sexta-feira, fevereiro 11, 2011

The Mighty Lemon Drops

You can't stop my heart from turning inside out

Uma das recordações mais gratas que guardo dos anos 80 são as tardes em casa dos amigos a ouvir música. Falávamos de miúdas, da escola, de futebol, de filmes, mas a música era o pano de fundo sagrado para essas tertúlias de nonsense em que por vezes se transformavam os ajuntamentos em casa deste ou daquele. E o mais engraçado, hoje, passados mais de vinte anos, é que consigo associar cada nome desses amigos (alguns a quem já perdi o rasto...) a uma banda. Em casa do Rui Miguel, ouvia-se Jesus & Mary Chain. Em casa do Rui Pedro, Duran Duran. Em casa do Paulo, The Smiths, em casa do Ricardo, Xutos e Pogues. Em minha casa, todos eles, excepto Duran Duran (porque o preconceito macho adolescente é uma cena lixada).
Isto vem a propósito dos Mighty Lemon Drops, que também conheci em casa de um colega de escola, embora já não me recorde de qual. Do que me lembro é de um dia me ter vindo parar às mãos o álbum Happy Head e de ter ficado agarrado ao som cru daquelas guitarras e à energia que transbordava da voz de Paul Marsh. My Biggest Thrill foi a canção que se destacou de imediato deste álbum lançado em 1986. A associação aos Echo & the Bunnymen era simpática e não deslustrava, mas os MLD eram muito mais do que isso. Mas o melhor estava para vir.
E o melhor, para mim, chamou-se World Without End (1988), um álbum que ainda hoje ouço do início ao fim com um brilho de adolescente nos olhos. Com Inside Out e In Everything You Do à cabeça, mas com um conjunto de canções pop irresistíveis, este álbum marcou o ponto mais alto da carreira dos MLD, que, ainda assim, nunca foram muito longe em termos comerciais. Os álbuns seguintes - Laughter (1989), Sound... Goodbye to Your Standards (1991) e Ricochet (1992) - completaram um percurso que merecia ter tido mais sorte. Mas isso sou eu e o meu coração nostálgico...
Os Mighty Lemon Drops vieram de Wolverhampton, Inglaterra, e eram, na minha fase preferida, Paul Marsh (voz, guitarra ritmo), Dave Newton (guitarra), Tony Linehan (viola baixo) e Keith Rowley (bateria). Existe um best of da banda, editado em 1997, com o título de Rollercoaster: The Best Of The Mighty Lemon Drops. Estou neste momento a ouvi-lo. E esta faz parte, como não poderia deixar de ser:
Mighty Lemon Drops - Inside Out
Found at bee mp3 search engine

5 comentários:

memyselfandi disse...

Saudades das partilhas adolescentes! Relativamente aos MLD, com a tua ajuda, espero agora descobrir um pouco mais sobre eles, na verdade não me lembro de muito... coisas! =)

tarzanboy disse...

Se calhar, aos olhos do ouvinte actual, eles não serão nada de especial... mas é daquelas coisas: pertencem-nos e têm um lugar especial na nossa memória :)

memyselfandi disse...

Nem mais! Pertencem, sim! Na nossa memória e no nosso coração, se calhar =)

tarzanboy disse...

Há quem diga que há uma ligação directa entre o coração e a memória.

Anónimo disse...

Hypnotised, além de My Biggest Thrill...