sexta-feira, junho 24, 2011

ANDY MCCLUSKEY (52)

Fundador dos Orchestral Manoeuvres in the Dark, ao lado de Paul Humphreys, Andy McCluskey completa hoje 52 anos. Na sua voz, temas como Enola Gay, Mais of Orleans, Joan of Arc ou If You Leave construiram a história de uma das bandas synth-pop mais fascinantes dos anos 80. Para além de vocalista e compositor, Andy toca baixo e é conhecido por tocar com a viola-baixo ao contrário, ou seja, com as cordas mais grossas em baixo. E porquê? Porque, apesar de ser destro, Andy aprendeu a tocar baixo num modelo destinado a esquerdinos... Em 1989, Humphreys e a restante banda abandonaram o projecto, mas McCluskey prosseguiu sob a designação OMD, tendo gravado, nesta condição, ainda três álbuns. Em 1998, foi o responsável pelo aparecimento da girl band Atomic Kitten, após cuja colaboração, tentou repetir a fórmula com umas tais The Genie Queen, mas sem o mesmo sucesso do grupo anterior. Em 2005, Paul e Andy voltaram a juntar-se e, desde então, os OMD têm percorrido diversos palcos internacionais.

O novo site da banda foi lançado no ano passado, servindo de apoio ao lançamento de History Of Modern (2010), o décimo primeiro álbum de estúdio dos OMD. É lamentável que, com tanto regresso ao nosso país, ainda ninguém se tenha lembrado de trazer a Portugal esta banda. Nos próximos tempos, o mais próximo que estarão do nosso país é na Bélgica, a 30 de Julho.

Em 20 de Junho de 2009, o duo actuou com a Royal Philarmonic Orquestra. É dessa prestação que podem visualizar o seguinte vídeo. A canção interpretada é Joan of Arc.


Repito: para quando os OMD em Portugal?

Sem comentários: