segunda-feira, março 26, 2012

DIANA ROSS (68)

Quando Diana Ross chegou aos anos 80 já era um dos maiores nomes de sempre da música, com carreira sólida na Motown, quer com as Supremes, quer a solo. O início da década de 80 marca mesmo a sua despedida da lendária editora de Berry Gordy, através do álbum Diana, que incluiu os adoravelmente dançáveis Upside Down e I'm Coming Out. Do resto da década, recordo o dueto com Lionel Richie, em Endless Love; o outro dueto com Julio Iglesias, em All Of You; e, claro, o magnífico Chain Reaction, obra dos Bee Gees, que fica como um dos sons mais deliciosamente dançáveis da década. Hoje, Diana Ross completa 68 anos. Parabéns!

sexta-feira, março 16, 2012

NANCY WILSON (58)

As irmãs Wilson fundaram os Heart ainda nos anos 70, construíndo uma carreira de respeito no âmbito do hard-rock norte-americano. Nos anos 80, atingiram o sucesso à escala mundial graças a temas como Alone e What About Love. Apesar de não ser a vocalista principal - a sua principal ocupação é a guitarra - , Nancy Wilson canta algumas canções, das quais se destaca These Dreams. Foi casada com o realizador Cameron Crowe durante 24 anos. Divorciaram-se em 2010. Hoje completa 58 anos. Parabéns!

quinta-feira, março 15, 2012

TERENCE TRENT D'ARBY (50)

No dia em que vi o teledisco de Sign Your Name pela primeira vez, apaixonei-me pela miúda que o protagoniza e que termina, para mal dos meus pecados, a beijar longa e apaixonadamente o senhor que canta (sim, que eu ganhei-lhe um ódio visceral). Como se não bastasse o teledisco desta linda balada, a menina em questão ainda tinha de aparecer no video de Wishing Well. Conclusão: passei muito tempo assombrado por aquela figura angélica e frágil. Coisas de adolescente. Sobre Terence Trent D'Arby, ou melhor, Sananda Maitreya, apenas me apetece dizer que completa hoje 50 anos. Quem quiser saber mais, pode ler o texto que escrevi há 8 anos, neste mesmo blogue. OITO ANOS??? Oh, God...

sábado, março 10, 2012

EDIE BRICKELL (46)

Há duas coisas pelas quais Edie Brickell é conhecida: duas musiquinhas inofensivas, mas com alma do tamanho do mundo, chamadas What I Am e Circle, e o facto de ser casada com Paul Simon. Com os The New Bohemians, editou em 1988 Shooting Rubberbands at the Stars, álbum que marcaria a sua carreira porque simplesmente não voltou a ter o sucesso que obteve com esse LP. Em 1990, gravou uma versão bem catita de Walk On The Wild Side (Lou Reed) para o filme Flashback. Actualmente integra o grupo The Gaddabouts. Hoje completa 46 anos. Parabéns!

NENEH CHERRY (48)

Não me lembro assim de muitas meninas rappers que tenham atingido grande destaque em Portugal nos anos 80. As Salt n' Pepa são referência obrigatória, mas é de Neneh Cherry que guardo as melhores recordações. Aquele jeito de menininha gira com ar de "qu'é que queres, pá?" sempre me fascinou. Pouca gente saberá disto (ou se calhar sou eu a armar-me ao "gajo-que-sabe"), mas, apesar daquele ar exótico, Neneh Cherry tem nacionalidade sueca, o que se explica pelo facto de o pai ser da Serra Leoa e a mãe do país dos Abba. O que muita gente já deve saber é que a sua contribuição para a música dos anos 80 surgiu em 1989 com duas grandes canções - Buffalo Stance e Manchild - inseridas no álbum de estreia, o magnífico Raw Like Sushi. Em abono da verdade, é importante dizer que Cherry não era exclusivamente uma rapper, tal como podemos comprovar, por exemplo, através dos temas ManchildKisses On The Wind. Foi peciso esperar sete anos (pelo meio, o álbum Homebrew falhou) para vermos o nome novamente no mapa mundial da música, basicamente graças aos temas Woman e 7 seconds (dueto com Youssou N'Dour). Hoje, Neneh Cherry faz 48 anos. Parabéns!

sexta-feira, março 09, 2012

MARTIN FRY (54)

Martin Fry, vocalista dos ABC, completa hoje 54 anos. Os ABC animaram a cena new romantic com temas como Poison Arrow, The Look of Love, Be Near Me e When Smokey Sings, através dos quais a voz de Martin Fry se afirmou como uma das mais inconfundíveis dos anos 80. E nem mesmo o facto de ter sido diagnosticado com cancro (Linfoma de Hodgkin), ainda nos anos 80, o levou a abandonar a música. A banda encerrou a actividade em inícios dos anos 90, mas em 1997 Fry ressuscitou o nome (ainda que sem os restantes membros originais) e é assim que continua a gravar: os ABC editaram ainda em 2008 o álbum Traffic. Pop music with a touch of style... Parabéns!

sábado, março 03, 2012

TONE LOC (46)

Na reta final da década de 80, surgiu um rapper de voz de bagaço que invadiu as pistas de dança com dois temas: Wild Thing e Funky Cold Medina. Esse rapper chamava-se Anthony Terrell Smith e tinha como nome de guerra Tone Loc. "Tone" de Anthony e "Loc" da palavra espanhola "loco". Não há muito para contar sobre este homem que passou de forma fugaz pela música. Gravou dois álbuns que produziram ao todo quatro singles. Mas ficou na história da música com aqueles dois temas. E isso ninguém lhe pode tirar. Hoje, completa 46 anos. Parabéns, ó Tone!

sexta-feira, março 02, 2012

JON BON JOVI (50)

Jon Bon Jovi nasceu em Perth Amboy, New Jersey, nos EUA, há 50 anos. Vocalista dos Bonjovi, é uma das principais referências do rock fm norte-americano há quase três décadas. Entre as suas principais influências estão nomes como Bruce Springsteen, Bob Dylan, Thin Lizzy, Alice Cooper e Aerosmith. Desenvolveu também carreira como actor, sendo de destacar tanto as suas aparições no cinema, como na televisão (apareceu nas séries Ally McBeal e Sexo e a Cidade). É casado há mais de 20 anos com Dorothea Hurley, o seu amor da escola secundária, de quem tem os filhos Stephanie, Jesse, Jake e Romeo. O super-homem está mais velho. Mas as gajas continuam a gostar dele. Parabéns!

quinta-feira, março 01, 2012

NIK KERSHAW (54)

Nik Kershaw completa hoje 54 anos de idade. Nik foi um dos meus heróis pop da adolescência e ainda hoje guardo religiosamente a colectânea The Collection (1991), da qual fazem parte Wouldn't It Be Good, I Won't Let The Sun Go Down On Me e The Riddle, entre outras. Atualmente, mantém uma agenda de concertos bastante preenchida, nomeadamente em festivais revivalistas como aquele em que tivemos a felicidade de o rever ao vivo, em Lisboa há três anos. Em 2008, perguntei aos estimados visitantes do QA80 qual era a vossa música preferida de Nik Kershaw. Podem ver os resultados aqui. O site oficial está bastante atrativo e lá podemos conhecer o seu mais recente registo, de 2010, chamado No Frills. Parabéns, Nik!