Após 82 votos, os visitantes do QA80 elegeram Wouldn't It Be Good como a melhor canção de Nik Kershaw. Eis a classificação final:

1. Wouldn't It Be Good - 41% (34)
2. The Riddle - 27% (22)
3. I Won't Let The Sun Go Down On Me - 17% (14)

4. Don Quixote - 7% (6)
5. Human Racing - 4% (3)
6. Nobody Knows - 2% (2)
7. Wide Boy - 1% (1)

terça-feira, março 11, 2008

Cohen e Reed - Duelo em Lisboa

Olha que engraçado. As últimas notícias dão como certos os concertos de Leonard Cohen e Lou Reed, em Lisboa, e no mesmo dia - 19 de Julho. Adivinha-se assim um duelo interessante entre dois velhinhos do rock que têm, em princípio, muitos fãs em comum. Sendo assim, a opção será entre ouvir First We Take Manhattan (1988), no Passeio Marítimo, ou Dirty Blvd (1989) no Campo Pequeno.

sábado, março 08, 2008

To all the girls I've loved before

Acabei de ver, na RTP Memória, o Serafim Saudade e o "Índio Nelso" (Carlos Paião) a interpretarem uma versão muito sui generis, dedicada às sogras da Humanidade, de To All The Girls I've Loved Before, a balada que, em 1984, juntou Julio Iglesias e Willie Nelson. Como hoje se celebra o Dia Internacional da Mulher, acho que fica bem recuperar o original, e dedicá-lo a todas as mulheres, nomeadamente as que gostam de mim e as outras (que ainda não me conhecem). Este vídeo poderia ser um momento mágico (a forma como Iglesias diz "to ól dé guels ai loooobefo" provoca-me arrepios), mas o dos The Cure merece o destaque por mais tempo.

quarta-feira, março 05, 2008

It's a kind of magic (XIV)

Uma das coisas mais arrepiantes, no bom sentido, que os The Cure nos deixaram nos anos 80 foi o riff the guitarra que abre o tema Push, um dos meus favoritos da banda de Robert Smith. Numa altura em que se aproxima o concerto no Pavilhão Atlântico, trago aqui a prestação mítica no Theatre Antique d`Orange, em França. Todo o ambiente é fantástico, desde o público ao cenário, passando pela prestação da banda. Robert Smith, Simon Gallup, Porl Thompson, Boris Williams e Laurence Tolhurst mostram por que razão os The Cure são incontornáveis na história da pop-rock das últimas três décadas. The Cure In Orange existe em VHS, no entanto não creio que alguma vez tenha sido editado em DVD. O vídeo que se segue é um momento mágico. Foi em 1987.