segunda-feira, maio 16, 2005

Ícones do Festival (1) - SANDRA KIM



A 3 de Maio de 1986, na Noruega, uma chavala de 13 anos e seis meses fazia história na eurovisão e ganhava o primeiro prémio do festival. A música chamava-se J'Aime La Vie e a miúda tinha o nome artístico de Sandra Kim. Em Portugal, tinhamos a Maria Armanda, que não passou da fase "Eu Vi Um Sapo".

De ascendência italiana, Sandra Calderone nasceu a 15 de Outubro de 1972 em Montegnée by Luik, na Bélgica. Como é costume, nestes casos, a sua carreira musical foi bastante precoce, pois começou a cantar "a sério" desde os 7 anos, incentivada pelos pais, que eram músicos. Ainda criança, fez parte dum grupo infantil tipo-OndaChoc-Ministars, mas com um nome menos ridículo: Musiclub.



No Festival Eurovisão de 1986, a sua canção J'Aime La Vie obteve pontos de todos os países, e continha na sua letra uma mentira que a muitos passou despercebida: apesar de dizer "Moi j'ai 15 ans", Sandra tinha na realidade apenas 13. Ai a marota. Toda a gente parece ter gostado daquela vozinha infantil de registo muito agudo que quase furava os tímpanos naquela parte do "Uooooooouuuoooooooohhh". Vocês sabem da parte de que estou a falar. Já agora, cumpre-me informar que, na edição ganha pela Sandra Kim, Portugal foi magnificamente representado pela Dora e as suas botas inesquecíceis, com o seu Não Sejas Mau Para Mim.

Nos anos 90 Sandra Kim continuou a sua carreira musical, sem grande sucesso e, talvez por isso, iniciou a de apresentadora de televisão. Em 1994 casou-se com Olivier Gérard, o técnico de som dos seus concertos. O casamento durou pouco mais de um ano. Na Bélgica comparam-na a Barbra Steisand e a Celine Dion, o que não abona nada a seu favor. Chegou mesmo a gravar uma versão de My Heart Will Go On, aquela xaropada do Titanic. Em 2001, gravou J'Ai Pas Fini De T'Aimer, uma versão em francês de outra xaropada: I Just Can't Stop Loving You, do senhor Wacko Jacko. De xaropada em xaropada, com Sandra Kim, até ao abismo final!

Aos 33 anos, vai no segundo casamento e, ao que parece, ainda ama a vida.

Clique aqui para ouvir 30 segundos de J'Aime La Vie.

Sem comentários: