Here they come down the street, with big heads and little feet
Os Blue In Heaven são uma daquelas bandas um tanto ou quanto obscuras que passaram pela minha adolescência e contribuiram para o meu "crescimento" musical. Não construiram um percurso particularmente brilhante em termos comerciais, por isso encaixou-lhes bem o rótulo de "banda de culto" na Irlanda, país de onde eram originários.
O grupo formou-se em 1982 e era constituído por Shane O'Neill (voz, guitarra e teclas), Dave Clarke (bateria), Declan Jones (baixo) e Eamonn Tynan (guitarra e teclas). Editaram All The God's Men, o primeiro LP, em 1985, produzido pelo enorme Martin Hannett (Joy Division, New Order,...), e logo viram o seu som comparado ao dos Joy Division. A vocalização de Shane O'Neill e o relevo que a música dos BIH dava à viola-baixo ajudaram à comparação.
Em 1986 editaram o segundo e último álbum, de nome Explicit Material, do qual fez parte o single I Just Wanna. A popularidade do grupo aumentou graças às digressões realizadas com bandas como os The Chameleons, Echo & the Bunnymen, e The Damned.
Antes de acabarem, em 1989, ainda editaram um EP intitulado Rock 'n' Roll R.I.P..
O meu fascínio pelos Blue In Heaven está ligado a duas músicas do primeiro álbum, que andam perdidas numa cassete que, espero, ainda consiga encontrar nos arrumos em razoável estado de conservação. Chamam-se Sometimes e The Big Beat. O Record Robot disponibiliza-as em formato MPEG Audio Layer III (o Mário Soares gostou da sigla). Vão até lá e depois digam qualquer coisa.
Sem comentários:
Enviar um comentário