terça-feira, abril 29, 2008

Novo teledisco: JANET JACKSON - When I Think Of You

Janet Jackson é uma figura incontornável da música dos anos 80 (and beyond...) naquilo que ela - a música - teve de mais dançável. O álbum Control, o terceiro da sua carreira e aquele que a catapultou decisivamente para a fama, inclui os já clássicos Nasty, What Have You Done For Me Lately e When I Think Of You. Foi o teledisco deste último que escolhi para visionamento atento na barra lateral. Hoje comemora-se o Dia Mundial da Dança e nada melhor do que trazer a este espaço uma das artistas que musicalmente mais fez por esta forma de expressão nos anos 80. O teledisco é da responsabilidade de Julien Temple, o mesmo que realizou o filme Absolute Beginners (1986) e, agora mais recentemente, o documentário sobre Joe Strummer (ex-Clash). When I Think Of You, para ver, na barra lateral.

segunda-feira, abril 28, 2008

Diva & Sétima Legião - Reportagem RTP - 1991

Há concertos que marcam as nossas vidas. Este foi um deles, no meu caso. Em finais de 1991, num esgotado Coliseu do Porto, os Diva de Natália Casanova e os Sétima Legião, de Ricardo Camacho, Rodrigo Leão, Pedro Oliveira, entre outros. Foi um concerto memorável de duas das bandas mais apaixonantes que a música portuguesa nos trouxe na década de 80 e primeira metade da década de 90. Tive felicidade de assistir ao concerto, na altura, com pessoas que me diziam muito, o que traz maior carga emocional ao momento. Tive ainda a sorte de me lembrar de gravar em VHS a reportagem da RTP desse concerto, com entrevistas aos membros das bandas e excertos de três canções. Finalmente decidi-me passar o registo para um formato mais adequado aos tempos modernos. Aqui está ele, um exclusivo QA80. E eu estou lá no meio da confusão!

(Observação: O último tema da reportagem não é o Glória, como surge no ecrã, mas sim Ascensão, interpretado por Teresa Salgueiro e Francisco Ribeiro, e que faz parte do álbum De Um Tempo Ausente)


domingo, abril 27, 2008

Queridos Anos 80 - 26/Abril - playlist

Ivo T e tarzanboy ao leme desta viagem às grandes canções dos anos 80. Esta noite teve um travo pop mais acentuado, depois de, na festa anterior, o rock ter tido alguma primazia. Obrigado por terem ido! Eis os sons que passaram pelo Mau Mau, na noite de 26 de Abril:


tarzanboy
tina.turner.what's.love.got.to.do.with.it
terence.trent.d'arby.sign.your.name
bryan.ferry.slave.to.love
george.michael.father.figure
billy.idol.sweet.sixteen
cock.robin.just.around.the.corner
nik.kershaw.wouldn't.it.be.good
sandra.maria.magdalena
ivo t
alphaville.forever.young
cutting.crew.i.just.died.in.your.arms.tonight
laura.branigan.self.control
corey.hart.sunglasses.at.night
fischer.z.so.long
tarzanboy
f.r.david.words
prince.i.could.never.take.the.place.of.your.man
fine.young.cannibals.good.thing
david.bowie.china.girl
ivo t
iggy.pop.real.wild.child
kenny.loggins.footlose
bryan.adams.summer.of.69
bangles.walk.like.an.egyptian
housemartins.i.smell.winter
tarzanboy
kool.&.the.gang.fresh
michael.jackson.thriller
madonna.like.a.prayer
wham.i'm.your.man
ivo t
culture.clube.karma.kameleon
communards.don't.leave.me.this.way
erasure.sometimes
aztec.camera.somewhere.in.my.heart
hall.&.oates.maneater
cheap.trick.i.want.you.to.want.me
martha.&.the.muffins.echo.beach
tarzanboy
men.without.hats.safety.dance
eurythmics.there.must.be.an.angel
climie.fisher.love.changes.everything
dead.or.alive.you.spin.me.round
omd.enola.gay
duran.duran.girls.on.film
ivo t
depeche.mode.just.can't.get.enough
yazoo.don't.go
new.order.true.faith
a.flock.of.seagulls.i.ran
nena.99.lufballons
opus.live.is.life
tarzanboy
billy.idol.mony.mony
diana.ross.chain.reaction
lionel.richie.dancing.on.the.ceiling
irene.cara.fame
james.brown.living.in.america
ivo t
billy.ocean.loverboy
da.vinci.o.conquistador
sabrina.boys
pet.shop.boys.always.on.my.mind
tarzanboy
george.michael.faith
inxs.mistify
fine.young.cannibals.she.drives.me.crazy
erasure.a.little.respect
maria.vidal.body.rock
ivo t
a-ha.take.on.me
michael.jackson.beat.it
cure.just.like.heaven
violent.femmes.blister.in.the.sun
simple.minds.don't.you.forget.about.me
u2.sunday.bloody.sunday
smiths.what.difference.does.it.make
tarzanboy
jesus.and.mary.chain.head.on
propaganda.duel
depeche.mode.enjoy.the.silence
rick.astley.never.gonna.give.you.up
sydney.youngblood.if.only.i.could
kylie.minogue.i.should.be.so.lucky
ivo t
wham.wake.me.up.before.you.go.go
david.bowie.modern.love
omd.electricity
blondie.call.me
lionel.richie.all.night.long
tarzanboy
love.and.rockets.saudade

sexta-feira, abril 25, 2008

QA80 - 26 de Abril - Club Mau Mau

Aí está ela, a noite de todas as recordações, a noite de todos os regressos. No próximo sábado, 26 de Abril, o Club Mau Mau recebe mais uma festa QUERIDOS ANOS 80, evento obrigatório para quem não passa sem os grandes sons da década dourada da pop. Com doze edições já realizadas, a noite QA80 é já uma instituição na cidade do Porto. Apareçam, dancem, resgatem o adolescente que ficou preso nos anos 80, e não se acanhem: venham à "cabina de som" dizer olá ao Ivo T e ao tarzanboy. Até sábado!

(Nota: o Club Mau Mau tem uma área reservada a fumadores.)

quinta-feira, abril 24, 2008

50 anos de música rock

Ontem comemorou-se o Dia Mundial do Livro e, como há já muito tempo não trago ao QA80 nenhuma sugestão relacionada com a escrita sobre a música dos anos 80, decidi hoje fazê-lo. A obra em questão não é apenas sobre os anos 80, como se pode concluir pelo título (e pela fotografia de capa), mas, como foi publicada originalmente em 1990, tem um valor histórico precioso por se situar tão próxima dos anos 80.

O livro tem por título 50 Anos de Música Rock (no original 50 Ans de Musique Rock) e é da autoria de Philippe Paraire. A versão portuguesa, traduzida em 1992, foi editada para Portugal pela Pergaminho. Com prefácio de José Artur (perdoem-me a ignorância, mas não faço a mais pequena ideia de quem seja), o livro está dividido em seis grande blocos, respeitando um critério de evolução cronológica:

- O tempo rock das origens: o blues (1935-1955)
- Nascimento e morte do rock'n'roll original (1954-1962)
- Os novos sons ingleses e a contracultura norte-americana (1962-1970)
- O rock comercial dos anos de transição (1970-1977)
- Rupturas e nostalgia (1977-1990)
- A música popular negra, de 1960 aos nossos dias.

"Rupturas e nostalgia" é obviamente o capítulo que entra no âmbito do QA80. A foto que introduz o tema é a de Robert Smith e, antes de elencar uma série de bandas/artistas que considera importantes na década, o autor apresenta três ensaios com os títulos "Revolução dentro da revolução: a explosão punk 1977-1980", "A new wave: rumo à acalmia (1980-1990)" e "A última cartada dos velhos rockers (1977-1990)". Depois, é o desfilar de diversos artistas, com biografias, curiosidades e destaques aos discos mais importantes. O autor preferiu ignorar a faceta pop-pastilha-elástica-teen dos anos 80, apostando nos consagrados do rock e em algumas bandas da chamada vaga alternativa. Aconselho vivamente o livro a quem é um apaixonado pelas questões da história da música, da evolução de tendências musicais e história dos próprios artistas. Vale a pena!

segunda-feira, abril 21, 2008

Novo teledisco: NICK CAVE & THE BAD SEEDS - The Mercy Seat

A propósito da vinda a Portugal de Nick Cave e das suas sementes de má qualidade (tocam hoje em Lisboa e amanhã no Porto) trago até à barra lateral o teledisco de The Mercy Seat, uma das canções mais emblemáticas deste senhor. O tema faz parte do álbum Tender Prey (1988), mas a versão que o teledisco apresenta é a do single (pessoalmente, gosto mais da versão do álbum). A primeira vez que ouvi este tema fantástico foi no mítico Som da Frente. Obrigado, António Sérgio!

quinta-feira, abril 17, 2008

Bryan Ferry ao vivo em Espinho, mas...

... 150 euros??? Meu Deus, esta é a pior notícia que me podiam dar nesta semana. Um dos meus ídolos dos anos 80, aqui ao lado, a 15 minutos de carro, com o enorme álbum de versões de Bob Dylan e uma carreira de canções magníficas. 150 euros?? OK, é no Casino e inclui jantar, mas eu não ando a roubar. Estou furioso.

Update: fiquei tão descontrolado que me esqueci de pôr a data. Aqui vai: 17 de Maio (mas só para quem for rico)

terça-feira, abril 15, 2008

SAMANTHA FOX (42)

Haverá sempre lugar para ela numa sondagem sobre as celebridades femininas dos anos 80 que mais nos marcaram. E não necessariamente por causa da música. Samantha Fox povoou o imaginário adolescente de muito rapazola por outros motivos. As paredes dos quartos foram visitadas aqui e ali por um poster da menina parcialmente despida, retirado de uma Bravo ou Pop Corn qualquer. É claro que a nossa mãe torcia o nariz, mas nós explicávamos que ela era mesmo uma cantora muito boa.

Touch Me (I Want Your Body) (1986) foi o momento alto de uma carreira que acabou por viver mais à custa de uma imagem de pin-up do que da qualidade musical da menina. Depois houve Nothing's Gonna Stop Me Now (1987) ou I Only Wanna Be With You (1989), mas já sem a pujança do primeiro single. Angel with an Attitude (2005) é o nome do seu último álbum. Hoje, Samantha Fox completa 42 anos. Parabéns, Sammie!

domingo, abril 13, 2008

B52's, Meatloaf, The Stranglers e Marillion em Lisboa

Mais um. A quantidade de festivais que florescem por esse país fora leva-me a questionar se há procura para tanta música. Ou melhor, se há carteira para tanto gasto.

Agora é o Lisbon Calling (isto faz-me lembrar qualquer coisa...), que, no dia 26 de Julho, vai trazer ao Pavilhão Atlântico B52's, Meatloaf, The Stranglers, e Marillion.

Os B52's estão aí com novo álbum (já não editavam originais deste Good Stuff, de 1992) e, dos quatro nomes que compõem o cartaz, estes seriam aqueles que me fariam fazer 300 quilómetros para os ir ver (fariam... noutro contexto familiar!).

Os The Stranglers viram o seu vocalista de sempre, Hugh Cornwell, sair em 1990, e não me consigo ver a assistir a um concerto deles sem a sua presença em palco, ainda que Baz Warne possa fazer um excelente trabalho e Jean-Jacques Burnel recupere para o palco as músicas que cantou ao longo da existência dos The Stranglers.

Os Marillion nunca estiveram nas minhas preferências de primeira ou até segunda linha. Em 1985, prenderam a minha atenção por 10 minutos, em 1985, com Misplaced Childhood, e depois em 1992, com o single No One Can, já com o novo vocalista.

Quanto a Meatloaf, a sua música sempre me provocou arrepios na espinha.

quarta-feira, abril 09, 2008

Novo teledisco: CROWDED HOUSE - Don't Dream It's Over

Ora aqui está um teledisco premiado. E muito justamente. Don't Dream It's Over, dos Crowded House, ganhou o prémio para melhor teledisco de um novo artista na MTV. Foi em 1987 e a banda de Neil Finn dava assim os primeiros passos de forma muito certeira. A balada é muito bonita e o teledisco não lhe fica atrás. Foi realizado por Alex Proyas (que também seria responsável pelo vídeo de Better Be Home Soon) e apresenta uma sucessão de cenários que nos remetem para épocas diferentes, nos quais a banda se movimenta. Tudo isto enquanto pratos, frigideiras e afins passam a voar pelo ecrã. Para ver na barra lateral.

PS - OS Crowded House vão passar pelo Super Bock Super Rock do Porto... Vamos ver se dá para ir até lá. Com tantos concertos e festivais, não há carteira que aguente!

Dia da Europa

sexta-feira, abril 04, 2008

Please please tell me now!!!

A notícia já tinha sido adiantada em Fevereiro, pelo Nuno, no site duranie mais empolgante da net, mas só agora surgiu a confirmação oficial: os Duran Duran estarão no Super Bock Super Rock, a 10 de Julho. O cartaz que podem ver aqui ao lado não é oficial, mas poderia ser dada a qualidade do mesmo. Parabéns, Nuno!

quarta-feira, abril 02, 2008

Mentirinha de mau gosto

É verdade, isto era mentira de 1 de Abril. Espero que não levem a mal esta pequena brincadeirinha de mau gosto (para quem é fã). Pode ser que alguém da Câmara de Gaia tenha lido e resolva pegar na ideia!

terça-feira, abril 01, 2008

Human League e OMD no Festival Marés Vivas!

A notícia ainda carece de confirmação oficial, mas o Queridos Anos 80 está em condições de adiantar: os Human League e os Orchestral Manoeuvres In The Dark estarão no Festival Marés Vivas, que se realizará entre 17 e 19 de Julho, em V.N. Gaia. Depois de Peter Murphy, The Cult, Prodigy e The Doors, estes são os outros dois grandes nomes que a organização anunciava como estando em vias de serem confirmados. Fonte próxima da vereação da cultura da Câmara Municipal de Gaia, assegurou-me que as duas bandas actuarão no mesmo dia, e provavelmente com Prodigy e/ou Peter Murphy e ainda uma banda portuguesa de sonoridades similares. Pessoalmente, preferia vê-los no dia de Peter Murphy... De qualquer maneira, este é mais um sonho meu finalmente tornado realidade: a oportunidade de ver ao vivo duas das mais queridas bandas da pop electróninca dos anos 80. Espera-se confirmação oficial nos próximos dias!