sábado, julho 10, 2004

Glenn Medeiros

If I had to live my life without you near me The days would all be empty



O fantasma de Glenn Medeiros sempre pairou sobre o Queridos Anos 80. Tentámos por diversas formas afastá-lo, exorcizá-lo, mas não conseguimos. Nem com ghostbusters lá foi. Agora, decidimos dedicar-lhe o seu espaço. Fomos para a rua. Falámos com as pessoas. Quisemos saber o que mais as intrigava na vida do jovem Glenn. Ficámos surpreendendidos, pois parece que o país vive, sombrio e angustiado, à espera do regresso do príncipe do romance na praia, do beijo salpicado da espuma do mar. Arriscamos mesmo a dizer que a crise que atravessamos se deve também em parte ao quase desaparecimento de Glenn Medeiros.

A partir de hoje tudo será diferente. Vamos desvendar tudo sobre a vida do nosso jovem. Vamos revelar cada aspecto da sua vida/carreira. Vamos esventrar o animal e analisar cada elemento da sua composição (esta metáfora podia ter sido mais feliz...).

Esta apresentação irá ser feita no modo pergunta-resposta. Curiosamente, todas as pessoas que nos fizeram as perguntas preferiram ficar no anonimato. Vamos a isto!

P- Lembro-me que o Glenn era muito "chabalo" quando apareceu... Que idade terá ele agora? 33 anos, taxista
R- O Glenn fez 34 anos no dia 24 de Junho. Quando gravou o seu primeiro single ainda não tinha completado 16 anos.

P- Ai, ele tinha uma música tão linda!!! Qual era o nome? Era assim um slow que a gente dançava nas manités da discoteca... Foi a dançar essa música que comecei a namorar com o meu Alfredo! (35, empregada de sapataria)
R- A música em questão só pode ser Nothing's Gonna Change My Love For You. A história dessa música começa quando Glenn, com apenas 16 anos, participa num concurso de jovens talentos das escolas do Havai (onde ele vivia), organizado por uma estação de rádio. O concurso chamava-se Brown Bags To Stardom e Glenn venceu-o. Levou para casa 500 dólares e ainda teve a oportunidade de gravar a canção em estúdio. Duas curiosidades:
1. a música foi originalmente gravada por George Benson em 1985.
2. Glenn Medeiros gravou uma versão em espanhol chamada Nada Cambiara Mi Amor Por Ti.

P- Medeiros? Glenn Medeiros? Ele nasceu em Portugal? Ou era filho de emigrantes portugueses? (36, sociólogo)
R- Glenn Alan Medeiros não nasceu em Portugal, mas sim numa ilha do Havai chamada Kaua'i, mais precisamente na cidade de Lihue. Os pais são de ascendência portuguesa. O pai, Robert Medeiros, é condutor de autocarros turísticos lá na ilha, uma espécie de guia turístico ao volante. Quando tinha 10 anos, Glenn era a atracção do autocarro ao cantar para os turistas. A mãe, Dorothy, é doméstica.

P- Qual a discografia de Glenn Medeiros? Tenho tido dificuldades em atender pessoas que constantemente me perguntam pelos álbuns do Glenn... (25, empregado em loja de música)
R- Glenn Medeiros gravou os seguintes álbuns:
Glenn Medeiros (1987)
Not Me (1988)
The Red Album (1990)
It's Alright To Love (1993)
The Glenn Medeiros Christmas Album (1993)
Sweet Island Music (1995)
Captured (1999)
Me (2003)

P- É verdade que Glenn Medeiros gravou duetos com muita gente conhecida? (38, polícia de trânsito)
R- É verdade que gravou duetos... mas não foram com muita gente conhecida (pelo menos na Europa)... a não ser que os seguintes nomes lhe digam alguma coisa: Lisa Miller, Elsa Lunghini, Ria Brieffies, Elisabeth Wolfgramm, Janey Clewer, Colleen Cua Nagasako, Kiyotaka Sugiyama e Ilona Irvine. O seu maior êxito em dueto foi com Bobby Brown, em She Ain't Worth It (1990). Registe-se ainda um dueto com Thomas Anders, vocalista dos Modern Talking, para a música Standing Alone (1992). Em 2002, uma girl-band havaiana chamada Forté convidou Glenn Medeiros a participar numa cover de Nothing's Gonna Change My Love For You.

P- Que é feito do Glennzinho actualmente? É casado? Tem filhos? Continua a gravar? Dedicou-se à pesca? (39, vendedora de peixe)
R- O Glennzinho é casado com Tammy, de quem tem dois filhos, um menino e uma menina. Ele chama-se Chord Kaleohone Medeiros, sendo que "Chord" é o inglês para "acorde de guitarra" e "Kaleohone" é havaiano e significa "suave, doce voz". A menina chama-se Lyric Leolani Medeiros, sendo que "Lyric" é o inglês para "letra de canção" e "Leolani" é havaiano e significa "voz celestial". Nomes originais, não? Imaginem o Figo chamar "Baliza Vanessa Figo" à sua filha
ou "Livre-Directo Miguel Figo" ao seu filho...
Glenn Medeiros continua a gravar. O seu último álbum chama-se Me (2003) e só está disponível no seu site oficial. Paralelamente, e preparando um futuro que pode não passar pela música, conseguiu concluir este ano o Mestrado em Educação Especial...

Sem comentários: