quinta-feira, novembro 10, 2005

THE ADVENTURES

From where I stand, I see a broken land



Em 1980 acabavam os Starjets. Das cinzas deste grupo norte-irlandês iria nascer uma das bandas mais melódicas dos anos 80, os Adventures. Falo-vos deles por duas razões muito simples: Send My Heart e Broken Land. Estas são grandes canções pop. E figuram entre as minhas preferidas de toda a década de 80. Send My Heart tem um ritmo dançável e no refrão pode ouvir-se um coro a soltar um “Ahhhhhhhhhhhhh” por baixo da voz do vocalista Terry Sharpe que diz “Just send my heart...”. Lindo. Broken Land é uma canção belíssima, marcada pela temática do conflito irlandês. Foi a canção mais tocada na BBC radio no ano de 1988, mas apenas chegou ao nº 20 da tabela de singles britânica.

[nota: Send My Heart e Broken Land já rodam na radio.blog, mesmo ali ao lado. É só clicar.]

A banda surgiu em Londres, em 1984, e era constituída pelo vocalista Terry Sharpe, o guitarrista Pat Gribben, a sua mulher, Eileen Gribben, que também cantava, o guitarrista Gerard “Spud” Murphy, o baixista Tony Ayre e o baterista Pat Crowder.

Send My Heart faz parte do primeiro álbum da banda, intitulado Theodore And Friends (1984). Para além daquela fantática faixa, podemos encontrar Another Silent Day e Two Rivers.

Seguiu-se The Sea Of Love (1988), do qual faz parte Broken Land, e Trading Secrets With The Moon(1989), cuja nota de maior destaque será provavelmente a co-autoria de Lloyd Cole em Desert Rose. Nenhum destes dois álbuns igualou o sucesso do primeiro pelo que a banda caiu no esquecimento. Em 1993, num último fôlego, os Adventures editaram o seu último álbum antes de arrumarem os instrumentos, Lions And Tigers And Bears.

Uma última nota: Terry Sharpe, o vocalista, foi namorado de Sarah Dallin, das Bananarama, tendo mesmo entrado no teledisco de Shy Boy. Com esta é que vocês não contavam!

Sem comentários: