sábado, agosto 24, 2013

Linda Ronstadt anuncia fim de carreira

Linda Ronstadt é um nome incontornável da folk norte-americana dos anos 60 e 70. Na década de 80, obteve um razoável sucesso em Portugal com duas baladas, curiosamente, em formato dueto.
Em 1987, cantou com James Ingram o tema Somewhere Out There, que fez parte da banda sonora do filme de animação An American Tail (a história do ratinho Fievel que emigra da Rússia para os EUA em busca do sonho americano). Na trigésima cerimónia dos prémios Grammy, a canção, composta por James Horner, Barry Mann e Cynthia Weil arrebatou dois prémios, um deles para Melhor Canção do Ano.
Já no finalzinho da década, foi a vez de Aaron Neville contar com a voz angelical de Linda a seu lado na balada Don't Know Much, que já tinha sido gravada por outros artistas, mas sem o sucesso que esta versão viria a alcançar.
Esta recordação vem a propósito do facto de Linda Ronstadt ter revelado ao sítio da AARP que sofre da doença de Parkinson, o que a impossibilita de continuar a sua já longa carreira.

quinta-feira, agosto 22, 2013

ROLAND ORZABAL (52)

Roland Orzabal, compositor e vocalista dos Tears For Fears completa hoje 52 anos. Shout, Head Over Hills, Sowing The Seeds Of Love e Woman In Chains são algumas das canções que marcaram a carreira do grupo e que têm na voz de Orzabal marca distintiva (Curt Smith, a outra metade, assegura a voz principal noutros sucessos da banda). O seu único álbum a solo, Tomcats Screaming Outside, foi editado em 2001, apesar de ser mais ou menos aceite que os álbuns que se seguiram à partida de Curt Smith - Elemental (1993) e Raoul And The Kings Of Spain (1998) - são praticamente álbuns a solo de Orzabal. Entretanto, Curt Smith regressou e com ele surgiu álbum novo dos TfF em 2004. Quanto a mim, ainda considero este álbum um dos melhores da década. E não esquecer que os Tears For Fears estão aí em força com uma versão bastante curiosa (e boa!) de Ready To Start, dos Arcade Fire. Entretanto, para quando uma visitinha a Portugal?

quarta-feira, agosto 21, 2013

KENNY ROGERS (75)

Kenny Rogers é uma instituição da country music norte-americana, mas a sua vastíssima carreira, que teve início nos anos 50, não se limitou a este género musical. Temas como Lady (composto por Lionel Richie) ou We've Got Tonight (em dueto com Sheena Easton) são exemplos de um percurso que se impôs na pop mainstream e, obviamente, mereceu um lugar de referência neste blogue, o que é sempre uma honra para qualquer artista.
Aos 75 anos, completados hoje, Kenny Rogers mantém uma atividade musical impressionante, sendo de destacar a presença em Glastonbury - sim leram bem - no Festival de Glastonbury em junho deste ano, no mesmo palco onde atuaram, por exemplo, Nick Cave & the Bad Seeds. Para fãs e curiosos, aqui fica a totalidade da atuação. O sorriso de Kenny e o constante diálogo com o público atestam a alegria com que este senhor continua a pisar os palcos. Parabéns, Kenny!

quinta-feira, agosto 08, 2013

THE EDGE (52)

Há guitarristas bons e há guitarristas assim-assim. Depois há aqueles que estão para lá de qualquer tipo de classificação. Guitarristas que criaram um estilo próprio. Identificamo-los aos primeiros acordes. Dave Evans, mais conhecido por The Edge, é um desses exemplos. Desde os primórdios, com I Will Follow ou Sunday Bloody Sunday até aos mais recentes trabalhos, The Edge está lá com a sua maneira inconfundível de tratar a guitarra. Para além disto, o senhor canta e bem, como podemos verificar em Van Diemen's Land. The Edge é um herói dos anos 80. É um herói de sempre. Parabéns pelos 52 anos!

terça-feira, agosto 06, 2013

Julianne Regan volta a "Martha's Harbour"

Julianne Regan, vocalista dos já extintos - e saudosos - All About Eve, decidiu voltar a gravar Martha's Harbour, o tema que revelou a banda inglesa ao mundo em 1988.  O motivo é nobre e contou com a concordância de Andy Cousin e Tim Bricheno: todo o lucro obtido com esta regravação irá para um fundo de ajuda a uma família irlandesa de pescadores que perdeu três irmãos num naufrágio em junho passado.
Esta versão - de que pode ser escutado um bocadinho no bandcamp da cantora - abandona a guitarra acústica e tem como base instrumental o piano. Ouvem-se, também, um acordeão e violinos. A voz, essa continua angelical. Assim à primeira vista - ou audição - continuo a preferir o original, com o entrelaçado das guitarras de Bricheno e a voz de Regan, quase aqui, ao nosso lado, a cantar-nos ao ouvido, mas esta regravação não deixa de ser um exercício curioso, bonito, com uma nova roupagem a apelar, talvez, a novos públicos.
A capa alusiva a esta regravação é belíssima. Mostra a escultura de uma mulher, de braços estendidos na direção do mar, esperando - ou desesperando por - aqueles que nele se aventuraram. O monumento chama-se Waiting On Shore, fica em Rosses Point no norte da Irlanda e tem inscritas na sua base, numa placa, as seguintes palavras:

 Lost at sea, lost at sea
 Or in the evening tide
 We loved you, we miss you
 May God with you abide

PAT MACDONALD (61)

Pat MacDonald foi o vocalista dos Timbuk3, banda que fundou em 1984, com a mulher Barbara K. MacDonald. O duo encarnou a verdadeira essência da one-hit wonder com o icónico e dançável The Future's So Bright, I Gotta Wear Shades. Foi algo inusitadamente que cheguei  a esta canção, ainda nos anos 80. Numa das minhas deambulações pela feira da Vandoma (feira de artigos usados), tropecei numa t-shirt com a cara de uma criança, de óculos escuros, e com a frase, por baixo, The Future's So Bright, I Gotta Wear Shades. Achei piada à t-shirt, comprei-a e só algumas semanas mais tarde viria a saber que se tratava da canção dos Timbuk3.
Em 1987, foram nomeados para o Grammy de Melhor Revelação (desculpem a tradução, mas é o melhor que arranjo para Best New Artist).
Os Timbuk3 separaram-se em 1995. Atualmente, Pat MacDonald é... Purgatory Hill, ao lado de uma menina chamada melaniejane (sim, tudo junto e em minúsculas). Para ouvir o som atual do ex-Timbuk3, podem visitar o sítio oficial deste projeto (atenção: tem um player a começar automaticamente assim que se entra na página).
Hoje, Pat MacDonald completa 61 anos. Parabéns!

quinta-feira, agosto 01, 2013

playlist temática: olá, agosto

Esta não é uma playlist temática como as outras no sentido de ter um tema comum. São dez canções pop que têm como única e exclusiva função, no dia de hoje, receber agosto, no meu imaginário o mês associado às férias, ao calor, à praia, ao campo. São dez canções que remetem para outros verões e para memórias de amores estivais para sempre presentes na nossa memória. Para ouvir no facebook do QA80.

climie fisher - love changes everything
aztec camera - somewhere in my heart
deacon blue - real gone kid
erasure - sometimes
a-ha - take on me
wham! - freedom
desireless - voyage voyage
alphaville - sounds like a melody
phil oakey & giorgio moroder - together in electric dreams
nik kershaw - i won't let the sun go down on me