segunda-feira, dezembro 25, 2017

ANNIE LENNOX (63)

As notícias mais recentes sobre Annie Lennox dão testemunho do prestígio de que a vocalista dos Eurythmics e ativista contra a pobreza goza atualmente na sociedade britânica: em novembro deste ano foi nomeada reitora da Universidade Caledoniana de Glasgow, cargo de que irá tomar posse em 2018, sucedendo a Muhammad Yunus, Prémio Nobel da Paz.

Eu tenho uma paixão incomensurável por esta mulher, devo confessar. Já dos tempos dos The Tourists, com a versão fantástica de I Only Want To Be With You (Dusty Springfield) até ao duo Eurythmics, com Dave Stewart, ao lado do qual cantou e compôs uma série de canções absolutamente geniais, Annie Lennox é exemplo de que era possível conjugar, nos anos 80, uma imagem pop atraente, sem entrar no paradigma da sex-symbol efémera, a um talento musical incomparável, tanto a nível vocal como instrumental. Annie, natural de Aberdeen, na Escócia, e com formação musical ao mais alto nível (estudou flauta, cravo e piano na Academia Real de Música, em Londres), constituiu, com Dave Stewart, a dupla mais consistente e apaixonante da pop dos anos 80.

Em 1990, a RTP 2 transmitiu um concerto dos Eurythmics em Roma, Itália, do ano anterior, que ainda tenho ali guardado numa VHS velhinha, um concerto que vi repetidas vezes e que mostra a banda no seu auge artístico. Mas para que preciso da cassete de vídeo velhinha quando o concerto está no YouTube?

Hoje, Annie Lennox completa 63 anos. Parabéns!

Sem comentários: