sexta-feira, dezembro 16, 2005

RINGO STARR (in the 80's)



Não tenho quaisquer memórias pessoais do trabalho de Ringo Starr nos eighties, o que não é bom sinal. Com efeito, a sua carreira musical nunca conseguiu atingir o mesmo nível que atingira nos anos 70. Os anos 80 foram, para Ringo Starr, uma caminhada algo penosa, à qual não é estranho o facto de o homem se ter metido no álcool. E levou a mulher com ele!

O baterista dos Beatles fez-se notar, pela primeira vez, nos anos 80, não por um feito musical, mas por ter casado com a modelo Barbara Bach, uma Bond-Girl no filme The Spy Who Loved Me (1977). Conheceram-se na rodagem do filme Caveman (cujo cartaz não deixa muito espaço à imaginação), e casaram-se a 27 de Abril de 1981, cerimónia que contou com a presença dos casais Harrison e McCartney. Os três ex-Beatles chegaram mesmo a juntar-se em palco, na festa de casamento, para um jam-session histórica (não necessariamente pela qualidade musical...).

Paralelamente a uma carreira musical frustrante, Ringo Starr foi presença assídua no grande ecrã e na TV, mas nunca deu o salto para grandes produções ou grandes papéis.

Um dos últimos contactos que teve com Lennon foi quando este lhe cedeu quatro canções para incluir no novo e nono (!) álbum de Ringo, Stop And Smell The Roses. Este álbum teria a colaboração de McCartney e Harrison numa tentativa da dar à carreira de Ringo o "safanão" que ela precisava. John Lennon tinha planeado colaborar no mesmo álbum, mas a sua morte veio complicar tudo.

Ao longo dos anos 80, Ringo Starr fez rádio, editou mais um álbum (Old Wave, 1983), tocou ao vivo com outros artistas, colaborou em eventos de beneficiência e foi aparecendo, aqui e ali, em projectos dos seus aigos ex-Beatles quer a nível musical, quer no âmbito do cinema.

Em 1988, chegou a ser nomeado para um Emmy, graças a um papel numa série infantil. No final desse mesmo ano, Ringo e Barbara submeteram-se a um programa de reabilitação para alcoólicos, do qual saiu como novo e cheio de força para, em 1989, formar a All-Starr Band, com a qual entrou na sua primeira digressão de sempre como artista a solo.

Sem comentários: