Pictures came and broke your heart, put the blame on VCR
Video Killed The Radio Star foi o primeiro videoclip que a MTV passou, no dia 1 de Agosto de 1981, quando as emissões regulares desta estação televisiva se iniciaram. Foi uma escolha feliz e, ao mesmo tempo, profética no que à sua mensagem dizia respeito. Parecia mesmo que a canção tinha sido encomendada para marcar o início da cultura do videoclip (do teledisco, como me habituei a chamar-lhe), mas não. VKTRS tinha já um ano e meio quando foi para o ar e tinha resultado da visão futurista de um duo chamado The Buggles, precursores da technopop da década que então se iniciava.
Os The Buggles eram um duo composto por Trevor Horn e Geoff Downes. Conheceram-se como músicos de estúdio, em 1977, e fizeram parte da banda de suporte de Tina Charles, uma disco star dos anos 70. Em finais de 1979, editaram o álbum de estreia - The Plastic Age - que, para além do clássico VKTRS, inclui Living In The Plastic Age, Clean Clean e Elstree.
Em Maio de 1980, o Trevor e Geoff entraram para os Yes, banda de rock progressivo, de que eram fãs desde sempre. Foram substituir Jon Anderson e Rick Wakeman respectivamente e gravaram o álbum Drama. Saíram do grupo em Janeiro de 1981, após uma digressão em que as cordas vocais de Horn não aguentaram o esforço de aproximação ao registo do cantor original. Os fãs dos Yes também nunca aceitaram a presença de Horn no lugar do carismático Anderson.
Seguiu-se o segundo álbum dos The Buggles - Adventures In Modern Recording (1981) - um LP que não atingiu o sucesso do disco de estreia, o que levou à separação dos dois. Geoff Downes fundou os Asia e Trevor Horn criou a ZTT Records (Zang Tuum Tumb), tornando-se num dos mais bem sucedidos e respeitados produtores mundiais. Da lista imensa de artistas que Horn produziu destacam-se ABC, Frankie Goes To Hollywood, Seal, Tina Turner, Sting, entre outros. Teve mesmo direito a um Grammy para melhor produtor pelo álbum homónimo de Seal (1995).
Video Killed The Radio Star já foi objecto de várias versões. O Queridos Anos 80 conhece duas - uma boa e outra rafeirota. A dos Presidents Of The United States é a boa. A outra é dos Erasure (está incluída no álbum de versões de 2003, Other People's Songs, que vale a pena espreitar).
Sem comentários:
Enviar um comentário