quarta-feira, abril 26, 2006

YOU SPIN ME ROUND (VI) - Cindy Lauper venceu!



E não é que Cindy Lauper venceu o grupo que incluía dois "pesos-pesados" chamados Belinda Carlisle e Sandra? Reconheço que fiquei surpreendido, mas assim é que esta eleição tem piada. Foi um grupo sem surpresas e que confirmou a passagem das favoritas à próxima eliminatória. Uma menção especial para Bonnie Tyler, que conseguiu ultrapassar a dezena de votos.

Votos: 102
1. Cindy Lauper - 39 (38%)
2. Belinda Carlisle - 23 (23%)
3. Sandra - 18 (18%)

4. Bonnie Tyler - 11 (11%)
5. Patricia Morrison - 5 (5%)
6. Cher - 4 (4%)
7. Mel Appleby - 2 (2%)


O grupo VII já está online. Lembro que apenas devem votar numa menina, a vossa preferida. Todos os votos que surgirem com mais do que uma hipótese não serão contabilizados. Obrigado por participarem.

Histórico:
Apresentação
Grupo I
Grupo II
Grupo III
Grupo IV
Grupo V

domingo, abril 23, 2006

Novo teledisco: CLAN OF XYMOX - Muscoviet Musquito



São uma das principais referências do catálogo da 4AD há mais de 20 anos. Vêm da Holanda e chamam-se Clan of Xymox. O QA80 assinala a passagem por Portugal - 29 de Abril, Hard Club, VN Gaia - com o teledisco de Muscoviet Musquito. Este tema foi editado no mini-álbum de estreia do grupo, Subsequent Pleasures (1984), cuja edição, a cargo da própria editora do grupo, teve apenas 500 exemplares. A mudança para a 4AD dar-se-ia logo de seguida com o álbum homónimo. Muscoviet Musquito fez ainda parte da colectânea Lonely Is An Eyesore, numa versão regravada para o efeito. É desta versão o teledisco que podem ver ali na barra lateral.

quinta-feira, abril 20, 2006

Pelo menos ficaram os CDs

Na semana passada, fui assaltado. Ou melhor, o meu carro foi assaltado. Uma rua onde quase ninguém anda a pé, um murinho a dar privacidade a quem quiser levar a cabo a sua tarefa com calma e concentração, um carro sem alarme, um painel destacável no porta-luvas: todos os ingredientes necessários a um assalto de sucesso. Eu sei: sou mesmo boa pessoa (ou, numa versão mais hard-core, um otário do catano). Ainda por cima, quando me gabava de nunca fazer aquilo que naquele dia acabei por fazer.

Partiram o vidro, forçaram o porta-luvas e levaram o painel frontal. Ah, e arrancaram o rádio à força toda, deixando os fios pendurados. Um espectáculo degradante, "abrilhantado" por milhares de vidrinhos espalhados um pouco por todo o lado, foi aquilo com que deparei quando cheguei ao carro. Por obra e graça do acaso, ou então por piedade do criminoso, o porta-CDs com 50 disquinhos ficou, os óculos-de-sol ficaram, o auricular do telemóvel ficou. O CD que estava no rádio foi com ele. Era uma colectânea que tinha gravado há cerca de 3 anos com Duran Duran e Spandau Ballet.

Agora, é tempo de encontrar um sucessor. Descobri isto hoje e acho que é a minha cara.

quarta-feira, abril 19, 2006

YOU SPIN ME ROUND (V) - Wilde, Nicks e Hoffs



Kim Wilde venceu o grupo V da eleição YOU SPIN ME ROUND. Acompanham-na na próxima fase Stevie Nicks e Susanna Hoffs. Eu estou furioso, pois ao actualizar a lista para a próxima votação, perdi os resultados desta votação. Apenas me lembro das três primeiras classificadas e do facto de ter havido 77 votos. Para além disso, lembro-me que a Sheena Easton, a Elisabeth Fraser e a Chaka Khan não ficaram muito longe do terceiro lugar. Se alguém ainda tiver essa informação no histórico do IE, agradecia que ma enviasse. Nunca me tinha acontecido. As minhas desculpas.

Votos: 77
1. Kim Wilde -
2. Stevie Nicks
3. Susanna Hoffs


O grupo VI já está online. Lembro que apenas devem votar numa menina, a vossa preferida. Todos os votos que surgirem com mais do que uma hipótese não serão contabilizados. Obrigado por participarem.

Histórico:
Apresentação
Grupo I
Grupo II
Grupo III
Grupo IV

sábado, abril 15, 2006

Brother Beyond

The harder I try, the further away from me it's slipping, I'll go on trying to make you love me



Despertemos o teenager que há em nós. Rapazes e raparigas: eis os Brother Beyond. Foi em 1987 que surgiu este grupo de quatro rapazolas apostados em fazer algum dinheiro a partir do conceito boy-band. Nos Brother Beyond, Nathan Moore era o vocalista e os outros, David White, Carl Fysh e Steve Alexander, faziam o resto. O tema-referência tem por título The Harder I Try e está disponível na secção o teledisco.

Produzidos por Stock, Aitken e Waterman (quem mais poderia ser?), os BB gravaram dois álbuns: Get Even (1988) e Trust (1989). Foram os seguintes os singles editados pelo grupo: He Ain’t No Competition, Be My Twin, Can You Keep A Secret, Drive On, When Will I See You Again (um original dos The Three Degrees) e The Girl I Used To Know.

O grupo acabou em inícios da década de 90, altura em que Nathan Moore entrou os Worlds Apart, outra boy band, cujo sucesso (se lhe podemos chamar assim) assentou basicamente numa série de covers de outros artistas. Nathan Moore dedicou-se posteriormente ao management musical, mas em 2002 gravou um dueto com Kim Wilde, If There Was Love, que, segundo algumas fontes que consultei, nunca chegou a ser editado. Eu ouvi essa canção e posso dizer-vos que foi melhor assim... Podem dizer de vossa justiça aqui.

Moore apenas voltou a ser assunto de destaque na imprensa quando, em Junho de 2004, foi acusado de recorrer aos serviços de uma prostituta. O caso foi bastante badalado na imprensa britânica, ou não fosse Nathan Moore uma ex-estrela pop, adorada pelos teenagers da década de 80.

Em 2005, Moore participou no concurso Hit Me Baby One More Time, da estação televisiva ITV, uma espécie de Ídolos, em que os participantes são antigas estrelas pop agora caídas no esquecimento (ou quase). Para além dos seus antigos êxitos, os participantes são obrigados a interpretar versões de músicas actuais de outros artistas. Podem saber tudo sobre o concurso aqui e, mais especificamente, sobre a eliminatória em que Moore participou aqui. A sua actuação com The Harder I Try está disponível aqui.

quarta-feira, abril 12, 2006

YOU SPIN ME ROUND (IV) - Madonna e as outras



E tudo Madonna levou... à frente. Esmagadora é o que se pode dizer da votação que a material girl obteve: 34 em 57, ou seja, 60%. E quem a acompanhará na próxima fase desta elição são a angelical Tanya Donelly e Whitney "I believe the children are our future" Houston. Neste último caso, podemos dizer que a Irene vendeu Cara a derrota (perceberam? foi um trocadilho!). Eis a classificação final:

Votos: 54
1. Madonna - 34 (60%)
2. Tanya Donelly - 11 (19%)
3. Whitney Houston - 5 (9%)

4. Irene Cara - 3 (5%)
5. Marie Fredriksson e Keren Woodward - 2 (4%)
7. Kate Pierson - 0 (0%)

O grupo V já está online. Lembro que apenas devem votar numa menina, a vossa preferida. Todos os votos que surgirem com mais do que uma hipótese não serão contabilizados. Obrigado por participarem.

Histórico:
Apresentação
Grupo I
Grupo II
Grupo III

sexta-feira, abril 07, 2006

80 à hora

O Pedro Ribeiro vai iniciar na Rádio Comercial o programa 80 à Hora. Trata-se de um programa que vai celebrar (o termo é meu) a década de 80, nas suas mais variadas facetas: os filmes, as séries, a música e os gadgets. Estou curiosíssimo para ouvi-lo. É que juntar o melhor animador de rádio português e a década dourada da música só pode dar um grande programa!

PS - É aos sábados, às 13:00h, e aos Domingos, às 19:00h (repetição, suponho).

Andrew Eldritch, o padeiro

A avaliar pela generalidade das crónicas ao concerto dos Sisters Of Mercy em Lisboa, o mesmo não terá deixado saudades. É mais ou menos unânime a opinião de que o ambiente foi demasiado decadente, que Andrew Eldritch perdeu o carisma de outros tempos, que os músicos que o acompanham não fazem esquecer Wayne Hussey e Craig Adams, enfim, que os "estes" Sisters são uma sombra dos outros, dos originais. Mas, na forma como se escreve sobre um concerto, há limites para tudo. Há que ter a noção do que se está a dizer, saber do que se está a falar e fazê-lo de forma natural sem tentar fazer-se passar por aquilo que não se é. Vem esta crítica a propósito do texto do Jornal de Notícias, "só" o diário de maior circulação nacional, assinado pelo jornalista Cristiano Pereira. Convido-vos a lerem o artigo, mas gostaria de transcrever algumas partes que achei verdadeiramente incríveis:

"Na noite de quarta-feira, não se descortinavam apenas góticos dentro da sala - e detectavam-se muitos outros com um look mais "motard", halterofilista ou o somatório desses dois filtrado por uma estética mais metaleira."

O que será um "look halterofilista"? Será alguém que vai para o concerto assim? E o que exactamente significa o somatório de um "motard" com um halterofilista filtrado por "uma estética mais metaleira"? Conseguem visualizar? Ou precisam de uma dúzia de cervejas?

"Todavia, o concerto não registou grandes surpresas a formação limitou-se a despejar alguns dos seus 'hits' mais famosos de uma discografia que não conhece novidades há uma década e meia - "Alice", "Romeo down" ou "Anaconda", por exemplo."

Qualquer pessoa com um conhecimento mínimo de Sisters Of Mercy saberá que existem pelo menos umas 3 canções tocadas no concerto que estão claramente acima das citadas pelo jornalista como "hits mais famosos" (uma redundância, mas tudo bem). Exemplos? Dominion, Lucretia My Reflection e Temple Of Love. E referências ao facto de o álbum First And Last And Always ter sido "esquecido"? Nenhuma.

"Só que, ao contrário dos Bauhaus - que sempre se pautaram por uma arte muito mais convincente"

Opinião pessoal do jornalista à parte - ele tem direito a ela -, o que é uma "arte muito mais convincente"? Quer dizer que é feita pelos músicos e não por outros, como acontecia com a "arte" dos Milli Vanilli? Quer dizer que convence os fãs de alguma coisa em concreto?

E finalmente a parte que mais me... ora bem, como é que eu hei-de dizer... deixa cá ver... me... impressionou negativamente, para ser simpático e não dizer qualquer coisa como "me deixou escandalizado pela pobreza de espírito do jornalista". Sem mais comentários:

"Ou seja a banda, que nem nos seus tempos áureos chegou a ser grande coisa, está, há muito, fora do prazo de validade. Perceber as palavras libertadas da boca de Andrew Eldritch, por exemplo, afigurou-se tarefa difícil; dir-se-ia, aliás, impossível: o homem insistiu em cantar como se fosse um padeiro engasgado na sua própria farinha num estabelecimento de panificação numa madrugada de nevoeiro."

Novo teledisco: GEORGE MICHAEL & ARETHA FRANKLIN - I Knew You Were Waiting



Porque é uma excelente canção pop. Porque são duas grandes vozes. Porque lembra pares famosos da música. E porque a canção foi escrita por Simon Climie, que hoje faz anos (ver artigo anterior). Estas são as razões para vos trazer o teledisco de I Knew You Were Waiting, de 1987, realizado por Andy Morahan, senhor que possui um currículo respeitável.

SIMON CLIMIE (45)



Simon Climie era metade dos Climie Fisher, e, em finais da década de 80, cantava que o amor muda tudo. O rapazinho que outrora quebrou corações com a sua voz rouca deixou a música enquanto artista, mas continuou no mundo musical ao nível da composição e da produção. Eric Clapton que o diga.

Escrevi a Dee Harrington, o responsável pelo site oficial de Simon Climie (por sinal um site bastante pobrezinho), querendo saber se o Simon tinha intenção de editar alguma coisa em termos de material original nos próximos tempos. Eis a resposta:

"Hello and thanks for your email. Unfortunately Simon does not intend releasing any solo material right now he is kept really busy writing and producing, regards dee"

Hoje, Simon Climie faz 45 anos. Parabéns!

quarta-feira, abril 05, 2006

YOU SPIN ME ROUND (III) - Fox, Paradis e Sinead na próxima fase



Três estilos diferentes, três mulheres da música: Samantha Fox, Vanessa Paradis e Sinead O'Connor. Bem, só da última se poderá dizer que fez algo de verdadeiramente positivo pela música, mas todas elas tiveram a oportunidade de editar um disquito. Como se previa, Samantha Fox ganhou o grupo com facilidade, curiosamente com o mesmo número de votos que Sabrina, que tinha ganho o grupo anterior. E eu que pensava que elas só tinham em comum aquilo em que vocês estão a pensar. A luta pelos dois restantes lugares que dão acesso à próxima fase foi titânica, tendo Suzanne Vega ficado pelo caminho por um voto. Eis os resultados finais:

Votos: 71
1. Samantha Fox - 30 (42%)
2. Vanessa Paradis - 11 (15%)
3. Sinead O'Connor - 10 (14%)

4. Suzanne Vega - 9 (13%)
5. Jennifer Rush - 6 (8%)
6. Kim Deal - 4 (6%)
7. Terri Nunn - 1 (1%)

O grupo IV já está online. Lembro que apenas devem votar numa menina, a vossa preferida. Todos os votos que surgirem com mais do que uma hipótese não serão contabilizados. Obrigado por participarem.

Histórico:
Apresentação
Grupo I
Grupo II

sábado, abril 01, 2006

Novo teledisco: SISTERS OF MERCY - Black Planet



A propósito do regresso dos Sisters Of Mercy ao nosso país para mais um concerto - 5 de Abril, Coliseu dos Recreios (Lisboa) - o QA80 apresenta o teledisco de Black Planet, canção que faz parte de First And Last And Always, primeiro álbum da banda.

O teledisco data de 1985 e foi dirigido por Mike Mansfield. É um daqueles videoclips que se inserem perfeitamente na categoria "ao-volante-de-um-carro". Nele podemos ver Andrew Eldritch a conduzir um descapotável vermelho (alguém consegue identificar a marca e o modelo?) enquanto Wayne Hussey e Craig Adams (mais tarde fundadores dos The Mission) tiram uma soneca. O ambiente cinzentão do teledisco pretende retratar o pessimismo que na altura se vivia em relação às ameaças de que o planeta era alvo... E 21 anos se passaram...