quarta-feira, dezembro 21, 2005

GEORGE HARRISON (in the 80's)



Do "silent beatle" apenas recordo uma canção: Got My Mind Set On You (1987). Um tema bonitinho, capaz de fazer-nos bater o pezinho enquanto pedimos no bar da discoteca um sumo de laranja para a miúda que nos espera na mesa do canto. Nada mais do que isso. Mas vamos ver o que andou a fazer o senhor Harrison nos anos 80.

Rezam as crónicas que teve outro sucesso para além do supracitado, que foi All Those Years Ago (1981), canção de que não faço a mais pequena ideia. Este tema foi inicialmente escrito para Ringo Starr, mas a morte de John Lennon, fez Harrison alterar a letra de forma a transformá-lo em tributo a Lennon. Este tema juntamente com Teardrops, o segundo single, fizeram parte do álbum Somewhere In England. Para este LP, Harrison foi obrigado pela sua editora a substituir algumas canções e até mesmo a capa do disco, o que dá a ideia do estatuto (ou da falta dele) de que o ex-beatle gozava na altura. Seguiu-se novo LP em 1982, Gone Troppo, que passou completamente ao lado das tabelas de vendas. Teríamos, então, de esperar cinco anos para ver um novo disco de Harrison. Cloud Nine surgiu em 1987 e foi produzido por Jeff Lynne, líder dos Electric Light Orchestra. Este álbum incluiu o tal Got My Mind Set On You, uma versão do original dos anos 60 de um senhor chamado James Ray. Em 1989, foi editada a colectânea Best of Dark Horse 1976-1989, que cobre todo o seu percurso a solo, e ficou por aí a produção discográfica de Harrison.

Em finais da década, formou os Travelling Wilburys com Roy Orbison, Jeff Lynne, Bob Dylan e Tom Petty. O álbum com o mesmo nome foi mesmo considerado pela Rolling Stone como um dos 100 melhores de todos os tempos.

Durante o período de afastamento das edições discográficas, que durou cerca de cinco anos, Harrison dedicou-se fundamentalmente à produção de filmes. Através da sua própria produtora cinematográfica, a Handmade Films, fundada em 1979, foi responsável pela produção de filmes como Monty Python’s The Life of Brian, Shanghai Surprise, Time Bandits, Withnail and I, e Mona Lisa. É importante realçar aqui o facto de que foi Harrison quem financiou The Life Of Brian, pois este filme tinha sido "abandonado" pela EMI Films. Só por isto, Harrison já merece um lugar no céu.

Sem comentários: