sexta-feira, maio 30, 2008

QA80 - 31/Maio - Club MAU MAU

Madonna não vai faltar. Os Duran Duran também não. Michael Jackson está lá batidinho. Os The Cure vão lá dar um salto, com certeza. No sábado, dia 31 de Maio, o Club MAU MAU recebe a festa do blogue QUERIDOS ANOS 80, na sua 14ª edição. Vamos entrar no dia mundial da criança, recordando os tempos em que os posters dos nossos artistas preferidos inundavam as paredes do quarto. O Ivo T e o tarzanboy estarão à vossa espera para vos dar os melhores sons das vossas vidas. Até sábado!

quinta-feira, maio 22, 2008

You're The Voice (III)

A rubrica You're The Voice tem aqui o seu terceiro capítulo. Trago-vos um jovem, sozinho no quarto, entregue ao seu destino e à sua voz. A canção é Livin' On A Prayer. O nosso herói olha o monitor, acerta o cabelo, e depois limpa a boca com as mãos. Está pronto. E é todo um mundo imaginário que se abre perante os seus olhos de estrela rock. Ele podia ser Jon Bonjovi, se quisesse, mas não tem tempo (nem pachorra). No refrão, o jovem altera o seu registo vocal para níveis surpreendentes, mas o momento alto surge quando nos brinda com um solo de air-guitar assombroso. Sim, ele também poderia ter sido o Richie Sambora.

quarta-feira, maio 21, 2008

Madonna e Joe Cocker

Atenção, madonna-maniacs: a rainha da pop vai voltar a pisar os palcos portugueses. Quem o diz é o site Drowned Madonna, que adianta a data de 28 de Setembro para um concerto da Sticky & Sweet Tour, no Estádio de Alvalade. Será uma oportunidade para quem falhou, como eu, o concerto de há quatro anos, de ver pela primeira vez ao vivo a mulher que basicamente domina a música feminina mundial há 25 anos. Ainda que o último álbum, o timbalanesco Hard Candy, soe a tanta coisa que agora se ouve por aí, Madonna é uma instituição e merece toda a nossa admiração. E sei quem deve estar a delirar com esta notícia.

Mais fria parece ser a recepção a Joe Cocker (se não fria, pelo menos discreta...), que se apresenta hoje, em V.N. de Gaia, para um concerto que apresenta o mais recente álbum Hymn For My Soul. Acredito que a maior parte das pessoas que marcarão presença no Pavilhão Municipal de Gaia estejam à espera de ouvir êxitos como You Can Leave Your Hat On (1986), Shelter Me (1986) ou Unchain My Heart (1987), isto reportando-me apenas aos anos 80, o que é manifestamente redutor quando se fala numa carreira que começou nos anos 60. A ida ao concerto de hoje pode ainda servir para dar os parabéns atrasados ao senhor Cocker, que completou ontem 64 primaveras...

segunda-feira, maio 19, 2008

Duel (VII): Crowded House vs. Men At Work - FINALIZADO

Os Men At Work venceram o sétimo duel QA80, derrotando os Crowded House por 31-22. Obrigado pela participação.

--------------------------

Aqui está o regresso da rubrica "duel" ao Queridos Anos 80. Desde Outubro de 2007 que os visitantes deste blogue não tinham a oportunidade de votar num duel entre duas bandas ou dois artistas. Para este regresso trago aqui o confronto entre os Crowded House e os Men At Work. Estas duas bandas têm duas coisas em comum: formaram-se na Austrália, mas os respectivos vocalistas não são australianos. Colin Hay (MAW) é escocês e Neil Finn (CH) é neo-zelandês. A partir daí, temos dois estilos completamente diferentes. Para ajudar à vossa decisão, podem escutar três temas de cada banda, na radio.blog, na barra lateral. Obrigado pela participação!

segunda-feira, maio 12, 2008

You're The Voice (II)

A rubrica You're The Voice tem hoje o seu segundo momento. Depois da interpretação do nosso amigo que cantou aquela versão lenta de Prince, passo a apresentar alguém cuja prestação se situa num registo bem mais animado, quiçá, algo surpreendente, porque não mesmo, assustador. Trata-se de um jovem cujo aspecto faria adivinhar arriscar cantar tudo menos... Hungry Like The Wolf, dos Duran Duran. Afinal, quem nunca fez figuras destas no seu quarto que atire a primeira cassete. Para ver com atenção.

quarta-feira, maio 07, 2008

You're The Voice (I)

Digo-vos uma coisa. É preciso ter coragem para fazer uma gravação vídeo de si mesmo a cantar e colocar no YouTube. Para além de se estar sujeito a todo o tipo de comentários possíveis e imaginários, é um pedaço de nós mesmos que expomos ao mundo. É um cantinho do nosso mundo que oferecemos à devassa geral. Muito perigoso. Eu não teria coragem, desde já asseguro. Gosto demasiado das minhas figuras tristes para as partilhar com meio mundo cibernauta.

Esta é uma nova rubrica do Queridos Anos 80. Chama-se You're The Voice, e destina-se a divulgar esses vídeos caseiros da malta a cantar no quarto (ou noutro sítio qualquer). No fundo, a fazer figuras bem tristes. Ao contrário do que possam pensar, esta rubrica não tem por objectivo fazer troça das pessoas em causa, bem pelo contrário: pretende-se elogiar a coragem, a ousadia, a lata.

Começamos com um rapazinho com ar asiático a cantar I Could Never Take The Place Of Your Man, de Prince, mas numa versão muito, mas muito chata de Jordan Knight (sim, esse mesmo, dos New Kids On The Block). Ora façam o favor de apreciar: