terça-feira, janeiro 04, 2011

Brainstorming: melhor voz masculina dos anos 80

Isto não está fácil. Em vez de reduzir a lista, dei por mim, hoje, a aumentá-la. E vão 135 nomes. Neste turbilhão de ideias em que se transformou a minha existência blogueira, surgiram, entretanto, situações, dúvidas, dilemas, que não parecem de fácil resolução. Para tal, peço a vossa ajuda, se para tal tiverem pachorra.

Música pop. Música rock. Ou nem por isso.

Que tal fazer duas eleições? A melhor voz pop e a melhor voz rock. Aí começam imediatamente os problemas. Se é fácil encaixar vozes como Simon LeBon ou George Michael no universo da pop, ou Ian Astbury ou Brian Johnson no rock, que fazer com Robert Smith ou Bono? Onde colocar Morrissey, por exemplo? Esta ideia morre à partida, portanto.

Bandas com dois vocalistas

É, também as há nos anos 80. Por exemplo, os Tears For Fears, cada qual com grandes canções a seu cargo. Ou os Clash, com a "agravante" de Mick Jones ser também o vocalista dos Big Audio Dynamite. E então os Orchestral Manoeuvres in the Dark? Impossível separá-los! Depois temos os Depeche Mode, com um fantástico vocalista, mas que, só para chatear, conseguem ter um Martin Gore a iluminar-nos com a sua voz fabulosa num grande conjunto de canções. Para não falar em casos como os The Cars, que conseguem um dos seus maiores êxitos de sempre, Drive, na voz do viola baixo, Benjamin Orr. Ah, lembrei-me agora de vocalistas que substituem outros na banda, mantendo o nível de sucesso anterior. Sim, estou a falar de casos como o dos Van Halen.

Socorro. Não sei para onde me virar. E a lista acabou de aumentar para 137.

2 comentários:

Piloto Automatico disse...

Tens ainda o caso de vocalistas que transitaram de uma banda para outra, com ou sem flutuações de voz. É o caso de Steve Hogarth, ex-"How we live" e ex-"Europeans" nos 80's e que depois se juntou em 89 aos marillion...
Tens que simplificar a tarefa.
Por exemplo arranjar um top 25 antes de um top 10 para chegar ao top 5.
Podes também fazer uma espécie de rodinha bota fora nos seguintes termos (nota que já vi isto a funcionar para elejer a melhor música de uma banda com mais de 300 músicas editadas - Marillion, claro):
Emparelhas os nomes aleatoriamente aos pares e escolhes o melhor de cada par (reduzes a lista a metade), procedes do mesmo modo até encontrares o preferido.
Naturalmente este processo é muuuuito mais fixe se submeteres a lista de pares da rodinha bota fora aos teus leitores para que participem (passando assim a coisa a ser mais democratica).
Indo ainda mais longe, tu que até és um gajo mexido e influente, que mantens um blog muito bem frequentado, porque não fazeres a coisa à séria, publicitando-a e fazendo de forma a que a eleição seja conhecida para além dos teus habituais leitores...?
Era o que eu faria.
Abraço, e despacha-te lá com isso, quero ver a lista!

tarzanboy disse...

Piloto, muito obrigado pela contribuição e pela ajuda. Já pensei nesse tipo de emparelhamento de que falas, só que não aleatório (podíamos correr sérios riscos de ter duas grandes vozes em competição), mas escolhidas por mim. Vá lá, podia ser semi-aleatório :)

Agora estou inclinado para reduzir a lista para 100 e fazer dez grupos de dez para submeter a votação. Passam os primeiros cinco de cada grupo e já ficamos com 50 :)

Amanhã ainda ponho aqui a lista actual de 139 nomes :)