quinta-feira, abril 08, 2004

DESIRELESS

Voyage, voyage, plus loin que la nuit et le jour



O nome Claudie Fritsch-Mentrop não diz nada ao comum dos mortais que se interessam minimamente pelo fenómeno musical dos anos 80. Mas se dissermos que se trata da cantora de Voyage, Voyage, lembramo-nos imediatamente de Desireless, a francesa com penteado esquisito.

Ainda em inícios da década de 70, estudou design de moda e envolveu-se no mundo da moda, chegando a criar uma linha de vestuário para a mulher moderna, com o título "Pimenta e Sal ". Após uma viagem à India, em 1980, decide começar a cantar e, algum tempo mais tarde, o encontro com o compositor e produtor Jean Michel Rivat foi determinante para o início da sua carreira musical. Rivat era o produtor mais conceituado da altura, tendo trabalhado com grandes nomes franceses como Claude François ou Joe Dassin.



Em 1984, grava o primeiro single com o grupo Air 89, intitulado Cherchez L'Amour Fou, seguido de Qui Peut Savoir, em 1986, agora sob a designação de Air. Nesse mesmo ano, surge a canção que tornou Desireless conhecida à escala mundial: Voyage Voyage, um tema que foi número 1 em vários países europeus e chegou ao número 5 no Reino Unido, o que, tendo em conta que se trata de uma canção cantada em francês, é excelente. Aqui, 18 segundos de Voyage...
Em 1988, ainda atingiu relativo sucesso com John, mas a partir daí o caminho foi sempre a descer.

Após a edição do primeiro álbum, François (1989), cujo título devia ter uma "ligeira" relação com o facto de o seu namorado da altura e ainda actual companheiro se chamar... François, Desireless teve a sua filha e decidiu fazer uma pausa na sua carreira.

Álbuns:
François (1989)
I Love You (1994)
Se Plus Grands Succès (2003)
Un Brin De Paille (2004)

1 comentário:

CajU disse...

Música muito boa! Não paro de escutar... a versão original ainda é melhor q a gravação recente de Kate Ryan!
www.wesleyblz.myflog.com.br